DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA FINANCIAMENTO JUNTO À CAIXA ECONÔMICA

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA FINANCIAMENTO CAIXA – TRAMITAÇÃO PROCESSUAL

DOCUMENTAÇÃO BÁSICA NECESSÁRIA PARA APROVAÇÃO DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO JUNTO A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

DOCUMENTAÇÃO PESSOAL DO(A) COMPRADOR(A) E CÔNJUGE, SE FOR CASADO(A), CÓPIA AUTENTICADA:

1 CÓPIA DA IDENTIDADE;
1 CÓPIA DO CPF.

DOCUMENTAÇÃO PESSOAL DO(A) COMPRADOR(A), CÓPIA :
2 CÓPIA DA IDENTIDADE DO(A) COMPRADOR(A) E CÔNJUGE, SE FOR CASADO(A);
2 CÓPIA DO CPF DO(A) COMPRADOR(A) E CÔNJUGE, SE FOR CASADO(A);
2 CÓPIAS DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CASAMENTO, SE FOR CASADO(A);
2 CÓPIAS DO COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA ATUALIZADO NO MOME DO(A) COMPRADOR(A) OU CÔNJUGE, SE FOR CASADO(A).
DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA, CÓPIA:
3 ÚLTIMOS CONTRACHEQUES, PARA RENDA REGULAR;
6 ÚLTIMOS CONTRACHEQUES PARA RENDA VARIÁVEL;
3 ÚLTIMOS EXTRATOS DE CONTA CORRENTE
DECLARAÇÃO COMPLETA E RECIBO DE IMPOSTO DE RENDA;
3 ÚLTIMOS COMPROVANTES DE DESPESAS EM GERAL, EX.: CONTAS DE LUZ, ÁGUA, TELEFONE, CARTÃO DE CRÉDITO, ALUGUEL, ESCOLA, CARNÊS EM GERAL, ETC. (QUANTO MAIS COMPROVANTES DE DESPESAS DIFERENTES TROUXER MAIS FÁCIL SERÁ CONSEGUIR A APROVAÇÃO DO CRÉDITO)

OBS: SE O(A) COMPRADOR(A) FOR CASADO(A), O CÔNJUGE TRABALHAR E TIVER COMO COMPROVAR RENDA, TAMBÉM SERÁ NECESSÁRIO TRAZER A DOCUMENTAÇÃO ACIMA CITADA DO CÔNJUGE.

DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA INFORMAL, CÓPIA:
DECLARAÇÃO COMPLETA E RECIBO DE IMPOSTO DE RENDA;
6 ÚLTIMOS EXTRATOS DE CONTA CORRENTE;
6 ÚLTIMOS COMPROVANTES DE DESPESAS EM GERAL.

OBS: SE O(A) COMPRADOR(A) FOR CASADO(A), O CÔNJUGE TRABALHAR E TIVER COMO COMPROVAR RENDA, TAMBÉM SERÁ NECESSÁRIO TRAZER A DOCUMENTAÇÃO ACIMA CITADA DO CÔNJUGE.

PARA UTILIZAÇÃO DO FGTS, CÓPIA DAS SEGUINTES FOLHAS DA CARTEIRA DE TRABALHO:
IDENTIFICAÇÃO FRENTE E VERSO (QUALIFICAÇÃO);
CONTRATO DE TRABALHO;
OPÇÃO DE FGTS.
N° PIS / PASEP

OBS: SE O(A) COMPRADOR(A) FOR CASADO(A), E O CÔNJUGE COMPROVAR FGTS, TAMBÉM SERÁ NECESSÁRIO TRAZER A DOCUMENTAÇÃO ACIMA CITADA DO CÔNJUGE.

O VENDEDOR DEVERÁ APRESENTAR, ALÉM DE SEUS DOCUMENTOS PESSOAIS E DE SUA ESPOSA (IDENTIDADE, CPF E COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA) OS DOCUMENTOS DO IMÓVEL ( RGI ATUALIZADO, IPTU E CROQUIS OU PROJETO APROVADO)

O comprador deverá providenciar toda a documentação acima e comparecer em uma agência da Caixa Econômica de sua preferência. Não é necessário buscar uma agência do seu bairro ou do bairro onde o imóvel está localizado. A opção de escolha é livre.
O Gerente da Habitação irá analisar os documentos apresentados para aprovação do crédito imobiliário. Normalmente, a pessoa só pode comprometer 30% da sua renda declarada e comprovada. Nos dias atuais, a caixa e outras instituições adotam o que chamo de “Saúde financeira”. Importante o contra cheques comprovando a renda e o emprego mas também são aceitos comprovantes de pagamentos de cartão de crédito, movimentação bancária constante, pagamentos de escola, contas, etc. Assim, mesmo que você não tenha um emprego com carteira anotada, poderá comprovar sua saúde financeira demonstrando à Instituição que é pessoa idônia e cumpre com seus compromissos, além de ter condições de pagar o valor das prestações.
Superada essa fase, o Gerente irá sortear um Engenheiro/Arquiteto Avaliador que irá vistoriar o imóvel para constar: O valor declarado, as condições de segurança, higiene e moradoria, a legalidade do bem, o estado de conservação e ocorrência de vícios de construção, entre outros. Se o imóvel for aceito como garantia e com o valor de compra e venda confirmado pelo avaliador, será então agendada pelo Gerente a escritura. Na verdade o que se assina na Caixa é um instrumento de compra e venda que deverá ser levado a Registro de Imóveis para efetivar a transação. O valor financiado somente será liberado ao vendedor após apresentação da Certidão de Ônus Reais ao gerente comprovando que a Alienação Fiduciária, ou seja, Garantia em que o beneficiário transfere à CAIXA a posse indireta do imóvel em garantia de pagamento. A CAIXA conserva o domínio do imóvel alienado – posse indireta – até
a liquidação da dívida garantida. Após a quitação, o beneficiário adquire o direito de
propriedade definitiva do imóvel.
Na apresentação do Instrumento de compra e venda junto ao RGI, o comprador deverá apresentar também a guia de ITBI paga e as certidões negativas. É necessário que, logo no início da negociação, fique bem definido de quem será a responsabilidade quanto ao pagamento das despesas com certidões. Muitas vezes o comprador não entende e não aceita quando é solicitado a retirar certidões em nome de outra pessoa, no caso, o vendedor. Assim, é fundamental que no início do contrato de compra e venda isso fique bem claro, até porque o comprador terá despesas com o pagamento do RGI, certidões negativas e com a Caixa, que cobra as taxas bancárias pela lavratura do Instrumento Particular.
O vendedor deve abrir uma conta na Caixa Econômica, onde será depositado o valor do financiamento, que ficará bloqueado até a apresentação do RGI. Esse valor pode, e deve, ser aplicado para render juros e não ocorrer perdas no caso de possíveis demoras cartorárias.
Nossa empresa está preparada, com profisisonais qualificados para fornecer toda a orientação e suporte necessário na compra e venda através de financiamento junto à Caixa Econômica. No que precisar, entre em contato.
Azenil C Filho

Anúncios

483 comentários sobre “DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA FINANCIAMENTO JUNTO À CAIXA ECONÔMICA

  1. Boa tarde!!
    Eu estou muito confusa sobre esse assunto, devo admitir.
    Estou interessada em comprar um apartamento que esta sendo financiado pela Caixa, trabalho a 1 ano e 7 meses, mas sem carteira assinada, ganho uns 900 reais sem desconto.Tenho 4 mil para dar de entrada.O que devo fazer para tentar conseguir minha carta de crédito? Será possível comprovar renda com os extratos do meu banco? Já liguei para algumas corretoras e me informaram que devo ter conta na Caixa e fazer transferência do meu pagamento para essa conta na Caixa, e devo comprovar uma renda de no mínimo 2 mil reais e que minha entrada seria de 17 mil.. Me ajude a entender, é isso mesmo? Só conseguirei uma carta de crédito ganhando esse valor e fazendo essa transferência?
    Me ajude….

    1. Olá Bianca, boa tarde!!
      Obrigada por sua visita..Na verdade para que possa adquirir imóvel financiado pela CEF, algum requisitos são necessários, dentre eles é ter remuneração que comporte o valor do financiamento, ou seja, você só poderá comprometer 30% do valor de sua renda, e isto deverá ser comprovado, na CTPS (caso tenha CTPS assinada), ou com extrato bancário, que poderá ser do banco onde já possui conta.
      A CEF abrirá uma conta em seu nome, para que sua parcela, se enquadre no pacote básico (com taxa de juros mais baixas), que será debitada na data do vencimento. Geralmente, o gerente, libera um valor de limite de cheque especial, para que na data do vencimento de sua parcela seja debitada
      O mais importante na sua dúvida é saber qual o valor do imóvel se pretende adquirir, se é imóvel novo(até seis meses de habite-se) e qual a sua idade. Esses dados são necessários para verificar a possibilidade de financiamento de acordo com sua renda. Caso queira maiores esclarecimentos, entre em contato conosco no telefone 21-39793377 e peça para falar com a Claudia Canavarro. Abçs

    2. Olá amigo!
      Perdi minha carteira de trabalho e quero financiar um apartamento tem algum documento qur possa pegar no INSS para substituir o documento para poder dar entrada dos documentos?

      1. Boa tarde
        Você pode pegar uma declaração da empresa aonde trabalha e cópia dos contracheques e contrato de trabalho junto ao RH. Apresente, se for o caso, Registro de Extravio de Documentos que pode ser lavrado na Delegacia do local do fato ou mesmo pela Internet no site da Polícia Civil (se estiver no RJ)
        Abçs

      2. Boa tarde,

        É normal a caixa pedir documentos do vendedor do vendedor?

        Explico melhor: vendemos uma casa para um construtor sem entrar em financiamento, e agora ele está vendendo a mesma casa para uma pessoa q irá financiar junto a caixa economica. Acontece que a caixa está pedindo os documentos do VENDEDOR do VENDEDOR. É normal essa exigencia?

        ________________________________

      3. Boa tarde. Provável que o imóvel ainda conste no seu nome, sem ter feito o Registro de Imóveis mas com Escritura de Compra e venda distribuída no Cartório competente. Assim, você entrará com interveniente para regularizar a transmissão da propriedade
        Abçs

  2. amigo, estou com uma dúvida. Sou adv. e quero financiar um apto. no valor de 143.000,00. minha renda mensal varia de 3500 à 5000. Como comprovo isto junto à caixa?

    Obs. Já dei o sinal do apto.
    Obs2: A tim me negativou indevidamente e estou com uma ação contra ela isso me prejudica?

    1. Bom dia Felipe, grato pela visita
      Não tendo como comprovar sua renda através de contra-cheque, você pode comprovar o que chamamos de renda informal apresentando os seis últimos extratos mensais, onde ficará configurada a sua renda informal. Apresente ainda comprovantes de pagamentos mensais de despesas tais como cartões de crédito, aluguéis, despesas com veículos, etc. A negativação de seu nome impede a escrituração, uma vez que o sistema da Caixa não irá rodar o contrato se houver a restrição. Caso tenha interesse, prestamos o serviço de Correspondente, com abertura de processo, análise de crédito a acompanhamento da vistoria. Entre em contato para maiores informações quanto a preço dos serviços e prazos.
      Abraços
      Azenil C FIlho
      3979-3377
      7837-6646

  3. Boa tarde amigo.
    eu ainda tenho dúvida sobre as consultas que a caixa realiza sobre o comprador, você poderia me ajudar? a caixa só consulta o SPC e SERASA? ou tem mais alguma coisa? porque o valor que eu irei financiar é de mais ou menos 30% do valor do imóvel se isso tambem influencia na aprovação, se por ser um valor pequeno ficar mais facil e menos criterioso?
    Rafael Raffa
    Abraços

    1. Boa tarde Rafael, grato pela visita,
      A Caixa, além do SPC SERESA, consulta sistema interno onde aparecem restrições de protestos e de outros bancos. Consulta ainda seus arquivos e muitas vezes o cliente fica impedido de obter o financiamento mesmo com o nome limpo, devido a problemas no passado com a Caixa. Nestes casos o gerente irá dizer que o cliente “não tem o perfil adequado”. O valor pequeno, dependendo do valor, pode facilitar na faixa de juros menores porém não é o mais importante em um financiamento. O importante é o cliente provar que tem condições econômicas de suportar as prestações em prazos longos, sejam elas de 500,00 ou 5.000,00. Em regra, a Caixa financia 80% do valor do imóvel e, em alguns casos, dependendo o valor e da renda do cliente, pode financiar até 100%. No seu caso, o valor de 30% do valor do imóvel irá, logicamente, levar a valores menores de prestações mas as regras de aprovação serão as mesmas, devendo estar com o nome limpo, assim como o vendedor. Caso necessite de maiores esclarecimentos, entre em contato conosco. Abçs

  4. Bom dia amigo,
    Estou pensando em financiar um terreno no valor de 80.000,00, posso usar meu saldo do FGTS para dar uma entrada de 20% do valor e financiar o resto? como funciona a vistoria no caso de terrenos? minha renda bruta fica em torno de 3.500,00.

    1. Bom dia Tiago, grato pela visita
      A Caixa faz simulação utilizando vários parâmetros de risco, inclusive a idade. fiz uma breve simulação pelo sistema da Caixa e, adotando sua data de nascimento como 1-1-1980, a Caixa financia 90% do valor, com R$ 8.000,00 de entrada, R$ 72.000,00 financiado em 420 meses e com prestação inicial e decrescente no valor de R$ 708,00. Esses valores são estimados e, para uma projeção real dependemos de dados concretos como idade correta, situação de renda (se formal com contra cheques ou renda informal que poderá ser comprovada, entre outros, com extratos bancários). O lote dever ter sua legalidade comprovada através de Registro de Imóveis atualizado. A vistoria funciona com a visita do Engenheiro credenciado da Caixa ao local para fotografar o lote e confirmar suas metragens. A existência de benfeitorias pode prejudicar o financiamento. Será calculado o valor do lote com base em amostras de imóveis assemelhados na localidade. O FGTS só pode ser utilizado para aquisição de casa/apto. Caso tenha interesse, entre em contato para maiores informações sobre os custos para completa assessoria na obtenção de seu financiamento.
      Abraços

  5. Boa tarde!

    Pretendo comprar meu apto este mês.
    Porém, ao ler seu texto me bateu uma dúvida.
    Para que eu possa comprar o apartamento com minha renda somada a renda do meu noivo é só depois de casados? Grata!

    1. Boa tarde Priscila,
      Você pode somar a renda com seu noivo ou com qualquer outra pessoa capaz, que tenha o nome limpo e nenhum impedimento jurídico. Vocês, antes do casamento, irão constituir um condomínio em que cada um terá 50% do bem. Normalmente a Caixa coloca como devedor principal aquele que tiver maior idade. Caso tenha mais dúvidas ou necessite de assessoria na obtenção do financiamento, entre em contato. Prestamos todo o serviço, desde a obtenção do crédito até o Registro de Imóveis com total transparência e um preço justo. Abraços e boa sorte

  6. Bom dia Sr. Azenil!
    Estou com algumas dúvidas: 1° sou registrada e ganho R$ 1.073,53 na carteira e por fora ganho mais R$ 580,00. Porém a minha conta bancaria gira mais alta, pois pago as minha contas, da minha irmã e do meu namorado… eu so tenho dívida do meu cartao de credito e plano de saúde, que pago pela minha conta. O que faço para conseguir um financiamento na Caixa sem mostar o extrato de minha conta? ou se posso mostrar o extrato?

    1. Bom dia Iara, seja bem vinda,
      Você não presica omitir a sua conta bancária, pelo contrário, sua movimentação positiva irá te ajudar no caso de pretensão de um valor mais alto do que conseguiria comprovando apenas o salário de 1.073,53. Você poderá somar esse salário com uma renda informal, que será demonstrada através da movimentação bancária dos últimos seis meses. Apenas observando que, em alguns caso, quanto mais você demonstrar renda, mais pagará de juros bancários e poderá ficar de fora de programas tipo Minha Casa Minha Vida. Caso tenha interesse, entre em contato com o caso contreto – Pretensão de financiamento, valor de entrada, idade.. – para melhor fundamentação na resposta. Abraços e boa sorte

  7. Boa tarde Azenil!
    Tenho um imovel quitado e devidamente escriturado, mas estou querendo negocia-lo. Porém, atualmente, eu e meu esposo estamos com restrição no CPF, isso verdadeiramente é impedimento para vender meu imovel? Pois o comprador precisa financiar parte do valor.
    Grata

    1. Bom dia Carolina, seja bem vinda.
      A restrição será sim um impedimento. A legislação civil e processual civil brasileira prevêm hipóteses em que, quando um devedor transferir bens de seu patrimônio para outro, em caso de dívida ou de processo por cobrança de dívida, a venda poderá ser anulada pelo juiz, em benefício do credor, já que esse imóvel poderá servir de garantia do pagamento da dívida (é o caso da fraude contra credores ou fraude à execução). Mas se essa dívida for até 5% do valor do imóvel, em alguns casos, a Caixa aceita que o vendedor tenha restrições. Nos casos em que as restrições não tenham origem em instituições bancárias (luz, água, Cartões não vinculados a bancos) também é possível a alienação. Caso tenha interesse, entre em contato para passar seus dados e fazermos uma consulta diretamente na Caixa sobre sua situação. Abraços e boa sorte

    1. Boa noite Daniel, grato pela visita
      Você pode comprovar essa renda com o que chamamos de “renda informal”. Você terá que apresentar os seis últimos extratos bancários que comprovem esse salário, contas de cartões de crédito, comprovantes de aluguéis, entre outros. Você não deve possuir restrições no seu nome e buscar um imóvel legalizado na faixa de 130 a 150mil reais. Se possuir conta na Caixa suas chances aumentam devido ao relacionamento com o banco. No que precisar, podemos te orientar em toda a tramitação processual, desde a aprovação do financiamento até o Registro, analisando a documentação do imóvel e demais procedimentos para um negócio jurídico seguro. Abraços e boa sorte

  8. bom dia azenil tenho uma pergunta: o tramite na caixa ja foi feito agora o corretor me disse que eu vou ter que esperar 10 dias para o dinheiro cair na ,minha conta mais ele quer que eu assine os papeis passando a casa para o nome do comprador isso e valido

    1. Bom dia Ulisses, grato pela visita
      Normalmente, depois da aprovação do crédito e da garantia aceita pelo engenheiro avaliador, as partes assinam o instrumento particular de compra e venda na Caixa. Após essa assinatura, o vendedor tem o valor financiado depositado em uma conta a ser aberta da Caixa e fica bloqueado até a apresentação do Registro de Imóveis com a averbação do instrumento particular. Isso demora, em média, 45 dias, podendo variar de acordo com o registro. Assim, a informação do prazo de 10 dias está completamente errada e você poderá ter informações mais precisas com o Gerente da Caixa onde o processo está sendo feito. Abraços e um bom dia

  9. Bom dia!!
    Já dei entrada no ap e a Caixa vai chamar em janeiro para financiar, o fato e q gostaria de fazer no nome do meu companheiro, já q minha renda aumentou e ficarei com o maior juros, só que ele e autonomo e só tem movimentação em poupanca. O que podemos fazer já q falta pouco tempo?

    1. Se vocês tem a união estável reconhecida em cartório, ele terá que compor com você a renda. Com a renda de autônomo ele poderá comprovar a renda com os últimos extratos bancários (6 meses) e ainda contas pagas do tipo cartões de crédito, aluguél, contas de luz, etc. Você deve, o quanto antes, apresentar os documentos dele na Caixa para análise de crédito e substituição do devedor. Abraços e um bom dia

  10. Boa Noite Sr. Azenil.

    Gostaria de uma informação. Atualmente trabalho de segunda a quinta no estado do Pará, ou seja minha principal atividade laboral comprovada através de CTPS e contra-cheques é desta localidade. Na sexta-feira de madrugada volto para minha cidade que fica no interior do estado do Rio de Janeiro. Descrevo isto pois estou interessado em comprar um imovel na cidade que resido utilizando o FGTS, estado do Rio. Lendo o manual da CAIXA, o mesmo informa que quando a atividade laboral principal do beneficiado for fora do municipio ou regiao metropolitana o mesmo deverá comprovar residencia de 1 ano na cidade em que possui interesse em adiquirir o imovél. Contudo conversei com um despachante que trabalha com este processo da CAIXA e me foi informado que apesar de eu conseguir provar minha residencia no municipio, ele acha que seria dificil uma vez que os meu ganhos sao em outro estado.

    Dai lhe pergunto isto procede? Existe algum documento a mais que poderia utilizar (como declaração da minha empresa que moro no estado do Rio e trabalha segundo a jornada “X” no estado do Pará?) Me ajude por favor.

    Obrigado.

    1. Boa noite Vitor, grato pela visita

      O conceito de moradia própria, para fins de uso do FGTS é o seguinte:
      Dispõe a Resolução CCFGTS Nº 66, de 24 de fevereiro de 1992, que imóvel para moradia própria é aquele em que o trabalhador instalará a sua residência e domicílio com ânimo definitivo.
      NOTA: Domicílio é o lugar onde se estabelece a residência com ânimo definitivo ou o lugar onde se exerce a profissão. Na vida civil, pode ocorrer da pessoa residir em um local e trabalhar em vários outros, mantendo domicílio em um ou vários deles, de forma que residência e domicílio não se confundem. A resolução do Conselho Curador exige a instalação da residência e domicílio no imóvel, ou seja, que o trabalhador efetivamente more e viva na moradia adquirida. O ânimo definitivo não deve ser entendido como uma determinação pessoal imutável e sim como uma firme determinação existente no momento da contratação.
      A utilização do FGTS beneficia a aquisição de imóvel para moradia própria e você deverá firmar declaração, sob as penas da lei, sobre a instalação de residência e domicílio no imóvel com ânimo definitivo. Assim, o eventual desatendimento da exigência legal poderá resultar, entre outras consequencias, no cancelamento da operação e devolução dos recursos ao Fundo. Você deverá atender ainda as demais exigências para utilização do FGTS,como não ter imóvel em seu nome, etc.
      Abraços e boa sorte

  11. Boa noite, no final de agosto deste ano dei entrada em uma casa, fiz o contrato particular de compra e venda, deveria dar entrada na CEF dos documentos em dezembro, porém meados de outubro fui demitida, recentemente consegui um novo emprego porém minha renda caiu para menos da metade e não terei condições de fazer o financiamento. Porém no contrato havia uma clausula sobre arrependimento que cobra 10% multa, porém não estou desistindo por querer e sim pelo fato da minha renda, como devo proceder para não perder o dinheiro que investi na entrada, existe alguma possibilidade?
    Abraços
    Cristiane

    1. Boa noite Cristiane,
      Infelizmente não vejo possibilidade de você não perder o dinheiro, uma vez que, mesmo contrário a sua vontade, você não irá cumprir uma obrigação assumida em contrato. É o que determina do artigo 418 do Código Civil:
      Art. 418. Se a parte que deu as arras não executar o contrato, poderá a outra tê-lo por desfeito, retendo-as; se a inexecução for de quem recebeu as arras, poderá quem as deu haver o contrato por desfeito, e exigir sua devolução mais o equivalente, com atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, juros e honorários de advogado.

      As arras sendo utilizadas como indenização, há de se considerar duas hipóteses:

      a) se o arrependimento vier da parte que deu as arras, perderá ela o valor integral dado como sinal;

      b) partindo o arrependimento da parte que as recebeu, poderá a parte que as pagou, exigir sua devolução integral, mais o equivalente, tudo devidamente atualizado monetariamente, acrescidos de juros e honorários advocatícios.

      Explicando melhor, se as arras forem dadas em dinheiro, o “valor equivalente a que se refere o texto legal”, a ser devolvido com elas, representa o mesmo que devolvê-las em dobro, acrescidos das cominações legais citadas. Por outro lado, se as arras forem dadas em coisas diversas das prestações, deverão ser devolvidas juntamente com um valor equivalente em dinheiro, ensina Fiúza (2003:357).

      As partes podem fixar no contrato limitação de responsabilidade de modo a não ficarem sujeitas a indenizações complementares. Neste caso as arras passarão a ter função unicamente indenizatória.

      Não conheço os termos do contrato mas verifique a possibilidade de somar a renda com outra pessoa. Pode ser um parente, amigo, você cumpriria a sua parte no contrato e, dependendo do valor atual do imóvel, poderia vendê-lo após alguns meses a ainda ganhar algum lucro com a valorização do bem. Nesse caso, você venderia o imóvel, quitaria o saldo devedor com a Caixa e receberia a diferença. Abraços e boa sorte

  12. Boa tarde,

    Estou comprando uma casa financiado pela caixa, e tenho um apartamento em Cordeiro, como esta casa está no meu recibo de IR, a caixa me exigiu o RGI atualizado do imóvel declarado.
    Isto é correto?

    1. Boa tarde Vera,
      É correto sim pois a Caixa pode solicitar vários documentos de forma a fundamentar a ceitação do crédito. Seria uma mera formalidade para verificar possíveis restrições no RGI do imóvel e ainda comprovar sua condição financeira.
      Abraços

  13. Boa noite! Sr. Azenil.

    Estou em processo de avaliação pela caixa, esperando a resposta.
    Coloquei meus dados e de minha esposa que fiz um documento comprovando no cartório união estável.
    Mas tenho uma dúvida, meu salario e de R$ 1 890,00 e de minha esposa e R$ 856,00
    Renda Bruta R$ 3.085,86, vou financiar um imóvel no valor de R$ 130.000,00 em 360 meses primeira prestação de R$ 925,00

    Trabalho a sete anos de carteira assinada na mesma empresa tenho 40 anos, meu FGTS está em R$ 10.000,00
    Entrada vai ser de R$ 15.000,00 Abatendo com FGTS fica faltando uns R$ 6.000,00 com a documentação, e mais uns R$ 6.000,00 dos juros da obra.
    A dúvida e a seguinte: Minha mulher comprou um carro em 24 vezes prestações R$ 425,00 segundo ela não ia ser alienado, pois também não tinha recebido o documento do carro que estava em processo.
    Então eu falei pra moça da caixa que era quitado, quando chegou anoite minha mulher mostra o documento ai vejo que era alienado, fora isso estou devendo o limite no cartão de R$ 4.000,00 mas não falei que estava devendo no banco só falei que tinha esse limite ,mais vou liquidar esse mês e fechar a conta no Itaú, porque na empresa que trabalho mudou de banco, vai ser da caixa, outra coisa ela perguntou sobre limites de cartões disse que tinha dois o valores do limite, de R$ 1,800,00 um cartão de minha mulher de limite de R$ 400,00 mas nenhum cartão atrasamos sempre pagamos em dia.
    Com tudo isso será que tem muito risco de não ser aceito o cadastro?
    Outra coisa não coloquei minha filha porque ela não encontrou os holerites, ela tem 20 anos ficaria mais fácil aprovar ?Não aprovando poderia cancelar meus cartões de credito, já terei cancelado conta no Itaú,ai só colocaria eu e minha filha que ganha R$ 756,00 e uma boa ideia.

    Agradeço sua ajuda e um grande abraço.

    1. Boa tarde Feliciano,
      O fato de colocar sua filha seria uma opção em razão da alienação firmada por sua esposa. Esse valor seria descontado de sua renda mensal para efeito de apuração do crédito mas ainda assim sua idade é que seria considerada no financiamento. A Caixa faz diversas pesquisas na aprovação do Crédito e informações imcompletas ou omissas pode acabar gerando uma negativa por parte da empresa. O fato de abrir conta na Caixa já ajuda muito pois, criando esse relacionamento, o Sr terá direito a uma taxa de juros diferenciada.
      Abraços e boa sorte

  14. BOA TARDE MUITO BOM SEU BLOG,GOSTAIA DE TIRA UMA DÚVIDA ,EU É MEU MARIDO QUE COMPRA UM APARTAMENTO FINANCIANDO PELA CAIXA, MAIS SEMPE QUE PROCURAMOS INFORMAÇÃO DE ALGUNS CORRETORES FALAM QUE DEVEMOS DA SINAL DE 20% EM CIMA DO VALOR , TERMOS CASA, CARRO TUDO PAGO É REGISTRADO , NÃO ENTENDO A DIICULDADES QUE TÊM PARA FINANCIAR UM APT. USANDO , SEM CONTA QUE MEU MARIDO É FUNCIONARIO PUBLICO , É TRABALHA É MAIS DUAS EMPRESAS COM CARTEIRA ASSINADA REDA MAIS DE 3MIL REAIS. A IDEIA É COMPRA O APT. FINANCIANDO , PAGANDO ATÉ 600REAIS.SEM QUE PECISE DA SINAL . PORFAVOR PEÇO AJUDA . AGRADEÇO .

    1. Boa tarde Andrea, grato pelos comentários,
      Em regra, a Caixa financia 80% ou 90% do valor total do imóvel. Isso significa que o cliente deve pagar a diferença com recursos próprios,podendo utilizar o FGTS, se tiver saldo e obedecendo as regras do mesmo.
      Em alguns casos conseguimos financiar 100% mas isso depende muito da renda, do valor do imóvel, idade do cliente e seu tipo de relacionamento com a Caixa. Quanto mais utilizar o serviços da Caixa ( conta corrente, cartões, seguros, etc) mais chances terá e juros mais baixos irá pagar.
      A renda de seu marido é até compatível com a prestação desejada, porém, com uma prestação de R$ 600,00 o máximo que irá financiar é cerca de 60.000,00
      Pense assim: A Caixa compromete até 30% da renda do cliente. Se sua renda é de RR$ 3.000,00, teremos uma prestação máxima de R$ 900,00.
      Normalmente, a prestação gira em torno de 1% do valor financiado. Assim, um imóvel de R$ 90.000,00 financiado equivale a uma prestação decrescente de R$ 900,00.
      Para maiores esclarecimentos, teríamos que analisar o caso concreto, com informações mais precisar para melhor simulação. Caso tenha interesse, entre em contato conosco que teremos uma grata satisfação em esclarecer maiores dúvidas.
      Abraços e boa sorte
      Azenil

  15. Parabéns pelo blog e pela gentileza e rapidez em responder nossas dúvidas. Estou vendendo meu apto e prestes a assinar um termo de compromisso de compra e venda com os compradores. No entanto um fato esta tirando meu sono, até 2007 eu tinha restrições em meu nome (protestos) e como não tive condições de pagar, a dívida permaneceu até que caducou em 2007. Isso poderá impedir o financiamento?

    1. Bom dia, grato pela visita e elogios
      Como é você quem está vendendo o transtorno é menor. Se a sua dívida for até 10% do valor da venda não terá problemas. Quando apresentar o título para registro, deverá apresentar as certidões negativas e se constar essa restrição, o RI irá pedir uma declaração do comprador que tem ciência e aceita os termos do contido na certidão. Isso é solicitado para evitar possível fraude contra credor mas já tives alguns casos assim e não tive problemas procedendo dessa forma.
      Abraços e boa sorte

  16. Bom dia e parabéns pelo blog. Estou tentando financiar pela caixa econômica um apartamento por intermédio da imobiliária. A questão é: a imobiliária está solicitando uma sinal de 20% do valor do imóvel para o proprietário para “amarrar” a venda, mesmo sendo tudo registrado em documento em cartório. Optei por tratar toda negociação financeira com a caixa econômica, dando o devido sinal ao banco, devido à minha falta de conhecimento na área. Procede tal solicitação da imobiliária, pois a mesma alega que se eu não der entrada, o proprietário pode desistir da venda se encontrar outro comprador para o imóvel. Gostaria de saber também , quais os documentos eu posso solicitar da imobiliária e/ou proprietário para ter a certeza de que o imóvel está em situação legal para venda, não ficando com nenhuma restrição no processo da caixa econômica, caso eu forneça essa tal entrada ao proprietário.

    1. Boa tarde Wanderley, grato pela visita e elogios,
      Em regra geral, a Caixa financia 80% a 90% do valor do imóvel. Em alguns casos, dependendo do valor do bem e da renda do comprador, poderá ocorrer o financiamento de 100%.
      O valor de 20% normalmente é pago ao proprietário, sendo que desse valor, uma parte fica como comissão da imobiliária e o saldo fica com o poprietário, a título de arras (ou sinal de pagamento).
      O que se paga ao banco são as taxas de escritura, consultas, avaliação, etc.. O banco não recebe sinal, uma vez que não é proprietário e sim interveniente na negociação, ou seja, irá entregar o dinheiro ao vendedor tendo o imóvel como garantia do pagamento.
      Esses valores deverão constar no instrumento particular, com força de escritura, que será lavrado na Caixa e levado a registro.
      Você deverá solicitar Registro de Imóvel atualizado, onde irá verificar possíveis penhoras, gravames, etc, bem como confirmar o atual proprietário.
      Deverá pedir ainda IPTU atual, onde será verificada a compatibilidade da área constante no cadastro com a existente no local.
      A imobiliária, em tese, está agindo corretamente, uma vez que, com o sinal,poderá reservar o imóvel para você, retirando-o de sua lista de venda.
      Se após o sinal, a venda não se realizar por sua culpa, perderá o sinal, Se por culpa do vendedor, devolverá em dobro mais perdas e danos, na forma do artigo 417 e seguintes do Código Civil.
      Nesse blog tenho comentário sobre a avaliação da Caixa, vale a pena dar uma lida.
      Abraços e boa sorte

  17. Olá, bom dia. Gostaria de saber qual o procedimento para vender um imóvel usado através da CAIXA, não sei se o meu imóvel pode ser financiado. Quais os principais itens para que o ele possa ser aceito pela CAIXA e os documentos do vendedor.

    Obrigada.

    1. Bom dia Natalia, grato pela visita.
      Para poder financiar seu imóvel pela Caixa o mesmo deve estar legalizado. Em regra, deve constar no IPTU a área de acordo com o local e, se tiver habite-se de Prefeitura, com averbação da construção no Registro de Imóveis, estará em plenas condições de financiamento. A Caixa aceita alguns acréscimos, desde que não impliquem em vínculo estrutural e que sejam passíveis de legalização, afinal, a Caixa não é fiscalizadora de obras mas precisa da garantia que, se o cliente não pagar, ao retomar o imóvel, este terá valor no mercado para cobrir o que emprestou.
      Falamos sobre isso na página sobre avaliação da Caixa, dê uma olhada para melhor entendimento. Os documentos do vendedor e comprador também estão relacionados neste Blog.
      Caso tenha interesse, somos Correspondente Caixa e estamos preparados para auxiliar e orientar em todo o processo de financiamento.
      Abraços

  18. oi boa tarde, tenho uma casa em vista para financiar mas estou em duvidas se o engenheiro vai aprovar,é um imovel que esta tudo acabada por dentro ,com varanda e garagem tbm acabados,a casa por dentro esta em otimo estado,mas por fora as laterais da casa esta faltando rebocar,será que tem algum problema?

    1. Olá Everton, boa tarde,
      Tenho uma matéria nesse Blog sobre a avaliaçao da Caixa. Trabalhei desde 2005 como avaliador e posso te falar que são os mais variados critérios adotados, até porque a Caixa terceiriza esses serviços e cada avaliador tem uma concepção diferente em razão da ausência de padronização por parte do agente financeiro. Em acréscimos, embora a própria Caixa admita a possibilidade de aceitar imóveis com área irregular, desde que passíveis de legalização, muitos engenheiros acabam negando a garantia exigindo a legalização completa do imóvel.
      Pelo seu relato, eu, como engenheiro avaliador, aceitaria sem problemas. A Caixa veda a aceitação de imóveis sem emboço externo uma vez que a garantia é pelo prazo de 20, 30 anos e sem emboço a deteriorização do imóvel seria inevitável. No seu caso, o engenheiro irá avaliar se a ausência de emboço poderá causar danos ao imóvel ao longo do tempo e mesmo você garantindo que irá proceder o serviço em breve, ele deverá avaliar de acordo com as circunstâncias atuais.
      Abraços e boa sorte

      1. FAZ UMA SEMANA QUE LIMPEI MEU NOME E ESTOU TENTADO TIRA MINHA CASA ISS DIFICULTA EM ALGUMA PONTUACAO DE CREDITO?

      2. Pode acontecer de ter ficado alguma restrição interna, principalmente se sua dívida quitada teve alguma relação com algum banco.
        Mesmo com o nome sem restrição sua aprovação de crédito pode ser negada nesse caso
        Abçs

  19. Boa tarde!

    Estou financiando junto a CEF um imóvel usado, já tenho o RGI com a construção averbada e o restante da documentação. Porém, o atual proprietário me deu um croquis para a avaliação do engenheiro. Gostaria de saber se apenas o croquis já basta ou se é necessário uma planta baixa. Agradeço desde já!

    1. Boa tarde Florença,
      O croquis já é suficiente para a avaliação. Normalmente o avaliador solicita um croquis ou projeto apenas para conferir se o existente no local confere com a documentação apresentada. A área do IPTU deve estar de acordo com o croquis e possíveis acréscimos serão objeto de negativa da garantia, dependendo de vínculo estrutural e da possibilidade de legalizaçao. O engenheiro, segundo o Caderno de Orientaçõe Técnicas -COT – disponível na área de dowload no site da Caixa, pode exigir qualquer documento para formar seu convencimento quanto ao valor a ser atribuído ao imóvel e sua aceitação. Em regra, solicitamos Registro de Imóveis atualizado, IPTU do ano vigente e croquis
      Assim, o croquis recebido será suficiente, desde que consiga dar ao avaliador a noção das metragens do imóvel.
      Abraços

  20. Boa noite, gostaria de saber se para compra do imóvel o vendedor tem q estar com o imóvel no nome dele a mais de 1 ano. Porque estou comprando um apartamento e a correspondente Caixa disse que a dona anterior do apartamento está com restrições e precisa acertar.
    Agora pergunto, porque estão consultando o dono anterior se o atual está tudo em dia com a escritura no nome dele? Isto procede? Pois está atrasando o processo de compra. Obrigado.

    1. Bom dia Michel, procede sim.
      O Código de 2.002 no seu art. 179, previu a decadência, que se dá em dois anos, para todos os atos ou negócios anuláveis, sem estabelecer prazo para pleitear a anulação. Assim, com menos de um ano o ato anterior de venda poderia ser anulável.
      As ações trabalhistas também prescrevem em dois anos. Se o proprietário anterior tinhar dívidas trabalhistas e vendeu o imóvel,poderia caractrizar fraude ao credor.
      Se você vai adquirir o imóvel através de financiamento bancário, poderá o credor buscar o proprietário anterior para quitar dívidas existentes.
      Em alguns casos, ocorrendo fato positivo nas certidões exigidas por Lei, o Registro de Imóveis pode proceder ao registro desde que o adquirente firme termo de ciência e concordância das restrições.
      Mas somente analisando o caso concreto, com valores de transação e valor devido pelo dono anterior poderíamos concluir de forma mais precisa.
      Abraços e boa sorte

    1. Bom dia Maria, seja bem vinda
      Esse é o valor que a Caixa irá financiar de acordo com sua renda declarada e comprovada.
      Em regra, a Caixa financia de 80% a 100%, Assim, você terá que buscar um imóvel na faixa de R$ 300.0000.
      Terá, em tese que dar uma entrada de 60.000,00 (20%) do valor e ter o saldo (80%) financiado com os recursos da Caixa.
      Abraços

  21. I wanted to write you one little remark to be able to say thank you over again on your pleasant knowledge you’ve provided on this site. It is really strangely generous with people like you to present publicly all most people could have sold as an ebook to earn some bucks for themselves, particularly now that you might well have done it in case you considered necessary. The things as well acted to be a easy way to recognize that other people online have the identical desire similar to my personal own to learn more in terms of this issue. I know there are a lot more enjoyable moments ahead for folks who read carefully your blog post.

    1. Thanks for the compliments. That is worth more than any book written or payment. It is the payment you receive for the recognition of my work. Hugs and welcome to this space

  22. This is the right blog for anyone who would like to understand this topic. You understand so much its almost tough to argue with you (not that I really would want to…HaHa). You certainly put a new spin on a topic which has been discussed for a long time. Great stuff, just excellent!

    1. This is the right blog for anyone who would like to understand this topic. You understand so much its almost tough to argue with you (not that I really would want to…HaHa). You certainly put a new spin on a topic which has been discussed for a long time. Great stuff, just excellent!

  23. I would like to thank you for the efforts you’ve put in penning this website. I’m hoping to see the same high-grade blog posts from you later on as well. In truth, your creative writing abilities has encouraged me to get my own, personal website now 😉

  24. After I originally left a comment I seem to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and now whenever a comment is added I receive four emails with the same comment. There has to be a means you are able to remove me from that service? Appreciate it!

  25. Can I simply say what a aid to search out somebody who truly is aware of what theyre speaking about on the internet. You undoubtedly know methods to bring a difficulty to light and make it important. Extra folks need to learn this and understand this facet of the story. I cant believe youre no more common because you positively have the gift.

  26. Hi! I could have sworn I’ve visited this site before but after going through many of the posts I realized it’s new to me. Nonetheless, I’m definitely pleased I came across it and I’ll be book-marking it and checking back often!

  27. Bom dia, eu e minha noiva estamos comprando um apartamento na planta no valor de 185.000,00 reais,a entrega esta programada para dezembro de 2014,até lá nos já vamos ter pagos 47.000,00 reais já descontando o FGTS dela.
    Minha noiva tem uma renda de 2.800,00 reais com carteira assinada e eu tenho um pró-labore de 1.115,00 reais, gostaria de saber se a caixa aprova nossa renda para financiamento.

    1. Boa tarde,
      Você deve fazer a seguinte conta: A Caixa compromete até 30% do valor da sua renda e dependendo da faixa em que você cair poderá financiar 100, 90 ou 80% do imóvel.
      Assim, sua renda e de sua noiva totalizam R$ 3.915,00. Tirando 30% temos uma prestação máxima de R$ 1174,50, o que equivale a um financiamento máximo de 117.450,00.
      Com o valor do imóvel de R$ 185.000,00 menos o valor do FGTS temos um resíduo de R$ 138.000,00 a ser financiado, o que, em tese, estaria incompatível com a sua renda. Verifique se, pelo fato de ser imóvel novo e pela sua renda vocês não estariam favorecidos com algum subsídio que ajustasse a transação.
      Nossa empresa é credenciada junto à Caixa como Correspondente e caso queiram alguma assessoria nesse assunto retornem o contato para maiores informações.
      Abçs

  28. Boa tarde! Preciso saber quais são os documentos que o vendedor deve entregar à Caixa para que se inicie a contagem dos 60 dias úteis para a liberação do crédito.
    Acontece que ele informa uma data (03/06/2014) e a caixa alega que a contagem se iniciou no dia 18/06/2014, pois teria faltado o ART do engenheiro que só foi entregue dia 18. O vendedor então não aceitou nenhuma explicação e cobrou a multa integral. Na verdade já paguei a multa cobrada pelo vendedor e o contrato está nos trâmites para registro. O que quero saber na verdade é de se posso cobrar do vendedor ou da imobiliária o valor que eu paguei sem ter culpa no atraso.
    Obs: o correspondente da Caixa na imobiliária entrou de ferias no período comprometendo meu processo.

    1. Bom dia,
      Vai depender se, no ato do contrato com o Correspondente, ficou ajustado prazo para cumprimento do serviço. Assim como o seu contrato com o vendedor teve previsão de multa contratual o correto é que o seu com o correspondente também tivesse. Você pode cobrar do responsável pelo atraso, porém acredito que somente conseguirá via judicial e deve ser levado em conta os custos judiciais, honorários de advogado e prazos para analisar se vale a pena.
      Abçs

    1. Depende do tipo de processo. Em alguns casos a simples concordância do adquirente tomando ciência de ações em face do vendedor resolve a questão. Isso porque os contratos imobiliários podem ser anulados em dois anos e, no caso de processo com possibilidade de penhora, isso é um risco que o comprador deve ter ciência.
      Att

    1. Você pode solicitar um ConstruCard para adquirir o material mas deverá arcar com os custos de mão-de-obra pois para financiar toda a construção é necessário ter uma empresa credenciada junto à Caixa.

  29. Boa noite, tenho um processo de financiamento com a caixa , atraves de um correspondente da caixa, tenho uma renda de R$ 8.000,00 , o valor da casa e de 275.000,00 com R$30.000,00 de entrada ,e parcelas de 2.100,00 , tive algumas restrições que sanei todas ou seja , meu nome esta limpo, tenho chances de ser aprovado ou sera negado de pronto o financiamento., agradeço desde já.

    1. Boa tarde, desculpe pela demora na resposta
      Quando o crédito do cliente é negado mais de uma vez o processo sai do correspondente mas pode ser feito direto na agência com o gerente da habitação. A negativa seguida pode gerar pendência e reprovação no crédito, mesmo depois de sanada toda irregularidade.
      Att

  30. Bom Dia!
    Gostaria de uma orientação de vocês, estou querendo comprar um apartamento mas a proprietária informou que possui divida com a Receita Federal, isso impede o Financiamento pela Caixa?
    E o que pode ser feito para que o financiamento seja realizado?

    Obrigada desde já pelos esclarecimentos

    1. Bom dia Joyce,
      Impede sim pois o Sistema da Caixa irá identificar essa dívida e não irá autorizar o financiamento. Tanto o comprador quanto o vendedor devem estar em dia com suas obrigações, principalmente com a Receita. Em alguns casos, aparecendo restrições em certidões, a venda até pode se concretizar desde que o cliente declare a ciência e concordância dessa restrição. Mas no caso na Receita não tem jeito pois o sistema não aceita. Assim, oriento que a cliente pague sua pendência e, se for realmente interessante a aquisição do imóvel, você pode estipular um sinal e princípio de pagamento que será utilizado para quitação dessa dívida. Apenas recomendo que tudo isso seja documentado e com a assessoria de profissional jurídico.
      Att

  31. Muito obrigada pela resposta e agilidade.
    Bom saber que vocês podem me assessora nessa situação.
    Qual o valor de uma assessoria para me auxiliar na aquisição do imóvel, com relação as documentações eu consigo providenciar, a questão mesmo é para a documentação para que depois de fechado o negócio eu não fique no prejuízo.
    Ou seja, a realização de um documento acordando o negocio e o acompanhamento para garantir que terei o imovel após providenciar toda a documentação sem necessidade de receio com relação a Receita Federal.

    Obrigada

  32. Olá, boa noite Azenil.
    Gostaria de fazer um financiamento de 100% de uma casa. Tenho 22 anos, e sou universitária com renda de 1 salário, mais não é carteira assinada e sim contrato e alem disso sou vendedora informal e tenho movimentação bancaria e extratos de cartão de crédito em torno de 5.000,00. Há possibilidades de conseguir um financiamento de 100%?
    Tenho dúvidas ate mesmo por conta da idade.
    Desde já agradeço , Amanda.

    1. boa tarde Amanda
      Quanta a idade não tem problema pois quanto mais nova mais fácil e barato fica. O problema é a renda que está baixa e, com renda informal através de movimentação bancária e cartões temos algumas limitações. Para financiar 100% teria que buscar algum imóvel através do Programa Minha casa Minha Vida que atendesse a sua renda. Qualquer dúvida entre em contato pois somos Correspondentes da Caixa e estamos prontos para te atender.
      Abçs

  33. Um corretor exigiu um sinal de 66 mil reais na conta dele para que depois vá até a caixa e tente o financiamento. Recusou-se a entregar a documentação para a aprovação do crédito junto a caixa do financiamento antes dos 66 mil reais serem depositados na conta dele
    esse é um procedimento correto para compras de imóveis junto caixa?

    1. Ola Fernando,
      Cabe ao comprador, ou ao corretor que está intermediando a venda, toda documentação necessária até para comprovar que o imóvel está em condições de ser financiado pela Caixa. caso tenha algum acréscimo ou alguma pendência, o processo não poderá ser concluído e assim fatalmente você perderá o sinal ( valor considerável né?) e o corretor vai argumentar que intermediou a venda fazendo jus a comissão, o que, embora imoral, acaba sendo legal por previsão em Lei.
      O correto é que ele apresente a documentação do imóvel e com isso você mesmo pode ir até a Caixa Econômica para aprovar seu crédito e, de posse dos documentos, sugiro que você compareça na Prefeitura local e verifique a situação legal do bem.
      Para depositar o valor direto na conta do corretor é necessário também que ele apresente comprovante de ter a autorização do proprietário do imóvel para receber valores em seu nome.
      Abçs

    1. Bom dia. Desculpe pela demora na resposta devido a problemas com a Oi Velox.
      Quem vende o imóvel tem o compromisso de apresentar toda a documentação comprovando a legalidade do mesmo. Porém, no caso de financiamento, isso é uma liberalidade no ato de contratar o negócio jurídico. Como quem paga todas as despesas com financiamento é o comprador, entendo que este assume a responsabilidade pela planta. Ressalto que, para efeito de financiamento bancário, basta um simples croquis do imóvel que nem precisa ser assinado por engenheiro, bastando constar informações sobre área de construção, compartimentos, etc.
      Por outro lado, cabe ao proprietário apresentar os documentos comprovando a legalidade do imóvel e entre esses documentos está a planta baixa, habite-se, Registro de Imóveis, etc
      Assim, vai depender do que foi acordado no ato da contratação para verificar sobre responsabilidades
      Abçs

  34. olá boa tarde,estou querendo vender um terreno em meu nome, só que o comprador quer pela caixa, eu não tenho restrição no cpf e nem processos. porem tenho uma pendencia de cheques devolvidos pelo cnpj, e debitos com fgts e inss, porém esses debitos são da empresa, o meu cpf se fizer consulta no spc, está limpo. há comunicação do cnpj com cpf nesse caso? ou a analise é feita somento no cpf? o imovel seria impedido por causa da empresa,? a empresa é LTDA ME.
    obrigado fico no aguardo.

    1. Boa tarde.
      Não há comunicação nesse caso.
      O problema é se houver uma dissolução da PJ e atingir bens dos sócios, o que não vejo problemas em se tratando apenas de cheques.
      Qualquer restrição aparecerá nas Certidões exigidas pela Caixa
      Att

  35. Boa noite, gostaria de saber se, mesmo devendo (e cobrindo posteriormente) o valor do cheque especial, corro o risco de ter meu financiamento habitacional reprovado ??? Cancelei meu cartão de crédito, onde fiz acordo e, estou pagando-o. Isto também implica no financiamento?

  36. Boa tarde,
    Vamos começar o processo de financiamento na caixa no valor de R$115,000.00, eu e minha esposa temos o contrato de união estável de bens.. o meu nome estava negativado com financiamento de carro, mas já regularizei (isso atrapalha?).. o nome da minha esposa está negativado.. (isso atrapalha a liberação do financiamento, mesmo sendo união estável e não casamento?)

  37. Boa noite,
    Primeiramente, parabéns pelo blog.
    Estou adquirindo meu 1º imóvel, junto com minha esposa, no valor de R$ 385.000,00 onde já paguei ITBI, certidões, etc. Estamos na fase do RGI e a imobiliária me falou por alto que o valor seria de mais ou menos R$ 4.000,00 e achei muito alto. o total de documentação está em torno de R$ 20.000,00. Este valor está dentro do normal?
    Outra dúvida, perdi o desconto de 50% do 1º imóvel pois meu nome e de quebra o de minha esposa, consta num processo de inventário de quando minha mãe faleceu e deixou um imóvel, sendo meu pai o principal herdeiro e eu e meu irmão com 25% cada, mas vendemos o imóvel ainda em inventário dando uma cessão de direitos ao comprador para tocar o inventário. Mesmo assim eu perco o tal desconto?
    Obrigado, no aguardo.

    1. Bom dia Rafael, grato pelas palavras
      Os valores informados são coerentes com o valor do imóvel. O valor da documentação vai depender do número de pessoas envolvidas em razão da necessidade de maior número de certidões. Mas tudo isso pode ser conferido direto nos valores gravados nas certidões e no protocolo do Registro que consta o valor pago.
      Provavelmente você perdeu o desconto pois quando efetuou a venda através de escritura pública foi feita a comunicação ao Distribuidor competente e consequentemente ficou gravado que você tinha um imóvel,ainda que não registrado em seu nome.
      Abçs

  38. Bom Dia, quero financiar uma casa pela caixa, porém tenho um financiamento de um carro na BV Financeira, no que acarreta os 30% do meu salário. Isso interfere em algo?

  39. Boa tarde

    Estou vendendo um apartamento, e quero dar entrada no financiamento pela caixa, preciso saber se a caixa orienta a respeito de como dar entrada no processo pós eu não tenho conhecimento a respeito do assunto. preciso de uma orientação.

    1. Boa tarde,
      Provavelmente a Caixa irá te encaminhar para um Correspondente Credenciado que irá realizar o procedimento. Após a aprovação do crédito e assinatura do contrato com a Caixa será necessário ainda apresentar o Instrumento Particular no Registro de Imóveis com o ITBI e as devidas certidões.
      Normalmente quem está comprando é quem assume essa responsabilidade. Você diz estar comprando, não entendi muito bem.
      Mas se precisar de alguma ajuda e estiver no Rio de Janeiro, somos Correspondentes Autorizados e Certificados pelo Banco Central. Entre em contato se assim desejar.
      Abçs

  40. Boa tarde Azenil, eu e meu noivo estamos no início do processo de um financiamento imobiliário (apartamento já com Habite-se) pela Cef. Demos R$120.000,00 de entrada para a Construtora (entre Fgts e dinheiro) e iremos financiar R$ 255.000,00. Nosso salário bruto juntos é de R$ 9.500,00. No início, fizemos uma pré-aprovação de crédito juntamente com a construtora e a cef que foi aprovada. Agora estamos na fase de aprovação dos documentos pela cef para podermos prosseguir com a visita do engenheiro para aprovação do imóvel. Corremos riscos de não sermos aprovados nessa fase ainda? Grata!

    1. Boa tarde,
      Não vejo problemas pois pela sua renda teria, em tese, valor a financiar de 285.000,00. O único risco seria seu nome ou de seu noivo apresentar restrições em SPC, SERASA.
      Abçs

  41. ola bom dia estou com uma pequena duvida estou prestes a concluir um financiamento da minha casa , só que os documentos estão no cenope do banco brasil,ja até paguei vistoria da casa o engenheiro avaliou tdo ok, mas mesmo assim tenho duvida eu aindo estou correndo risco de não conseguir o financiamento tive o nome no spc serasa mas limpei ja faz 4 meses na pre aprovação deu tdo ok agra esse é outra avaliação cenope sera que pode negar depois de tdo que eu minha esposa já gastamos

    1. É difícil mas não impossível. Isso porque alguns bancos criam restrições internas e, caso sua dívida tenha sido com bancos, por exemplo, acabam criando uma barreira para aprovação do crédito, mesmo estando com o seu nome limpo atualmente. Eles irão alegar, nesse caso, que você não atende ao perfil estabelecido pelo Banco.
      Caso sua dívida tenha sido em relação a outro tipo de instituição, tipo concessionárias, telefonia, Casas Bahia, etc., não acredito que tenha problemas em razão da quitação.
      Abçs

  42. Bom Dia,

    Poderia por gentileza me tirar uma dúvida. Eu e meu esposo estamos querendo financiar um apartamento. Porem eu tive uma divida pela Pernambucanas que caducou, e nesse momento to pagando parcelas de dividas porem com meu nome limpo diante do SPC e Serasa. Isso impede o financiamento?

    Obrigada
    Simone

    1. Boa noite Simone. Não impede porém na hora de aprovar o crédito pode ser que apareça alguma restrição, mesmo com seu nome “limpo”. É que algumas instituições protestam o título vencido ou a dívida e isso não caduca. A dívida permanece e o que some é apenas a restrição em termos de SPC / SERASA.
      Abçs

  43. Boa tarde,
    Estive no spc/serasa pelo Banco do Brasil devido uma divida de cartão de crédito. Já realizei o acerto e hoje meu nome está limpo.
    Ja fiz simulação no site da CEF, tenho renda e imóvel compatível com os 30% e tb FGTS… Não tenho nenhuma dívida, nem cartões de crédito e nem outros financiamentos.. Minha unica duvida é, será que consigo financiar imoveis pela CEF? Mesmo por ter meu nome envolvido com o Banco do Brasil? Lembro.. a divida já está quitada e me nome sem restrição. Obrigada, aguardo retorno e adorei o seu blog.

    1. Olá Camila, grato pelas palavras.
      Muitas vezes os bancos criam restrições internas que não aparecem em consulta ao SPC SERASA. Somente ao aprovar seu crédito poderá saber se existem restrições ou não. A simulação do site não consulta o sistema interno, apenas processa as informações de renda, valores de financiamento, etc.
      Abçs

      1. Obrigada pela ajuda…
        Esta restrição interna não seria somente com o Banco do Brasil?
        Li em outros sites, que se existir esta restrição interna, somente haverá dificuldade de financiamento com a mesma instituição. Também vi algo parecido, de que seria ilegal o Banco do Brasil repassar informações internas dos seus clientes. Isso procede?
        Um abraço.

  44. Boa noite! estou em um processo de aprovação de credito imobiliário na caixa, porem eles não estão considerando o valor que tenho nos extratos do banco, tenho renda fixa em registro em carteira, mas tenho uma renda extra informal, e para comprar o imovel tem que somar as duas rendas, senão não da o valor suficiente, mas essa renda extra eu não costumo declarar, eles pediram meu IRPF, vou ter que declarar a renda extra, eles consultam a declaração em algum site? Se eu declarar o valor extra e depois retificar, a caixa consegue consultar os valores retificados?

    1. A Caixa mudou muitas regras recentemente e cada vez mais está dificultando a concessão de financiamentos.
      Se você declarar e depois retificar, fatalmente ocorrerá problemas.
      Experimente buscar outra Caixa pois alguns gerentes adotam critérios diferenciados
      Abçs

  45. Dei entrada da documentação junto a construtora para financiar um imóvel pela CEF, que comprei na planta há dois anos atrás , porém tenho 12 anos de trabalho e corro o eminente risco de demissão , porque a empresa não terá mais o meu cargo.Se no meio do processo for demitido , como fica minha situação?

    1. O ideal é que você assinasse o contrato antes de ser demitido e depois buscasse outra colocação no mercado para manter as prestações em dia.
      Se for demitido, a empresa, logo após o aviso prévio irá comunicar o seu desligamento para efeito de levantamento do FGTS.
      Assim, a Caixa ficará imediatamente sabendo que você não está mais empregado e poderá negar o financiamento por falta de garantia.
      Abçs e boa sorte

  46. Boa noite. Me tira uma duvida, minha filha de 18 anos quer comprar uma casa financiada. A renda dela hj é uma pensão pelo óbito do pai dela, no valor de 788,00, ela também vende um monte de coisas e então tem uma renda de 2 salários, um comprovado e outro não. Ela mora sozinha, em outra cidade, ela pretende voltar para minha cidade e então pensa em adquirir um imóvel. É possível ela conseguir esse financiamento?

    1. Boa tarde,
      Há de se verificar se a pensão é vitalícia pois em alguns casos cessa aos 21 anos.
      A renda informal poderá ser comprovada através da movimentação bancária dos últimos seis meses.
      Com as novas regras da Caixa o ideal seria que ela procurasse um imóvel novo, nos termos do programa Minha Casa Minha Vida onde poderá obter ajuda do Governo na forma de subsídio pois sua renda não permitiria valores consideráveis de financiamento.
      Abçs

  47. boa tarde!!!
    estou com uma pequena dúvida eu e meu esposo estamos comprando uma casa no valor de 150.000 eu e meu marido trabalhamos mais estou cumprindo aviso,e queremos usar somente a renda do meu esposo,somos casados e em meu nome consta uma restrição,isso dará problema para que possamos finalizar a compra da nossa casa???

    1. Boa tarde Giselle
      Poderá trazer problemas sim.
      Com o aviso a empresa contratante comunica o desligamento da empresa para fins de FGTS e a Caixa tem acesso a essa informação.
      Se a renda do seu marido suprir a necessidade de financiamento poderá declarar somente a renda dele.
      Se essa restrição for referente a dívidas com bancos poderá ter restrições no ato do financiamento também.
      Abç

  48. Boa tarde Azenil! Quero lhe perguntar a respeito do uso do FGTS. Na aquisição de um imóvel onde parte do pagamento será realizado com recursos do FGTS, será feito alguma pesquisa em relação ao vendedor, no tocante a restrições como serasa/spc e etc e isso seria um impeditivo para que o comprador pudesse utilizar o valor? Obrigada.

    1. Boa tarde Cristina
      O processo para liberação de FGTS segue as mesmas normas para liberação de financiamento. Embora o dinheiro seja seu o você não esteja pedindo nada emprestado, a Caixa, como Gestora dos recursos, irá estipular as regras para liberação.
      O vendedor pode até apresentar algumas restrições em impedimentos mas depende do teor da dívida.
      A Lei Civil estabelece o prazo de 2 anos para anulação de contratos e caso seja apurado que este vendeu o imóvel para fugir de possível penhora.
      A Caixa também autoriza em alguns casos se a restrição não ultrapassar 10% do valor do imóvel porém isso não é regra e depende da análise do gerente da Agência.
      Abçs

  49. Boa noite Azenil, estou pretendendo um financiamento pela CEF, no programa minha casa minha vida, entretanto não gostaria de apresentar os rendimentos da minha esposa para que eu possa pegar um valor maior de subsidio. Isso é possível?

    1. Boa noite,
      Não é possível. Você, na condição de casado, terá que apresentar certidão comprovando o seu estado civil. Se sua esposa apresenta renda comprovada em carteira anotada não tem como omitir pois a Caixa vai direto na conta FGTS para verificar algum vínculo com o CPF.
      A declaração de estado Civil é ato de responsabilidade da pessoa interessada no financiamento e qualquer omissão pode caracterizar fraude processual a ser apurada pela Polícia Federal.
      Att

  50. Boa tarde,

    Comprei um imóvel pela caixa (através de imobiliária), no início do procedimento ficou definido que nós seríamos os responsáveis pelo pagamento das certidões e do RGI e ITBI, tudo bem, pagamos tudo e já estamos morando na casa, mas recentemente fomos à Caixa para pedir algum documento que comprove que a casa é nossa pois gostaríamos de mudar o nome no IPTU, na Caixa nos informaram que o documento deve ser fornecido pelo no cartório que fez o RGI. Fomos ao cartório. Ao receber o RGI da casa fiquei sabendo que o mesmo não foi atualizado sequer com a divisão da herança da última dona (compramos a casa de dois irmãos), como devo proceder?

    1. Boa tarde Daiane,
      Muito estranho seu relato pois, no caso de financiamentos imobiliários, enquanto a propriedade não se resolver em favor da Caixa no Registro de Imóveis o vendedor não recebe o valor financiado.
      Quando a venda é realizada o comprador paga o ITBI, apresenta as certidões e leva o Instrumento Particular de Compra e Venda assinado na Caixa ao Registro de Imóveis.
      Nesse ato é obrigatória a apresentação da Guia de Comunicação de Venda justamente para alterar o nome do proprietário junto ao IPTU.
      Na verdade a Caixa é quem fica com a propriedade do bem e o comprador fica como devedor/mutuário com a obrigação de pagar as prestações e, no final, terá então a propriedade.
      Você deve procurar a empresa/imobiliária que intermediou a venda e principalmente a pessoa que ficou responsável pelo ato de levar toda a documentação ao Registro.
      Att

      1. Azenil, o problema é que não consigo contato com ninguém na imobiliária. o RGI deve estar no nome da Caixa ou deve estar registrado no RGI o contrato com a Caixa?

        Desde já agradeço pelos esclarecimentos.

      2. O Registro de Imóveis deve constar o seu nome como devedora da Caixa.
        Tem que aparecer primeiro o registro do contrato de compra e venda e depois a alienação fiduciária em favor da Caixa.
        Ao término do pagamento do contrato você solicita a baixa da alienação e a propriedade se resolve a seu favor.

  51. Boa noite Azenil.
    Minha duvida e a seguinte.
    Na minha cidade não tem agencia da caixa. apenas loterias da caixa.
    Mas possui um agente autorizado pelos financiamentos habitacionais.
    Sou proprietária de uma empresa ME de prestação de serviços e venda.
    onde faço uma retirada em pro labore de R$2500,00 reais mês, pago o simples nacional, INSS referente, e DARF. e mesmo assim, este agente me disse que o PRO LABORE não vale como comprovante de renda para financiamento da caixa habitação.

    Quero saber se vale ou não, como comprovante de renda para financiamento,
    já que toda a minha documentação e feita através de contador autorizado?

    1. Boa tarde Pamela
      Não vejo nenhum problema, desde que esse pro labore esteja devidamente comprovado na sua declaração de imposto de renda pessoa física e pessoa jurídica.
      A movimentação bancária também deve ser coerente com as informações prestadas.
      Abçs

  52. Bom dia Azenil, gostaria de tirar uma duvida, estou em processo de compra de um apartamento no valor de R$ 186.000,00, dei de entrada R$ 26.100,00 e vou usar R$ 11.500,00 de fgts, minha renda é de R$ 4792,50 no contra-cheque, a mulher do correpondente bancario da construtora me disse que tenho uma carta de credito no valor de R$ 165.000,00 aprovada depois que eles fizeram uma analise de credito dando parecer favoravel, a minha duvida é quando eles falam que esta carta de credito esta aprovada é certeza que meu financimaneto ira ser aprovado?

    1. Bom dia,
      A aprovação prévia, feia somente com base nas informações inseridas no sistema da Caixa não implica em Direito.
      Somente teremos a certeza do crédito quando apresentar os documentos e essas informações forem inseridas no sistema da Caixa, onde serão verificadas possíveis restrições internas, valores de FGTS, etc.
      A carta de crédito pré aprovada deve ser confirmada no ato a aprovação real do crédito com apresentação dos documentos atualizados e consultas necessárias.
      Att

  53. boa noite, em outra resposta vc disse …”Bom dia.
    Será descontado esse valor da sua margem de possibilidade de financiamento”.
    Poderia me explicar melhor com exemplos?. Pois quero financiar um imóvel e tenho um carro financiado pelo Itaú fiat com parcelas em dia.
    Imóvel no valor de 128.000, entrada de 37.000, renda familiar 3.259,00 ( esposa desempregada).
    Carro parcela de 579,07 restao 23 parcelas.
    Uso a price ou SAC? Da para incluir o carro no financiamento? Rodrigovieira25@hotmail.com

    1. Bom dia,
      Você pode ganhar um salário de R$ 10.000,00 mas ter diversos compromissos assumidos, como por exemplo, financiamento de veículos, empréstimos pessoais…. assim, o agente financeiro não irá considerar seu ganho bruto e sim o que chamamos de ganho líquido, ou seja, o valor do seu salário descontado das parcelas e compromissos já assumidos.
      O carro não pode ser incluído no financiamento.
      Att

  54. Boa tarde, gostaria de saber como a caixa faz para determinar a renda da pessoa que irá financiar um imóvel. Estou em processo para financiar um imóvel através do programa Minha Casa Minha Vida, e apresentei 3 contracheques de acordo com o solicitado, porém como fiz horas extras nesses 3 meses, minha renda em 1 dos meses ultrapassou o limite de renda para participar do programa. Porém o despachante havia dito que eles consideravam o contracheques do terceiro mês para estipular minha renda. Passou alguns dias ele disse que meu crédito havia sido aprovado, porém n pude ser enquadrado no programa devido a minha renda.
    Meu salário na carteira é de 3853, e os valores apresentados nos 3 contracheques são respectivamente: 4800, 6200 , e o último mês 4422.

    1. Bom dia,
      Normalmente o Gerente irá avaliar o seu salário. A hora extra, embora incorporada ao seu salário, não será parâmetro para apuração de renda uma vez que nem sempre você terá o mesmo valor, assim como no mês que receber férias, 13º, etc.

  55. Fiz um financiamento e aí meu contra cheque tem as minhas comissões somadas junto a minha reda bruta .
    Só q n estava sendo repassada o meu FGTS correto . posso ter problemas com o meu financiamento pois o mesmo já foi aprovado

    1. Depende da renda. Com as novas regras da Caixa os valores de entrada aumentaram muito. E no mercado não temos imóveis com valores baixos e em condições de financiamento
      Att

  56. Boa tarde, estou em processo de aprovação de crédito para aquisição de um imóvel. Estou em dúvida sobre quais tipos de contas que comprometem a aprovação do financiamento. Por exemplo, sou universitária, tenho 50% da bolsa do prouni, pago um plano de saúde, tenho limite no cheque especial (porém não uso), e cartão de crédito.
    Quais desses itens é levado em consideração na hora de aprovar o crédito?
    Tenho um empréstimo pessoal (que irei quitar ainda esse mês)
    Obrigada!

    1. Esqueci de informar que também fui avalista do meu namorado na compra de um automóvel e se isso compromete minha renda.
      Muito obrigada!

    2. Bom dia Ana
      A Caixa Econômica utiliza o critério que podemos chamar de “saúde econômica”, ou seja, vai ser apurada toda receita que a pessoa possui, porém também será verificado o comprometimento e empréstimos assumidos.
      Uma boa forma de se comprovar renda informal é abrir uma conta corrente na Caixa e todo mês, na mesma data, por, exemplo, todo dia 5, fazer um depósito de valor igual. Assim, isso irá caracterizar uma renda informar após seis meses e você poderá somar essa renda com sua renda no contra cheques.
      Abçs

      1. boa tarde to tetando tira meu imovel pela caixa faz uma semana que limpei meu nome ISSO

        dificulta em alguma coisa?

  57. Olá Azenil, boa tarde! Gostaria de saber o seguinte, comprei um terreno de uma imobiliária e este está em meu nome conforme escritura desde 01/2015, agora estou tentando financiar a construção de minha casa neste imóvel, porém a esposa do antigo proprietário deste terreno tem restrições em seu nome. Este terreno é uma herança quque o proprietário ganhou da mãe, são casados com regime parcial de bens, eu posso ter problemas na hora de aprovarem meu financiamento? Lembrando que na escritura, ele consta como vendedor e ela sendo a esposa dando o consentimento.
    Obrigada desde já.

    1. Boa tarde Evelyn,
      Restaram alguns esclarecimentos para melhor orientação.
      Você diz que comprou um terreno de uma imobiliária e o lote está em seu nome. Qual o tipo de escritura que você fez? Essa escritura foi levada a Registro de Imóvel?
      A propriedade só se transmite de direito quando o título translativo, ou seja, o documento que deu origem a transmissão do bem é levado a Registro e o novo adquirente passa a constar na matrícula do imóvel como proprietário.
      Você somente conseguirá um financiamento se puder ofertar um bem em seu nome como garantia. Entendo que nesse caso o financiamento não será possível pois a Caixa ou qualquer outro agente financeiro dificilmente irá aceitar um imóvel sem o efetivo registro como garantia.
      Abçs

      1. Azenil bom dia! A escritura foi emitida pelo cartório de registro e já está em meu nome, tem matrícula está certinho. O único problema é restrição em nome da esposa do proprietário, lembrando que este ele adquiriu em herança e são casados com regime parcial de bens. No financiamento da construção estou colocando o terreno como entrada. Meu crédito foi aprovado, o engenheiro da Caixa já veio no terreno deu viabilidade, a única coisa negativo que encontramos foi restrições em nome dessa mulher esposa do proprietário, inclusive na escritura ele é o vendedor e ela consta somente dando consentimento pela venda. Aguardo e obrigada.

  58. Boa tarde Azenil, seu blog é o melhor que encontrei na internet.Tenho uma dúvida:
    Vendi meu apartamento e o comprador irá financiar e me solicitou as certidões e tudo ok, porém apareceu um ação trabalhista no TRT 5 (Bahia), contra uma empresa que fui sócio há anos atrás, sendo que o advogado da Reclamante também acionou os sócios e assim fui citado,e faço parte do pólo passivo da lide, junto com o outro sócio na época, pois hoje não faço mais parte da sociedade dessa empresa.
    A ação já teve sentença em 1. grau, mas a empresa Empresa Reclamada recorreu e está no Desembargador e creio que vá demorar muito para transitar em julgado.
    A Caixa pode negar o financiamento para o comprador do imóvel por causa disso que aparece na minha certidão (vendedor)?

    1. Boa tarde Tiago, grato pelas palavras.
      Você não terá problemas no financiamento mas no ato de Registro do Instrumento Particular de Compra e Venda o comprador deverá apresentar declaração de que tem ciência e aceita os termos das anotações existentes em certidões.
      Isso porque, pelo Código Civil, o prazo para anulação de contratos é de dois anos e durante esse período, mesmo vendendo o imóvel, este pode ser arrolado para pagamento de dívida com o credor.
      Att

    1. Evelyn, se a escritura já está em seu nome e devidamente registrada em Registro de Imóveis não vejo qualquer problema quanto ao financiamento em seu nome, até porque o agente financeiro irá buscar a sua regularidade e não de quem te vendeu. Ressalto apenas os prazos legais para anulação de contrato ou de escritura pública mas entendo que não é o caso.
      Abçs

      1. Azenil boa tarde! Mas a Caixa Federal tem por costume, verificar o meu cadastro (comprador) e dos antigos proprietários, por ser um período com menos de 1 ano, conforme informei acima, a escritura está em meu nome desde 01/2015, e por ser menos de 1 ano consultam o nome deles (casal), porém o imóvel é só dele pois adquiriu de herança da mãe, e a esposa dele é que está com restrição, aí é que entra minha dúvida. Obrigada

  59. boa noite senhor me chamo Neide no momento não trabalho de carteira assinada sou autonoma mais já trabalhei fiz a minha declaração de imposto de renda depois do prazo tenho alguma possibilidade de fazer um financiamento pela caixa tenho conta corrente na caixa tenho extratos de cartão de credito pagos tire minha duvida desde já agradeço

    1. Boa noite,
      Seu crédito vai ser avaliado de acordo com o que você puder comprovar de saúde econômica, sou seja, comprovação de Imposto de Renda, movimentação bancária, pagamentos de contas, etc. Soma-se a isso a condição de ter o nome sem qualquer restrição.
      Você será avaliada com o que chamamos de renda informal.
      Abçs

  60. Boa tarde.

    Eu e me marido temos uma casa quitada em.nosso nome. Estamos negociando a compra de outro porém daremos nossa casa como entrada , permuta.
    Poderei usar meu Fgts nesta nova compra ? Na primeira compra não usamos.

    1. Boa tarde,
      Restou saber se você utilizou o FGTS para aquisição dessa casa que hoje é de sua propriedade pois, para utilizar, terá que obedecer o prazo de 3 anos para nova aquisição.
      Existem outras regras porém com os parâmetros fornecidos a orientação é essa.
      Se não utilizou o FGTS a menos de 3 anos poderá fazer uso do mesmo.
      Abçs

      1. oi gostaria de financiar uma casa pela.caixa, porem meu nome estava sujo, mas já limpei, e quando puxo no spc serasa, ccf, cadir, aparece nada.consta, porem a 6 anos atras minha mãe abri um mei no meu.nome( micro empreendedor ondividual) mas a empresa fechou tem muoto tempo, e nunca dei baixa e nao paguei mais os boletos , porem a 9 meses estou trabalhando de carteira assinada meu salario brito fica de 1.700 a 2.000, tmb consultei restriçoes no cnpj e mostra nada consta , tanto nocnpj, como no meu cpf, gostaria de saber se isso pode me prejudicar, lembrando q quero financiar a casa pelo meucf.

  61. Boa noite!
    Moro com meus pais, e as contas estão em nome deles. Meu extrato bancário é digital, e não aceitam a carta do IPVA.
    O que posso fazer para comprovar endereço?
    Agradeço,

    1. Bom dia Rafael
      Experimente pegar uma declaração de seu pai dizendo que você reside com ele, Junte sua identidade e a identidade dele com um comprovante de água, luz ou telefone.
      Abçs

  62. Boa noite estou em processo com a caixa em um financiamento de um imovel no valor de 200.000,00 onde ja entreguei todos os processos porem agora a atendente me informou uma pendencia no cadin de um dos antigos donos do terreno, no caso o primeiro dono que era uma cooperativa da cidade depois passou para um senhor para depois passar para a vendedora que construiu o imovel e esta me vendendo ja esta tudo escriturado o que não entendo é porque uma pendencia de um ex dono afetara no meu financiamento.

    1. Bom dia,
      Segundo entendimento do STF o prazo para anulação de Escritura de Compra e Venda é de quatro anos.
      Assim, mesmo já transmitido o imóvel, o contrato de compra e venda pode, por algum motivo justo, ser anulado.
      Imagine que o antigo dono tinha uma dívida enorme e vendeu o bem para fugir do pagamento da obrigação. Nesse caso o credor pode requerer a anulação da venda por fraude ao credor e alcançar o imóvel, mesmo que já na propriedade de outra pessoa.
      Verifique o prazo decadencial (perda do direito) de quatro anos da data da escritura.
      Em alguns casos a simples declaração de que tem conhecimento do apontamento e que assume os riscos pela mesma resolvem e o processo segue normalmente.
      Abçs

  63. Bom dia Azenil!
    Estamos financiando um apartamento pela CAIXA,entregamos toda documentação e a caixa alegou uma pedencia no nome da mae de meu marido, que na certidao de nascimento dele consta o nome dela de solteira e na receita já consta o nome dela de casado. A caixa entao, solcitou que ele apresentasse algum documento que tivesse o nome da mae dele de casado. Accontece que para alterar os documentos, ele tem que alterar a certidão de nascimento dele para que conste o nome da mae dele de casado. No entanto , o cartorio onde ele foi registrado não altera, alegando que ele tem que obter uma petição para que retificar a certidao de nascimento. Não sei como proceder. O que fazer? É comum a Caixa solicitar realmente alteração da certidão de nascimento em virtude de o nome da mae dele agora esta de casado? E sua a mae dele separar? Teremos que alterar novamente?
    Como proceder?

    1. Boa tarde,
      Não é um procedimento comum mas, em tese, a Caixa está correta pois seus dados cadastrais apresentam divergência.
      O nome da mãe é muito utilizado para consultas, assim como a data de nascimento, além do nome e CPF da pessoa.
      Dessa forma, entendo que a retificação deverá ser realizada e não vejo tanta dificuldade assim em praticar o ato, com o requerimento e pagando as devidas custas de cartório.
      Att

  64. Olá boa noite,
    Hoje fui a umas das “agências da casa fácil” que estão ligadas a CEF. Pois bem, pretendo adquiri um financiamento com a opção de compra do terreno e construção. Esse terreno hoje pertence a meu cunhado, e o mesmo está com toda a documentação (IPTU, ESCRITURA) regular. Depois de algumas consultas, a atendente me informou que existia uma restrição referente ao terreno. Pois o antigo dono (antes do meu cunhado) do terreno estava com o CPF no SPC ou SERASA. E que eu só poderia prosseguir se essa pendência fosse quitada. Ou seja, teria que procurar esse antigo proprietário e “exigir” que o mesmo pagasse não sei qual sua dívida para que pudesse conseguir o meu financiamento. Isso procede?
    Desde já agradeço.
    Atenciosamente,
    Kennedy Egidio

    1. Boa noite Kennedy,
      Isso não procede, salvo se existir alguma penhora no lote mas isso a Caixa só iria ter acesso se houvesse apresentação de certidões negativas em relação ao imóvel.
      Oriento que procure outra agência e tente nova avaliação.

  65. Olá Boa tarde.Eu e meu marido entramos com processo para financiamento de um ap. Estamos na fase de espera da resposta do banco. Só q justamente nesse momento, na mesma semana q foi enviado o processo, Meu marido foi demitido. Eu não trabalho fora. Vai ser impossível o banco aprovar ou há uma possibilidade? Já q ele estará coberto pelo seguro desemprego por 5 meses e até lá a chance de arrumar outro emprego é bem grande. Obrigada pelas respostas

    1. Boa noite Clara
      Infelizmente não vejo possibilidade de sucesso uma vez que, com a demissão, provável que a empresa já tenha comunicado à Caixa para efeitos de saque da conta FGTS.
      Assim, em uma simples consulta a Caixa irá constatar a situação atual dele e provável que não aceite apenas cinco meses como garantia de um financiamento de mais de 20 ou 30 anos.
      Abçs

  66. Bom dia! Eu e meu noivo estamos interessados a comprar um apartamento financiado pela caixa no valor de 180 mil nossa renda juntas é de 2.200,00 nosso FGTS juntos da 36.000,00 .
    Será que nós dois consegue a aprovação de financiamento ? E quanto os papéis de documentação de compra e venda ,cartório poderiam ser embutidos nas prestações?

    1. Boa tarde
      A Caixa compromete até 30% da renda do cliente, podendo essa renda compor mais de uma pessoa.
      Pela renda declarada, o máximo que poderia ser comprometido seria algo em torno de R$ 66.000,00
      Esse valor de imóvel de R$ 180.000,00 não é compatível com a sua renda.
      O FGTS é utilizado para abater o valor do imóvel porém você teria que dar de entrada cerca de 120mil para ficar com uma prestação em torno de R$ 660,00
      Abçs

  67. Eu estou a tentar um crédito habitação em que o imóvel pertence ao banco o sr da agencia ja me disse que foi aprovado agora é esperar pelos papeis da aprovação nao me pediram fiadores sera que ainda vão pedir gostaria de saber e se ja aprovaram quere dizer que vou conseguir certo obg

    1. Boa noite,
      Procure verificar se o gerente emitiu a carta de crédito imobiliário.
      Com base nessas informações você terá seis meses para procurar um imóvel que seja adequado a sua renda.
      Esse imóvel deve estar legalizado e compatível com sua carta aprovada
      Abçs

  68. Boa Tarde!
    no inicio do ano me interessei na compra de um apartamento e fui ao meu gerente e pelo meus dados e conta era possível a liberação da carta de credito na caixa economica, não realizei a compra e optei em aguardar mas um pouco. Hoje a minha dúvida é se mesmo com uma carta aprovada em mãos e eu tenha sido desligada do meu trabalho de 15 anos eu posso ainda comprar o imóvel desejado?
    Muito Obrigada

    1. Olá Karolina
      Quando você é desligada de seu trabalho, seu empregador comunica à Caixa seu desligamento para saque/liberaçao do FGTS.
      Assim, mesmo que você tenha a Carta aprovada, que vale por seis meses, em razão do seu desligamento, não conseguirá avançar com a liberação final de sua carta de crédito por falta de garantia.
      Abçs

  69. Amigo, bom dia.

    Estou interessado em fazer um empréstimo com garantia e minha esposa tem algumas dívidas já prescritas, isso pode interferir no empréstimo. Não vou precisar compor renda com ela.

    Obrigado pela ajuda

    1. Boa noite,
      Se o casamento for em comunhão parcial de bens, todos os bens adquiridos na constância do casamento se comunicam e ela fará parte da escritura, inclusive compondo as certidões negativas.
      Vai depender na natureza da dívida, principalmente se for dívidas com Bancos, pode trazer impedimentos ou restrições internas
      Abçs

  70. primeiramente parabéns pelo blog, estou dando entrada na minha casa minha vida no valor de 115.000. eu ganho 1450,00 e minha esposa ganha 1735,00 que somando da 3185,00. fiz uma simulação no site da caixa , apresenta q tenho q da entrada de 9550 q temos de fgts e as parcelas fica 758,00 reais.até ai blz passou, mas a preocupação e gostaria de saber q um financiamento de um veiculo no valor de 534,00 no nome da esposa possa impedir? pois se abater esse valor ainda sobra na soma dos 30 por cento da renda, mas não sei como eles avaliam. a preocupação é que estou prestes a assinar o contrato com imobiliária e caso não de certo tenho uma taxa q tenho q pagar e por isso queria tirar essas duvidas

    1. Olá, grato pelas palavras.
      Se você for casado com comunhão parcial de bens, todos os bens adquiridos de forma onerosa na constância do casamento se comunicam, inclusive o veículo.
      Assim, essa dívida terá que ser abatida.
      Verifique isso com o seu gerente e preste muita atenção antes de assinar o contrato ou assumir compromissos, inclusive com pagamentos pois, se não conseguir o financiamento, você corre o risco de perder o sinal e a imobiliária atribuir a você a culpa pelo insucesso.
      Abçs

  71. Boa tarde! Tenho algumas duvidas, comprei um ap na planta e quero saber se o valor que tenho que pagar (documentação) na entrega pela construtora pode entrar no financiamento? O valor do imovel é de 200 mil minha renda e do meu marido da em media 4.000, o valor pago a construtora durante a obra vai ficar em media 50 mil, eu posso ter problemas no financiamento?

    1. Boa tarde,
      Em regra, a Caixa vincula até 30% do valor da renda, no caso, com 4.000,00 vocês poderão comprometer R$ 1.200,00 da renda, o que equilave a um financiamento de cerca de R$ 120.000,00
      Mas a Caixa tem regras diferenciadas quando o imóvel é novo, primeira locação, e faixas específicas que podem gerar algum benefício.
      Opino que compareça a uma Agência e faça uma consulta direto ao Gerente, que fará uma simulação com base nos valores informados.
      Ressalto que essa simulação ainda não é uma garantia e essa condição somente será sanada quando apresentada a aprovação da carta de crédito.
      Abçs

  72. BOM DIA!

    ESTOU EM PROCESSO DE FINANCIAMENTO COM A CAIXA, O ENGENHEIRO JÁ ESTEVE NA CASA O LAUDO FOI: MUDA A ENTALAÇÕES DE DISJUNTORES,E O GUARDA CORPO DA ESCADA, E A DOCUMENTAÇÃO HABITE-SE , SÓ QUE A CASA NÃO TEM A DOCUMENTAÇÃO HABITE-SE PORQUE JÁ TEM 2 ANOS DE USO E NÃO É O PRIMEIRO DONO , ESSA SITUAÇÃO PODE SER RESOLVIDA? ESSA DOCUMENTAÇÃO DEPENDENTE DO TEMPO QUE A CASA TENHA,E DOCUMENTAÇÃO TEM QUE TER ?

    GRATA,
    JOSILENE ARAUJO

    1. Boa noite,
      Quem concede o Habite-se para o imóvel é a Prefeitura.
      É uma certidão que comprova que o requerente cumpriu todas as exigências legais para poder habitar o imóvel, daí o nome, habite-se, ou seja, pode habitar.
      Verifique junto a Prefeitura local quais são os documentos necessários para abrir processo administrativo de legalização.
      Leve, por ocasião dessa consulta, seu documento de propriedade e o IPTU para que o Técnico da Prefeitura possa te orientar melhor.
      Qualquer esclarecimento a mais é só retornar.
      Abçs

      1. Muito obrigado pelo esclarecimento, então se não tiver essa documentação a casa não pode ser financiada ? independente do tempo que tenha de uso?

      2. Sim, o tempo não implica em aceitação por parte do Município da obra irregular. O que pode acontecer é implicar em certas isenções fiscais em decorrência do período que for constatada a idade do imóvel.
        Sem documentação não será possível o financiamento pois o imóvel será o objeto do contrato e, pela Lei Civil, o objeto tem que ser lícito.
        É a garantia que o credor exige para que, numa possível inadimplência, consiga executar o bem sem maiores complicações.
        Abçs

  73. Boa noite, tudo bem?
    Estou tentando financiar um imóvel cujo proprietário está respondendo a inúmeros processos cíveis no TJ. Depois de solicitar certidão especial cível, para avaliar o teor dos processos, parece que agora a Caixa vai finalmente aprovar o financiamento.

    Minha pergunta é: se a Caixa liberar o financiamento, posso confiar plenamente na avaliação de cada processo feita pela equipe jurídica da Caixa? Quais os riscos que ainda corro, mesmo depois que a Caixa der seu “ok” em relação ao imóvel?

    muito obrigada,
    Carolina

    1. Boa noite,
      Dependendo do contido nas certidões, é possível que o Registro de Imóveis faça exigência de anuência das restrições. Isso quer dizer que você irá declarar o conhecimento sobre possíveis penhoras futuras e assumir o risco do negócio. No mais, não vejo problemas.
      Abçs

  74. Bom dia Azenil, parabéns pelo blog e pela prestação de serviço. Pode me ajudar com uma dúvida? Estou pleiteando o fincanciamento de um imóvel com valor aproximado de R$310 mil, a minha renda somada a da minha esposa é de aproximadamente R$9500, mas utilizamos com frequência o cartão de crédito (que é pago mensalmente em dia) que nesse mês que será feito a avaliação chegou a 30% da nossa renda. Isso pode comprometer a nossa avaliação de crédito? Sou contribuidor do FGTS e pretendo utilizar o sistema pro cotista.
    Obrigado,

    Jonas

    1. Bom dia Jonas,
      Se você paga em dia o cartão e à vista isso pode até ajudar na comprovação do que chamamos de “saúde financeira”.
      O mais correto seria comparecer a uma Agência da Caixa com seus documentos para uma avaliação. Vários fatores irão influenciar nesse processo e muitas vezes simulações pelo sistema do site da Caixa podem nos levar a resultados imprecisos.
      Caso necessite, nossa Empresa é Correspondente Credenciada da Caixa e, se o seu imóvel estiver localizado no Rio de Janeiro, poderemos orientar todo o processo de aprovação.
      Abçs

  75. Boa tarde,queria uma informação tenho emprestimo consignado com a caixa,isso pode comprometer uma venda de um terreno que uma pessoa esta comprando com financiamento caixa(este terreno me pertence).

  76. Boa tarde Azenil, parabéns pelo Blog.
    Tenho um duvida, estou prestes a financiar uma casa e tenho uma pendencia de impostos de um veiculo que vendi a algum tempo atras e não foi transferido para o nome do comprador. Puxei pelo Detran PR e essa moto esta com IPVA e impostos atrasados desde 2010. Isso pode prejudicar meu financiamento ?

    1. Boa tarde Rodrigo
      Esse tipo de dívida não implica em restrição, salvo de o Estado ajuizar ação de execução.
      O que mais vai influenciar na sua aprovação são restrições em SPC – SERASA, Protestos e Dívidas Trabalhistas.
      Irregularidades junto ao seu CPF e Receita Federal também implicam em problemas na aprovação do crédito.
      Abçs

      1. boa noite Azenil tudo bem ?
        Estou com a mesma duvida moro em SP, fiz a venda de um automóvel em 2008 e o comprador agiu de má fé e e não fez a transferencia recebi a carta de acão de execução isso impedo o financiamento pela caixa

  77. Bom dia
    Minha mãe vai financiar um imóvel, só que, só com a renda dela não chega no valor a ser financiado(170mil). Ela pode compor renda comigo que sou filha única, autonoma(MEI),casada e com meu esposo que possui atualmente uma casa financiada?
    Se sim, para financiarmos um imóvel de 170 mil, de quanto teria que ser a nossa renda?
    Agradecida

    1. Boa tarde Lore,
      Você não falou qual o regime de casamento de vocês. Se for comunhão parcial de bens e o imóvel foi adquirido na constância do casamento, esse bem irá se comunicar e a Caixa entenderá que você já possui imóvel.
      De acordo com as novas regras estabelecidas pela Caixa, em alguns casos fica vedado o financiamento quando já se possui um imóvel.
      Para um imóvel de 170mil teria que comprometer cerca de 30% da sua renda, ou seja, teria que ganhar, no total, cerca de 6.000,00 para comprometer 1.800,00
      mas esses parâmetros mudam de acordo com a idade da pessoa, tipo de renda, etc.
      Opino que busque um Correspondente ou uma Agencia da Caixa com todos os documentos em mãos para um esclarecimento mais preciso
      Abçs

      1. Ele adquiriu o bem quando ainda era solteiro, no união é em comunhão parcial de bens, quando casamos ele já tinha adquirido. Mais ele só vai entrar para compor, pq afinal minha mãe é a mais velha, e tbm vamos tentar pelo BB.
        Agradecida

  78. Olá, Bom Dia! meu marido ( união estável) comprou um apartamento na planta com o nome dele. vai ser entregue final do ano. gostariamos de financiar somente no nome dele , porque meu cpf esta com restrição. pode? eles vão saber que tenho uma união estavel com ele?

    1. Boa tarde Alene,
      Essa união é reconhecida? ou vocês “moram juntos”?
      A condição de Estado Civil perante o ato cartorário é ato declaratório, ou seja, a pessoa declara a sua condição de casada, solteira, companheira… e responde por qualquer omissão ou declarações falsas nos termos da Lei.
      Se você estiver como dependente de seu marido na declaração de Imposto de Renda, fatalmente vai comprometer
      Se não houver nenhum vínculo oficial declarado, entendo ser possível mas você e ele correm o risco de responderem civilmente e até criminalmente por informações prestadas fora de uma realidade.
      Abçs

  79. Boa Tarde Azenil. Meu nome é Karina e estou tentando financiar um imóvel novo no valor de 120 mil. Sendo que estou afastada pelo inss por motivo de stress e ansiedade a 5 meses. Meus contra cheques estão vindo no valor de 1.223,00 e presto serviços informalmente de técnico de enfermagem a mais ou menos uns dois anos recebendo 400,00 por mês. Faço movimentações bancarias (poupança da caixa) todo mês no valor de 800,00 e pago um aluguel no valor de 440,00, não faço movimentação de cartão de crédito pois gosto de pagar minhas dividas tudo a vista. Dei entrada na caixa no dia 2/10 e a gerente devolveu o processo dizendo que provavelmente não daria certo pois soa incoerente eu está afastada recebendo auxilio doença e esta trabalhando informalmente em outra atribuição. Minha carteira esta registrada em um call center e precisei me afastar por stress devido sobrecarga de função e assédio moral. Já aleguei isso que estou afastada do call center e não do mundo. Ela aceitou o processo novamente depois de conversar comigo porém até o presente momento não me deu nenhuma resposta. Minha dúvida é um seguinte: A caixa pode não aceitar minha complementação de renda por esse motivo ou isso depende de cada ” gerente “? O tempo esta se passando e estou sem saber com agir.
    Desde já agradeço pela atenção!

    1. Boa tarde Karina
      De certa forma o gerente está tomando todos os cuidados necessários para garantir a continuidade da alienação.
      Mas cada um tem critério diferenciado. Algumas restrições passadas podem indicar que você jé teve problemas com pagamentos e isso dificultar sua aprovação, ainda que hoje esteja com seu nome sem restrições.
      A poupança não é considerada como renda. Movimentação bancária devem ser feitas em sua conta corrente, se houver.
      Lembre-se que estamos falando de um financiamento de cerca de 20 anos ou mais e essa sua condição de estresse e ansiedade podem mudar a qualquer momento.
      Respondendo objetivamente a sua pergunta, a Caixa pode sim não aceitar sua complementação caso não fique configurada a segurança para a alienação.
      Abçs

  80. Boa tarde,
    Tenho uma duvida fui demitida recentemente no meio do processo de financiamento pelo banco do Brasil. Foi tudo aprovado só falta a emissão do contrato!
    Mais os bancos estão de greve e minha rescisão já é para sexta dia 23!
    Já dei uma entrada de trinta mil e irei usar o fgts de entrada!
    Como posso proceder? Posso perder o financiamento? A moça do despachante me disse que
    o banco não irá me pedir mais holerite!
    Obrigada
    Karina

    1. Olá Karina,
      O problema é que, com o seu desligamento da empresa, provável que o RH já tenha feito a comunicação do seu desligamento e isso poderá prejudicar seu financiamento.
      Mesmo que não peçam mais o seu holerite estará no sistema do FGTS que você foi demitida e assim entendo que seu financiamento não prosseguirá.
      Abçs

  81. Prezado Azenil, a liberação do financiamento bancário se dá em qual momento? 1. quando a CEF deposita o valor na conta do vendedor logo após a assinatura do contrato definanciamento, ou; 2.quando a CEF permite que o vendedor movimente o dinheiro depositado em sua conta (após retorno do Registro imóveis da matrícula atualizada com o averbamento da compra). Grata pela atenção, Cristina

    1. Boa noite
      O financiamento se dá no momento em que as partes assinam o Instrumento Particular, que tem força de Escritura Pública, junto à Caixa Econômica Federal. A partir dessa data, trinta dias após o cliente já começa a pagar a parcela do financiamento, independente de estar o contrato registrado ou não.
      A efetiva transferência da propriedade em favor da Caixa se dá com o devido registro do Instrumento particular junto ao Registro de Imóveis, momento em que, de posse da Certidão de Ônus reais com a devida averbação, o gerente faz a liberação do valor vinculado ao financiamento para uso livre do vendedor.
      Em alguns casos o cliente chega a pagar duas ou mais prestações em razão das exigências e prazos do Registro.
      Abçs

  82. Olá,estou no processo de financiamento pela CEF assinei com a construtora dia 13/08 dia 21/09 recebe um email 21/09 falando os valores que eu ter que pagar de ITBI e etc, no mesmo e mail falando que a previsão para finalizar esse processo seria 23/10 pq estava faltando o engenheiro avaliar o imóvel até hoje não tive retorno,gostaria de saber se o engenheiro leva mais de 3o dias para avaliar um imóvel? Se o banco pré aprovou e gerado pra min um número pra que eu possa acompanha no site da CEF,por se tratar do primeiro imóvel e ser novo quais os descontos eu tenho direito? Obg!!!!!

    1. Boa tarde Elienai.
      Como primeiro imóvel você terá descontos nas taxas de Registro de Imóveis
      O prazo para avaliação do Engenheiro é de quatro dias, ressaltando que a Caixa está em greve assim como demais bancos e isso pode ter prejudicado o seu financiamento. Pelo noticiário a situação deve regularizar nessa terça feira.
      Acredito que com a suspensão da greve seu financiamento deve caminhar
      Abçs

      1. Ola boa noite, eu e meu namorado estamos tentando financiar uma casa,pelo programa minha casa minha vida, gostaria de saber se ter conta parcelada no cartão de credito impede na aprovação do financiamento?

      2. Olá,
        Não impede, desde que você tenha lastro suficiente para arcar com o financiamento, ou seja, o que não estiver comprometido com o cartão de crédito deve suprir as condições para se obter o financiamento
        Abçs

  83. Olá Azenil boa tarde, parabéns pelo blog gostei muito..
    Minha duvida seria se a consulta de restrições da caixa é feita já na hora de apresentar a documentação para análise previa ou apenas no momento da entrada do processo com a documentação do imóvel ? pois eu e minha esposa estamos interessados em um apto que está em inicio de obras,já tenho o valor da entrada e condições de manter a parcela dentro dos 30% mas já tive dividas no spc/serasa com os bancos Itau Bradesco e Banco do Brasil, já pagas e negociadas em 2012, apenas uma pendencia com o carrefour que caducou em 2014. E minha esposa tem um processo contra o inss sobre acidente de trabalho, isso pode complicar tb nosso financiamento ? somos casados em regime parcial de bens desde 2013 e minhas pendencias bancarias foram em 2009, foram dividas baixas mas por ficar desempregado na época nao consegui pagar.

    1. Olá, grato pelas palavras
      Alguns bancos mantem cadastros com restrições internas e, mesmo quando não aparecem restrições em SPC/SERASA. o banco nega o crédito alegando políticas internas.
      Somente em uma análise atual poderá ter a certeza do crédito.
      As restrições na Caixa aparecerão logo no ato da apresentação
      Abçs

  84. Olá estou em andamento com um financiamento no BB e na Cheklist me pediram uma Declaração, firmada sob as penas da Lei, ou Cláusula contratual de mesmo teor, de que não é titular de imóvel nas condições impeditivas. Gostaria de um modelo.

    1. Olá Hellem,
      Se o banco não forneceu modelo, basta uma declaração simples no mesmo teor que você relatou.

      EU, Hellem…. brasileira, casada, portadora da identidade…. CPF…. profissão, declara para os devidos fins, em especial para fazer prova junto ao Banco de Brasil, sob as penas da Lei ou Cláusula contratual de mesmo teor, que não sou titular de imóvel nas condições impeditivas.

      Data …/…../……

      Assinatura

      Acredito que esse modelo deve atender sua solicitação

      Abçs

  85. Bom dia!
    Parabéns pelos posts.
    Esclarece muitas dúvidas.

    Gostaria de saber,apos assinarmos o contrato na Caixa,quando poderemos ir de fato para a casa, e a conta que a Caixa abre em nosso nome é cobrada alguma tarifa de manutencao? É obrigatorio ficar com servicos oferecidos? Cheque, cartao de credito…?
    Estou na fase de assinar os papaeis na caixa e gostaria de saber se e oferecido algum seguro ou outro servico, mas que NAO é obrigatorio voce adquirir?
    Muito Obrigada!

    1. Boa tarde, grato pelas palavras
      Em regra, o único seguro que a Caixa exige é o seguro de vida para garantia do financiamento em caso de falecimento.
      Ressalto que a Caixa é banco, vive de serviços e de emprestar dinheiro. Quanto mais relacionamento com o banco você tiver, mais vantagens em relação a taxas de juros e empréstimos você terá.
      O código de defesa do consumidor veda expressamente o que chamamos de “venda casada”, porém, essa não adesão pode levar a uma variação na taxa de juros que será cobrada.
      Assim, não é legal exigirem que você aceite todos esses serviços mas é provável que essa não aceitação te leve a taxas de juros sem descontos.
      Abçs

  86. Tenho uma pendência financeira, mais tenho mais de seis anos de carteira assinada na mesma empresa, tenho um ganho mensal se 859$ poderia solicitar uma carta de financiamento para um imóvel?

  87. Oi, gostaria muito que você me informasse se eu, que sou casada com união estável, posso comprar um imóvel financiado SEM comprovar essa união? Pois, devido a renda dele, se eu comprovar, o imóvel saí muito caro. Aguardo sua resposta. Desde já obrigada.

    1. Boa noite
      A declaração de estado civil é ato pessoal da parte interessada mas se você omitir pode comprometer e até mesmo anular o financiamento.
      Se omitir, o agente financeiro somente irá saber se você tiver contrato de união estável registrado em cartório.
      Se não tiver, a declaração é de sua total responsabilidade
      Abçs

  88. Boa noite,
    Tenho um apartamento financiado pela CEF com um saldo devedor de R$ 97.000,00.
    Estou vendendo o imovel com um valor de R$ 110.000,00 de entrada e o comprador irá transferir esse contrato de financiamento para o nome dele.
    Minha dúvida é o seguinte: eu (vendedor) estou com algumas restriçoes junto ao Serasa. Isso pode impedir a transferencia do contrato para o comprador?
    Agradeço a atençao.

    1. Boa tarde,
      Essa restrição pode ser impeditivo da transferência pois pode, em tese, caracterizar fraude ao credor, ou seja, como se você estivesse se desfazendo de seus bens para fugir da obrigação de pagar uma dívida.
      Assim, provável que você tenha problemas na venda mas isso depende da natureza da dívida.
      abçs

  89. Bom dia,
    Pretendo financiar um apartamento pela caixa e, recentemente, sanei todas as pendencias que haviam no meu CPF. Isso será alguma empecilho na negociação? O que exatamente a Caixa consulta para aprovar?

    1. Em tese não..
      A Caixa irá verificar sua situação atual mas restrições no próprio banco, por exemplo, uma dívida com a Caixa, pode levar a restrições internas e a Caixa alegar que você não apresenta o perfil desejado. Isso é uma forma que eles adotam para não concederam créditos a pessoas com histórico de inadimplência.
      Abçs

  90. Olá tenho uma grande dúvida , eu já tinha uma avaliação de crédito em uma construtora e acabei rescindindo contrato com ela devido atraso nas obras , logo em seguida estou fechando com outra construtora, mas tenho que aguardar vencer a avaliação anterior para que a nova construtora que eu estou fechando negócio entre com sua avaliação , mas acabo de ser despedido do meu trabalho , corro o risco de ter o financiamento reprovado ??

    1. Sim. com a demissão é feita a comunicação do seu desligamento para fins de FGTS. Sendo assim, irá aparecer sua condição de desligado de empresa e terá que comprovar a saúde econômica e condições de pagamento do financiamento de outra forma.
      Abçs

  91. Boa Noite azenil tudo bem ? Adorei seu blog é muito instrutivo. Parabéns.
    Minha duvida seria sobre a comprovação da renda familiar, estou desempregada no momento mas recebo um beneficio do inss e meu esposo trabalha com carteira assinada, porem sou a mais velha. Então gostaria de saber se é aceito meu beneficio do inss como minha renda mensal junto a caixa, mesmo eu estando sem registro em carteira no momento? Muito obrigado pela atenção. até breve.

    1. Boa tarde, grato pelas palavras.
      Dependendo da natureza do benefício, pode ser temporário e a Caixa não irá considerar.
      O que você pode fazer é abrir uma conta corrente na Caixa e todo mês depositar esse benefício lá.
      Depois de 6 meses declara essa renda como renda informal e poderá juntar com a renda de seu marido para melhor avaliação
      Abçs

      1. Olá azenil, boa noite. Vi um imóvel a por financiamento direcionado em um site e entrei em contato pedindo maiores informações ee eles me pediram pra entrar em contato com uma consultora. Entrei em contato e me informaram que é junto com a caixa e serve pra autônomos e negativa dos. Isso realmente prossede ou pode ser armação? Porque sempre vejo que o bancofaz uma analisezanalise e por qualquer restriçãozinha que seja, eles negam.
        Obrigada desde já, Amanda.

      2. A Caixa não financia imóvel para quem tem restrições no CPF ou negativados. O próprio sistema da Caixa trava e nem o gerente pode conceder o financiamento. Todo cuidado é pouco. Verifique no site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a procedência da Empresa, verifique a ocorrência, pelo nome, de processos ou reclamações Judiciais.
        É o melhor caminho
        Abçs

      3. Boa tarde Azenil,, muito grata pela atenção,, meu beneficio é de acidente de trabalho cod 94 definitivo até a minha aposentadoria pois futuramente não vou poder conciliar os dois e ele passara a fazer parte integrante da aposentadoria,, já tenho conta na caixa e meu beneficio é creditado direto na minha CC da Caixa, você acha melhor eu destinar esse beneficio a outro banco e apenas depositar na CEF para ser uma renda informal ? Muito Obrigado mesmo azenil.
        tenha uma ótima semana.

      1. A movimentação bancária serve para comprovar a renda no caso de autônomo. O ideal seria que cada entrada fosse bem próximo das datas mensais, como por exemplo, próximo ao dia 10 recebimentos médios de 3.000 reais. Mas pode ter entradas variadas durante o mês que o gerente irá fazer a composição.
        Abçs

  92. Boa noite Azenil, preciso que esclareça-me uma duvida, o financiamento para construção no meu próprio terreno pode vir negado por minha cônjuge ter a carteira recém assinada mesmo eu sendo aposentado e ter boa renda.
    É obrigado por minha cônjuge para compor renda.
    abraços.

    1. Boa noite.
      Pode sim. O fato de ter a carteira recém assinada pode ser desconsiderado na aprovação do crédito e, caso sua renda de aposentado não supra a operação, terá o financiamento negado
      Att

  93. azenil,boa tarde
    pretendo negociar um apartamento novo ainda na planta pela construtora no valor de r$ 190 mil
    tenho o seguinte perfil: junção da minha renda formal com 3 anos de registro em carteira no valor de r$ 1688,00, com a renda formal da minha namorada no valor de 2406,00 totalizando uma renda total bruta de r$ 4094,00 ela e professora funcionaria publica e correntista na caixa econômica ha 3 anos,sendo ela a principal compradora, eu tenho 31 anos e ela 32 anos.
    temos 19.000 total de FGTS 7.000 meu e 12.000 do FGTS dela.
    tenho um credito consignado no valor de 383,00 descontado em folha e ainda faltam 30 parcelas.
    a cerca de 1 mês atras eu estava negativado no spc,serasa e banco central devido 7 cheques que tive devolvidos paguei toda a divida a cerca de 15 dias e já devolvi os cheques no banco pagando as taxas do banco central e tudo mais,minha namorada também esta pagando um acordo de cartão de credito junto a porto seguros e também a 1 mês atras pagou a fatura do cartão de credito da caixa com atraso,enfim não devemos nada na praça no momento mais as regularizações das dividas foram feitas ha 15 dias atras.
    pretendo da entrada no financiamento daqui uns 20 dias.
    corro o risco de ter o financiamento negado? por conta deste histórico de dividas com cheques e cartões que pagamentos recentemente?

    1. Boa tarde Jose,
      A caixa econômica e todos os demais bancos não fazem análise de crédito somente no status atual
      É levado em conta o histórico do cliente para avaliar os riscos da operação. Sendo assim, pelo seu histórico é provável que apareça seu crédito como “condicionado”,ou seja, dependerá da análise e aceitação do gerente, para poder prosseguir, principalmente em razão do cartão de crédito da Caixa em atraso.
      Abçs

      1. azenil boa tarde,
        muito obrigado pela sua resposta anterior,no porem surgiram mais duas duvidas,no caso da escritura e possível sair no meu nome e da minha noiva,tendo em vista que ainda não estamos casados?
        aprovando meu financiamento tenho quantos dias para solicitar a escritura com a caixa?
        a taxa de evolução de obra cobrada pela construtora e uma taxa legal?
        ouvi falar que e uma taxa ilegal pois possui juros abusivos e o valor das parcelas tendem a subir muito ate o termino da obra chegando as ultimas parcelas ate 2% do imóvel.
        esta informação procede?

      2. Sim, é possível. Não há necessidade de relacionamento ou grau de parentesco para aquisição do imóvel.
        Após a aprovação do crédito, que é apenas uma etapa, temos a apresentação de certidões negativas e avaliação do imóvel. O tempo para escritura dependerá desses fatores entre outros.
        A taxa de evolução é ilegal e já temos Jurisprudência nesse sentido.

  94. Olá Azenil, boa noite. Estou interessada em 2 imoveis que vi no site da caixa. Porém um que mais me interessa esta no status de licitação e o outro com status de venda direta e ambos estão ocupados (por outros).
    Minha dúvida é o seguinte, não sei muito bem como funciona essa questão de licitação. Mas gostaria de saber se caso eu tente compra, terei algum problema por ele estar com status de licitação?
    E também de estar ocupado?
    Boa noite e desde já um Feliz Ano Novo.

  95. Olá Azenil. Já quitei meu apartamento com a Caixa porém não estou com o RGI, e não me lembro se deixei na Caixa … Quando faço o emprestimo tenho que deixar o RGI original na Caixa, certo?

    1. Sim…. mas ele só vale em determinadas ações por 30 dias.
      Basta tirar uma novo, custa cerca de 90 reais e sai em cinco dias.
      Após a quitação, é necessário averbar no Registro a Baixa da Alienação apresentando o comprovante de quitação emitido pela Caixa e pagando as devidas custas de Cartório
      Abçs

  96. Ola Azenil, bom dia
    Vou entrar com documentação para ver se consigo comprar minha casa propria, porem, meu esposo tem restrição junto a pref. por conta da antiga empresa que ele tinha, alem disso, no antigo divorcio dele, a parte que lhe cabia de um terreno ficou documentada que ele passou para os 2 filhos, porem ate hoje os filhos e a ex esposa ainda nao foram ao cartorio validar.
    Pode me auxiliar informando ate onde isso implica na compra do imovel?
    Obrigada

    1. Boa tarde,
      O fato de constar imóvel no nome dele pode afetar a taxa de juros, aumentando assim seus encargos no financiamento.
      O fato de estar com restrições pode, na análise de crédito, impedir que o financiamento seja aprovado.
      Abçs

  97. Boa tarde Azenil, estou preparando a documentação para financiar a construção da minha casa, toda a documentação já foi separada, porém recebemos a informação que a Caixa não aceita mais Decore para o financiamento, essa informação esta correta? Existe outra forma de comprovação, uma vez q a última declaração de imposto de renda foi declarado como isento?

    1. A comprovação mais firme além do contra cheques é a declaração anual de imposto de renda. A declaração de isento entra em contradição com qualquer outra informação contrária no sentido de renda a mais.
      Verifique com seu contador a possibilidade de uma declaração retificadora, pagando o DARF correspondente mas antes de pagar qualquer coisa busque a orientação de pelo menos dois gerentes distintos para confirmar se tal procedimento será admitido. Muitas vezes a aprovação de crédito depende do aval do gerente que irá analisar a capacidade econômica do cliente e sua real possibilidade de bancar o financiamento por longo período.
      Abçs e boa sorte

  98. Olá, Boa tarde, tenho uma dúvida se puder me ajudar, serei grata… Dei entrada no financiamento da caixa de um apartamento, o imóvel está no nome do vendedor com tudo quitado e toda documentação exigida no cheque list já foi entregue, entretanto, a caixa está exigindo agora quase no finzinho do processo documentação, como, certidões da empresa que vendeu o imóvel para o vendedor atual. Nós enquanto compradores estranhamos essas exigências, eles alegam ser necessário pois o imóvel foi passado para o nome do atual proprietário recentemente. Isso é comum? Caso a empresa não esteja Ok pode trazer implicação ou impedimento para a continuidade do processo?

    1. A exigência decorre do prazo de anulação de contratos de natureza de compra e venda. Sendo uma venda recente, a mesma pode ser anulada caso exista alguma ação de execução ou penhora em face da empresa então proprietária.
      É uma segurança no processo de alienação muito comum em transações dessa natureza.
      Só vejo risco se existir algum gravame ou processo de execução/penhora contra a antiga proprietária.
      Abçs

  99. Boa noite Azenil, possuo uma união estável registrada em cartório e eu e minha companheira somos funcionários públicos. Sou obrigado a compor renda com ela caso queira fazer um financiamento de um imóvel. Só com minha renda posso utilizar a carta FGTS, já somando com a renda da minha esposa automaticamente caio na carta SBPE. Como o imóvel em questão custa cerca de 80 mil reais, não consigo financiamento pela carta SBPE, confere? Somos do Rio de Janeiro-RJ. Desde já, grato!

    1. SIM, confere. Com a união estável, todos os bens adquiridos na constância da relação se comunicam.
      A situação de Estado Civil é ato declaratório da parte interessada. Se você omitir a união estável conseguirá a utilização do FGTS mas isso poderá trazer sérios problemas, inclusive de ordem criminal.
      Abçs

  100. azenil boa tarde! comprei um apartamento avaloado pela construtora no valor de R$ 210.950,00,
    a construtora que se comprometeu de realizar os tramites para a aquisição da escritura no dia de assinar o financiamento com a caixa.
    a construtora me cobra um valor aproximado de R$ 5.000,00 para aquisição da escritura porem segundo a Lei nº 11.977/2009, através do parágrafo único, do artigo 43 prevê o seguinte:
    “Parágrafo único. As custas e emolumentos de que trata o caput, no âmbito do PMCMV, serão reduzidos em:

    II – 90% (noventa por cento), quando os imóveis residenciais forem destinados a beneficiário com renda familiar mensal superior a 3 (três) e igual ou inferior a 6 (seis) salários mínimos.”

    ou seja me enquadro dentro desta lei pois eu e minha namorada temos uma renda comprovada entre 3 e 6 salários mínimos,compramos o imóvel financiado pela caixa e se trata do nosso primeiro imóvel,e o imóvel e em sao paulo,
    acha que realmente conseguiremos este desconto no valor total da escritura?
    obrigado!

    segue abaixo a fonte do artigo encontrado.

    http://mercadanteadvocacia.com/artigo

  101. Boa tarde!
    Por favor me tire uma dúvida…Eu e meu esposo estamos financiando um imóvel pelo Bradesco (aproximadamente 40% do valor do imóvel). Nosso crédito já foi aprovado e está em processo de avaliação do imóvel pelo Engenheiro.
    Minha dúvida é a seguinte… sou fichada há um ano em um emprego, porém fui convocada para assumir uma vaga em concurso público, então teria que pedir a saída do meu emprego atual.
    Gostaria de saber se no final do processo (por exemplo na análise jurídica) é realizada novamente avaliação de crédito dos compradores… pois se eu estiver cumprindo aviso ou tiver pedido saída do emprego, ainda podemos perder o financiamento? Ou uma vez aprovado o crédito e todo os trâmites estiverem ok dentro dos 90 dias(como a avaliação do imóvel, dos vendedores e análise jurídica), não é feito nova análise de crédito antes da assinatura do contrato?
    Se puder me ajudar agradeço!

    1. Boa noite
      Quando você se desliga da empresa é feito comunicado para apuração e saque do FGTS, se for o caso. Assim, você estará sem garantia para assumir financiamento.
      Por outro lado, assumindo vaga em concurso público, dependendo do cargo, ocorrendo a estabilidade seria um ponto favorável.
      Pode até ocorrer outra análise de crédito mas não é comum.
      Abçs

  102. Olá, por favor me tire uma dúvida…Eu e meu esposo estamos financiando um imóvel pelo Bradesco. Nosso crédito já foi aprovado e está em processo de avaliação do imóvel pelo Engenheiro.
    Minha dúvida é a seguinte… sou fichada há um ano em um emprego, porém fui convocada para assumir uma vaga em concurso público, então teria que pedir a saída do meu emprego atual.
    Gostaria de saber se no final do processo (por exemplo na análise jurídica) é realizada novamente avaliação de crédito dos compradores… pois se eu estiver cumprindo aviso ou tiver pedido saída do emprego, ainda podemos perder o financiamento? Ou uma vez aprovado o crédito e todo os trâmites estiverem ok dentros dos 90 dias, não é feito nova análise de crédito antes da assinatura do contrato?
    Se puder me ajudar agradeço!

  103. Bom dia Azenil, suas respostas tem meu ajudado muito.
    Gostaria de tirar uma dúvida:
    Em 2015 dei entrada na caixa com os docs para o financiamento mcmv, porém expirou em Janeiro.
    Quero dar nova entrada, mas agora com as novas regras.
    Tenho renda formal e informal, totalizando o minimo de 1800,00 exigidos. O problema é que fiz união estável este ano. Estou com medo de dar nova entrada com os docs dizendo que tenho união estavel e lá no banco meu cadastro antigo dizer que estou solteiro, isso poderia causar uma resistencia do banco liberar o financiamento para mim? Fui recomendado a aguardar 6 meses para alterar a documentação no banco, porem tenho pressa para comprar o terreno e construir. O que você recomenda?

    1. Boa tarde Felipe.
      Em seis meses sua carta de crédito perde a validade e tem que ser reavaliada.
      A declaração de Estado Civil é o que chamamos ato declaratório. Você declara para produzir efeitos jurídicos.
      A união estável se caracteriza, entre outras coisas, pelo fato de duas pessoas se unirem com o intuito de formar uma família. Pode ser formalizada expressamente por ato em cartório ou tacitamente através de cartões bancários comuns, comprovantes de residência em comum, etc.
      Quando o ato é formalizado, para sua extinção é necessária a dissolução da união.
      Se a pressa é grande, você pode tentar manter o cadastro antigo sem alteração, até mesmo em razão de sua união ser nova.
      Apenas tenha o cuidado caso sua companheira tenha renda muito superior ao limite do MCMV para não caracterizar uma possível fraude.
      Abçs

  104. Azenil, por gentileza me da um socorro aqui!!
    sou funcionário público e minha noiva tbm é funcionária publica !! ou seja os dois tem um emprego de forma estavel efetiva!! pagamos a entrada para a imobiliaria, de 15 mil, a casa custa 145.000 a caixa vai finaciar cerca de 90%!! Fizemos o processo na caixa a 20 dias e estamos esperando a resposta do banco pra realizar nosso sonho da casa própria!! antes de comecarmos o processo, eu tinha 2 restriçoes no nome , PAGUEI TODAS! E MEU NOME ESTÁ LIMPO!
    Nossas rendas somam 3600 reais! gostaria de saber:
    1- em quanto tempo a caixa responde?
    2- a consulta a restricoes é somente feita no inicio, pra rodar o processo?
    3- qual é a possibilidade de conseguirmos?
    4-existe a possibilidade de acompanharmos o processo?
    5-o banco leva em conta o fato de trabalharmos pro Estado?

    1. Em média, o gerente analisa o crédito em cerca de no máximo uma semana.
      A consulta é feita no início mas no ato da assinatura do contrato e posterior ato de registro é necessário apresentar certidões e, se o intervalo de tempo for muito grande, o gerente pode avaliar antes para constatar a garantia.
      A estabilidade é levada em conta sim e é um grande ponto a seu favor.
      O ideal era que a imobiliária ou um Correspondente da Caixa te acompanhasse na aprovação do crédito para melhor e mais rápido resultado.
      Pesquise os valores desse serviço pois muitas vezes é melhor pagar um pequeno percentual e ter a eficácia do resultado do que tentar andar por caminhos que não conhece.
      Abçs

  105. Azenil, Boa noite!! queria um socorro seu! eu e minha noiva estamos esperando a resposta da CEF para aprovar nosso financiamento de um imóvel no valor de 145.000! ja pagamos a entrada no valor de 15.000! Eu e minha noiva trabalhamos pro estado!! somos funcionários públicos efetivos! estamos a 22 dias aguardando a resposta da caixa! antes de iniciar o processo eu tinha 2 restriçoes no meu nome pois tinha um emprego ruim antes,assim que melhorou eu PAGUEI E FORAM SANADAS!! ESTOU COM NOME LIMPO!! Com base nessas informaçoes eu gostaria de saber:
    1 qual é a possibilidade de eu conseguir o financiamento?
    2-quanto tempo a caixa demora pra chamar pra assinar o contrato?
    3- O fato de sermos servidores, ajuda no processo?
    4-A consulta à rstriçoes somente é feita no inicio do processo pra girar o processo?

  106. azenil boa tarde! comprei um apartamento avaloado pela construtora no valor de R$ 210.950,00,
    a construtora que se comprometeu de realizar os tramites para a aquisição da escritura no dia de assinar o financiamento com a caixa.
    a construtora me cobra um valor aproximado de R$ 5.000,00 para aquisição da escritura porem segundo a Lei nº 11.977/2009, através do parágrafo único, do artigo 43 prevê o seguinte:
    “Parágrafo único. As custas e emolumentos de que trata o caput, no âmbito do PMCMV, serão reduzidos em:

    II – 90% (noventa por cento), quando os imóveis residenciais forem destinados a beneficiário com renda familiar mensal superior a 3 (três) e igual ou inferior a 6 (seis) salários mínimos.”

    ou seja me enquadro dentro desta lei pois eu e minha namorada temos uma renda comprovada entre 3 e 6 salários mínimos,compramos o imóvel financiado pela caixa e se trata do nosso primeiro imóvel,e o imóvel e em sao paulo,
    acha que realmente conseguiremos este desconto no valor total da escritura?
    obrigado!

  107. Bom dia!
    Meu caso é meio complicado… meu pai tem um terreno em usofruto com minha tia e meu avô (que é o real dono), o terreno possui duas casas com IPTU independente, a do meu vô e a do meu pai, visto que a casa do meu pai fica com ele e a casa do meu vô vai ficar com minha tia, nós estamos com um projeto de fazer 2 geminados no terreno da casa do meu pai, eu quero fazer um e meus pais vão construir o outro, pois o terreno é grande e em local nobre e para tal gostaria de fazer um financiamento para construção junto a CEF. As minhas dúvidas são as seguintes:
    1- Existe a possibilidade de fazermos um financiamento com o terreno em uso fruto? O que deve ser feito para o financiamento ser viável em caso negativo?
    2 – Vamos demolir a casa dos meus pais, precisa de mais alguma documentação?
    3 – Posso utilizar meu FGTS e o do meu marido para a entrada na construção?
    4 – O financiamento contempla os valores de taxas (caso precisarmos fazer averbação, escritura dos terrenos visto que vamos dividir a parte do terreno do meu pai em duas partes)? Ou essas taxas de averbação e etc vão ter de ser pagas a vista sem fazer parte do financiamento?
    Eu pretendo fazer um empréstimo pela CEF pelo minha casa minha vida de R$100.000,00 para construir, minha renda e do meu marido gira em torno de R$4.000,00 não temos nenhum financiamento atualmente em nosso nome, tanto eu quanto meu marido já financiamos carros e sempre foram pagos corretamente até quitar o financiamento.
    5 – Se for o caso, meu pai consegue fazer um financiamento na caixa juntando a minha renda e a do meu marido, para construir os dois geminados no nome dele? Nesse caso a renda passaria para R$6.000,00 e o valor do empréstimo para R$200.000,00.

    Agradeço desde já…

    1. 1- Não. O terreno ou imóvel em usufruto dá direito ao uso e não a alienação. Assim, não pode ser obtejo de garantia. Para tanto, deverá promover a renúncia do usufruto caso o real proprietário esteja vivo ou a extinção, no caso de morte.
      2- Para o ato de demolição é necessário a licença Municipal. De posse do IPTU e Escritura com RI comparecer na Prefeitura e requerer a devida licença
      3- Não. O Sistema de FGTS obedece as regras de financiamento imobiliário e para cumprir a regra o imóvel deve estar livre e desempedido, o que não é o caso em razão do usufruto.
      4- O financiamento não será possível conforme já respondido
      5- idem ao 4.
      Ressalto que é necessário antes de tudo que a parte de seu pai esteja devidamente fracionada para que toda alienação recaia apenas sobre a sua parte e não sobre a totalidade que não lhe pertence.
      Abçs

  108. ola azenil!eu e meu esposo estamos estamos no processo de financiamento pela CEF ,so que meu nome estar negativo,só que nao trabalho so ele isso tem algum problema?

  109. Boa tarde, gostaria de uma orientação, dei entrada no RGI e caiu em exigencia com o seguinte item: declaracao dos compradores com firma reconhecida no Municipio do Rio de Janeiro, informando ter ciencia e aceitar os apontamentos constantes nas certidoes da vendedora BROOKFIELD RIO DE JANEIRO EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA.
    Como faço? Tem algum modelo?

    1. Boa tarde,
      Provavelmente essa empresa tem várias ações de cobrança e execução. Tendo em vista que o Código Civil prevê prazos para anulação de contratos e o imóvel que você está adquirindo pode vir a ser objeto de penhora para saldar o pagamento do credor da Broolfield, o Registro solicita essa declaração, no qual você irá declarar que tem ciência e aceita o risco.
      Basta declarar exatamente o que você escreveu, assinar e reconhecer firma, não sendo necessário nenhum modelo pronto
      Abçs

  110. Ola uma pergunta tenho um empréstimo na caixa falta 20 parcelas pra acabar
    Estou tentando financiar um apartamento qie só começou a pagar daqui 2 anos
    Bem o emprestimo e o financiamento nao vao coencidir
    Gostaria de saber se mesmo assim corro risco de ser negado

  111. boa noite azenil hje estou aki não mais para tirar minhas duvidas relacionada ao financiamento da casa ,mas sim te agradecer por tdos seus esclarecimento que te perguntei a respeito do financiamento e te dizer que seguir suas orientações e sair favorecido conseguir efetuar minha compra da minha casa muito obrigado que DEUS TE ABENÇOE SEMPRE ABRAÇO! PARABENS PELO SEU TRABALHO.

  112. Boa tarde Azenil
    Efetuei a compra de um apartamento na cidade de contagem mg no valor de 154,000 já tenho todos os valores referentes a itbi, rgi e despachantes mas fiquei sabendo que existe uma taxa a pagar a caixa no ato da assinatura do contrato referente a lavratura do instrumento. Pode me informar de quanto será essa taxa já. Que.o imóvel se enquadra no mvmv.

    1. Boa tarde,
      O valor depende do valor do imóvel. O instrumento particular assinado junto à Caixa Econômica tem força de escritura pública, sendo uma das exceções para a transferência de imóveis que não seja por instrumento público
      Os valores podem variar de R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00 dependendo do valor do imóvel.
      Normalmente a Caixa acaba cobrando também valores de seguros e outros acessórios, tipo adesão a cartões de crédito, seguro de vida, etc.
      Veja o que é realmente interessante e necessário para não ficar com uma prestação muito alta.
      Abçs

  113. Boa tarde, estou iniciando um financiamento e não sou casada no papel, só que declaro a pessoa que moro no imposto de renda, ele não tem renda fixa, isso seria um problema?

  114. oi, estou tentando financiar uma casa no valor de 120 mil, trabalho de carteira assinada, meu salario base é 1530, mas o bruto fica 1.700 à 2.000, porem eu estava com o nome sujo e quitei tudo, nos registros de spc , serasa e ccf, mas a 6 anos atras minha mãe fez o mei( micro empreendedor individual) pra mim empresa ja foi fechada a muito tempo, e nunca dei baixa no mei e tmb nunca paguei os boletos, então puxei no cnpj e apareceu nada consta, mesmo assim , eu posso me prejudicar na hora de financi minha casa??? sendo que vou financiar pelo cpf, nao pelo cnpj

    1. Boa tarde,
      Seu CPF fica vinculado ao CNPJ. Se ocorrer uma execução contra sua empresa, provável que seu CPF acuse restrições. Restou saber se a empresa foi fechada ou simplesmente encerrou suas atividades, pois a obrigação de declarar, mesmo que como inativo, pode gerar multas ou restrições.
      Att

  115. Boa Noite.
    Dei entrada em um financiamento junto a caixa, sou funcionaria publica, 6 anos de conta corrente e conta salario, cheque especial.Porém a 3 anos tive uma pendencia de cartão de crédito que foi paga posteriormente com valor descontado para quitação.Tenho chances de ter o financiamento aprovado? Desde já obrigada!

    1. Boa tarde.
      Tem sim ,principalmente se o seu cartão tiver algum vínculo com o banco em que está pretendendo o financiamento.
      Mesmo estando com o nome atualmente sem restrições é possível alcançar um histórico passado e o banco optar pela não concessão do financiamento em razão do perfil do cliente
      Abçs

  116. Ola Bom dia Azenil queria tirar uma dúvida, moro no Japão a trabalho,e estou querendo financiar um imóvel na minha volta ao Brasil .Como faço em questão as documentação de compravantes de Renda ,Holerite?

    1. Boa tarde,
      Sua empresa sede é no Brasil?
      Você terá que comprovar residência no País para obter o financiamento. E buscar com sua empresa, caso exista sede no Brasil, declaração para tal fim.

  117. Boa tarde e parabens pelo blog !
    estou negociando uma casa usada, esta casa e do valor de 120 mil , estarei dando de entrada 70 mil, tinha um emprestimo de 5 mil que quitei ele não devo mais , e tinha uma divida de 2007 que não tive condiçoes de pagar que estava pagando era um financiamento de uma moto e faltando pouco nao consequir e prescreveu.
    isso pode atrapalhar a compra, se eu estiver dando 60% de entrada .
    minha renda e de 1.700

    desde ja agradeço

    1. Boa tarde
      Mesmo estando prescrita a dívida pode constar como negativação em seu cadastro e isso prejudicar o financiamento. Consulte antes com o seu gerente para verificar possíveis pendências
      Abçs

  118. Meu marido conseguiu aprovação de crédito para financiamento junto a CEF para aquisição de um imóvel. Ocorre que a corretora que fazer um contrato de compra e venda em que em que teremos que nos comprometer em dar um sinal, 10%, que já estaria descontado valo financiado, até a liberação do financiamento, com multas se o financiamento não sair em 90 dias mais o serviço de corretagem, só que se nega em entregar as documentações do imóvel e do vendedor para a CEF. Até o momento não vi a documentação do imóvel e nem do vendedor. Isto é normal. Se ela retardar a entrega da documentação ou se houver alguma restrição.Mesmo que haja prevenção no contrato da responsabilidade do vendedor, vamos ter problemas para reaver o dinheiro. Haveria algum impedimento para entregar a documentação antes de assinar. Devo assinar o contrato de compra e venda particular só depois da entrega da documentação ou depois da avaliação e a aprovação final da CEF?

    1. Boa tarde Sandra
      O sinal de 10% até seria normal.
      O que não é normal é comprar um imóvel sem ver os documentos e documentos do vendedor.
      Podem ocorrer restrições, tanto no imóvel, que pode ter acréscimo de área e não ser objeto de financiamento, quando do vendedor, que pode ter restrições que impeçam o negócio.
      Diante de um mercado recessivo, com negócios limitados, opino que insista na apresentação dos documentos e busque a orientação de profissional da sua confiança agora, para não ter que recorrer a Justiça para recuperar o valor de sinal em caso de não efetivação da venda.
      Abçs

  119. Bom dia Azenil,
    Vou financiar um imóvel no valor de 150.000,00. Já dei entrada, o engenheiro da CEF já fez a avaliação do imóvel, todos os documentos já foram entregues. A CEF informou que os documentos foram para o setor de conformidade, porém, já estamos nesse processo de conformidade há quase 3 meses. Nesse período já tivemos os aumentos das taxas e já fiz uma reclamação. Agora eles estão solicitando um outro documento, que pede a aprovação dos herdeiros do imóvel (estou comprando o imóvel do meu sogro), você poderia me indicar, onde eu consigo um modelo deste documento? Toda essa demora na avaliação dos documentos é normal?
    Caso eu abra uma reclamação no BACEN, eu consigo financiar o imóvel com as taxas de juros que eu fiz a simulação?

    Obrigado,

    1. Boa tarde,
      Quanto a demora você pode verificar diretamente com o Gerente responsável pelo processo e, não havendo solução, abrir uma reclamação na Ouvidoria da Caixa ou mesmo junto ao BACEN. Porém, quanto a manutenção das taxas, não vejo prosperar uma vez que, como o nome diz, são “simulações”, ou seja, nada de efetivo foi contratado que gerasse obrigação.
      Não existe um modelo próprio mas a assinatura dos herdeiros no documento já implica em aceitação dos termos nele contido.
      Caso queiram um documento específico, basta firmar a anuência através de um requerimento onde qualificará os herdeiros e colocará,por exemplo: EU… (qualificação, brasileiro, casado, etc…..) declaro para os devidos fins que nada tenho a opor quanto a venda do imóvel sito a rua….. de (vendedor) para (comprador) pelo preço ajustado de ….
      Abçs

  120. Olá
    Gostaria de um informação, meu marido está tentando financiar uma apartamento, mas ele está confuso com a questão do despachante, ele pediu para meu marido depositar 1.400,00 reais para poder encaminhar a documentação para Caixa. Esse valor é correto? E camisetas o financiamento seja negado o valor vai ser devolvido?

    1. Boa tarde,
      Serviços profissionais em regra não tem tabela. Restou dizer se esse valor refere-se a todo o acompanhamento do processo, até o Registro de Imóveis, tirar certidões, etc.
      Hoje em dia a Caixa possui correspondentes bancários terceirizados que realizam esse tipo de serviço.
      Na dúvida sobre o valor, busque o orçamento de outro profissional mas sempre detalhando que tipo de serviço será realizado para não ter que pagar por serviços adicionais e acabar pagando mais caro
      Abçs

  121. Bom Dia,
    Assinei um contrato de compra e venda de um AP no mes de janeiro 2016, foi aprovado a carta de credito com a caixa economica , assinei a papelada pra que tambem fosse descontado o meu fgts no valor de 22 mil (que ja foi Debitado), mas o problema que a agencia não deu continuidade e deixaram a documentaçao vencer, sempre havendo divergencia no sistema e nos meus documentos …, e depois de 3 meses a documentação foi para area de analise(conformidade) que estão querendo novos contra cheques para finalizar o contratro.
    A minha situação é o seguinte: sofri um acidente e estou pelo inss desde janeiro, e não tenho como apresentar contra cheques neste momento, e até hoje nem passei pela pericia do inss, não sei como apresentar alguma renda a esta area de conformidade do banco..
    por favor me ajude nesta questão….. estou desesperado e comedo de perder a tão sonhada casa propria..
    abçs

  122. Estou tentando fazer o financiamento pelo MCMV, mas minha análise primária não foi aprovada. O problema é q na CEF não me informaram nem o motivo, não sabiam me dizer qual foi o impedimento, o funcionário apenas disse q ia abrir um chamado. A quem cabe fazer essa análise de crédito?
    É um sistema ou depende de agência pra agência? Pois acredito que o atendente responsável pela habitação teve pouca vontade em me atender, pois não sabia me explicar o q estava acontecendo.
    Tive um empréstimo pessoal no BB há mais de 10 anos, essa dívida não foi totalmente quitada, num valor de R$ 2000,00 paguei mais ou menos a metade desse empréstimo. Esse poderia ser o impecilho para sair o financiamento?
    E se eu quitar essa dívida, ainda tenho condições de conseguir o crédito?

    1. Boa noite,
      O sistema faz a análise com base nas informações do gerente e no histórico do cliente, entre outros
      Possíveis débitos antigos, ainda que quitados, podem gerar o que o banco chama de Perfil inadequado ou de risco.
      Assim, vai negar o financiamento por entender que o cliente apresenta risco em potencial para inadimplência.
      Mas o Banco nunca vai informar isso por escrito para evitar ações judiciais.
      O que o banco vai alegar é que o cliente não atende o perfil adequado.
      Abçs

  123. Boa Noite, estou dando inicio ao processo de financiamento de uma casa nova , sou funcionaria pública e meu companheiro também, temos declaração de união estável. Quais os documentos necessários para ter a aprovação do credito? não usarei FGTS.
    Gostaria de saber também se a aprovação do credito depende da avaliação do engenheiro. Já entreguei ao correspondente caixa documentos de identidade , CPF, certidão de nascimento , declaração de união estável e cópia dos três últimos contra cheques e o correspondente ainda não enviou a documentação para a agencia da caixa , disse que primeiro tem que ter a visita do engenheiro , isso procede ?

    1. Boa noite,
      A visita do Engenheiro para avaliação é a fase final no processo de alienação.
      Após a avaliação, com o aceite como garantia, o gerente irá marcar a escritura. Muitas vezes o correspondente espera o tempo adequado para não ter certidões vencidas e aumentar os custos.
      Abçs

  124. Boa Tarde, Sr. Azenil

    Por gentileza, tive um aumento no mês passado e minha noiva também, gostaríamos de saber se a renda familiar considerada para financiamento é referente aos novos salários ou é a média dos últimos três holerites.

    Grato!

  125. Boa tarde,
    Fizemos o inventário de uma casa. Agora, minha mae está vendendo a casa que será financiada pela caixa economica. Minha dúvida é: Será consultado se existem restirções em nome da minha mae e dos herdeiros também para liberação do financiamento ou é só do comprador?

    1. Bom dia.
      Todos serão consultados e se houver alguma restrição pode acontecer problemas na liberação do financiamento.
      O fato de estar com alguma dívida e pretender vender o imóvel pode caracterizar uma possível fraude ao credor, ou seja, a pessoa querer vender para fugir de uma possível penhora.
      Abçs

  126. Ola Azenil pretedendo financiar um imovel novo, tenho duas fontes de renda, uma consigo comprovar com folhas de pagamento e a outra renda com prólabore, você sabe me informar se o prólabore é aceito como renda complementar? Pois para financiar o valor que preciso tenho que somar as duas fontes de renda.

    1. Boa noite
      O pro labore ainda é aceito mas a Caixa em alguns casos tem negado esse comprovante. Essa negativa não implica em nenhuma irregularidade uma vez que, como Instituição Financeira, poderá determinar as regras para garantir seus créditos. Verifique com o seu gerente e, na negativa, busque outra Agência para uma segunda opinião
      Abçse boa sorte

  127. Boa noite!
    Eu e meu namorado iríamos fazer uma União estável pra termos o subsídio pra diminuir as parcelas de apt mais nos informaram que não é preciso a caixa libera com o CPF dos dois,no momento não trabalho no caso ficaria como dependente dele…
    Es a questão meu nome está em Restrição,mesmo sendo comprovado que não trabalho e que vou ficar como dependente dele isso atrapalha no financiamento com a caixa ? Meu nome sujo e o dele limpo.

  128. Boa tarde Azenil,excelente o blog. Gostaria de tirar um dúvida.
    Estou vendendo um imóvel porém possuo algumas restrições no cpf, eu como vendedor terei algum problema na venda ? O comprador já esta com uma carta de crédito aprovada pela Caixa.
    Obrigado.

    1. Boa noite, grato pelas palavras
      Sim você poderá ter problemas pois, em tese, poderá ficar caracterizado o que chamamos de “fraude ao credor”. resumindo, é como se você estivesse vendendo o imóvel para fugir de possível penhora de credores.
      Dependendo da natureza da sua dívida, o negócio poderá se efetivar se o comprador firmar declaração de que tem ciência de seus débitos e assumir o risco de possível anulação da venda.
      Abçs

  129. Boa tarde gostaria de saber eu comprei um apartamento pela mrv fianciado pela caixa eu aimda nao assinei contrato com a caixa mas memo assim a mesma ja recolheu meu fgts isso significa que esta tudo certo com o amdemto do meu financiamento pois ja passei por duas etapas com a caixa de assinatura agora so falta assinar o contrato de financiamento mas eles ja recolherao meu fgts referente a emtrada sabe e espricar?

    1. Boa tarde,
      Pelo seu relato tudo está caminhando bem. Mas ressalto que não pode ocorrer qualquer impedimento até a assinatura do instrumento particular junto a Caixa, como por exemplo, ter seu nome negativado ou perda de emprego.
      A conta do FGTS é resgatado com antecedência e fica aguardando a conclusão do negócio para compor o valor a ser entregue ao vendedor.
      Pelo seu relato não vejo nenhuma irregularidade
      Abçs

      1. Boa tarde tenho mas uma duvida eu fui aprovado pela map correspondente bancário ne mesmo eu tendo um empréstimo em meu nome exemplo minha renda e de 3800 tenho um empréstimo de 539 reais em meu nome o valor das parcelas do financiamento que estou tentando fazer e de 714 reais ne isso ja ultrapasso os 30% da minha renda mas mesmo assim fui aprovado pela map correspondente bancário da caixa dai assinei a liberação do fgts e do credito tendeu agora edtou esperando a caixa me ligar pra assinar contrato mas fiqeui com um pe atrás pois esta demorando pra caixa me ligar sera que eles nao vao assinar comigo pelo fato de ja ter um emprestimo e sendo que o emprestimo junto com o financiamento vai ultrapassar os 30 % da minha renda, mas eles ja sacaram meu fgts e me derao o prazo de 50 dias pra assinar com a caixa entendeu gostaria de saber pois quando eles me falarao que fui aprovado eu ja assinei com mrv agora eles podem desistir de me emprestar o dinheiro? memso ja tendoe aprovado a 2 meses atraz?

  130. Olá estou interessada em um apartamento, mas o vendedor tem restrição no Serasa, nesse caso o Banco libera o financiamento? Obrigada

  131. Bom dia. Eu e minha namorada estavamos querendo comprar uma casa num valor de 200 mil reais. Somos servidores publicos e temos uma renda liquida de 6 mil reais. Queria dar uma entrada de 80 mil e financiar o restante. Não temos nenhum comprovante de residencia no nosso nome, somente contas poupanças e sem muita movimentação. Sera que isso pode atrapalhar na aquisão do credito? Na casa foi construida uma varanda que não é averbada. Isso é motivo de reprovaçaõ do engenheiro? Nessa fase que o engenheiro faz a vistoria é a ultima fase, ou seja, a ducumentação do imovel, do vendedor e do comprador está tudo ok, é isso? Obrigado

    1. Boa noite. Pode ser um impedimento sim, a depender do critério do avaliador. Em alguns casos, se o acréscimo for passível de legalização poderá ser aprovado. Após a vistoria e entrega do laudo, é marcada a assinatura do Instrumento Particular para posteriomente ser este levado ao Registro de Imóveis. Aí sim teremos a conclusão da alienação
      Abçs

  132. Boa noite,
    Tenho um financiamento de imóvel aprovado na caixa e o marido de uma das vendedoras tem restrições em um banco. O regime de casamento deles é união parcial de bens e o imóvel já era dela antes do casamento, ou seja ele não tem direito sobre o mesmo. Minha dúvida é se neste cenário a Caixa poderá negar o financiamento ?

    1. Principalmente as relacionadas a Bancos. As demais, tipo Casas Bahia, Telefonia, etc, acabam não gerando muito impedimento mas isso fica a critério da Instituição e do Gerente
      Abçs

  133. Boa noite,
    Tenho um financiamento de imóvel aprovado na caixa e o marido de uma das vendedoras tem restrições em um banco. O regime de casamento deles é união parcial de bens e o imóvel já era dela antes do casamento, ou seja ele não tem direito sobre o mesmo. Minha dúvida é se neste cenário a Caixa poderá negar o financiamento ?Tem como relacionar quais as naturezas de dívidas que poderiam impedir o financiamento ?

  134. Bom dia. Sou Noiva e já demos uma entrada para a imobiliária agir com a documentação, porém estamos um pouco apreensivo em relação ao financiamento da caixa, pois não sabem se implicará pois meu noivo de 25% da renda comprometida com pensão, o imóvel está no valor de 165.000,00, fizemos umas simulações que cabem pra gente.
    usarei meu FGTS e entraremos com nossas rendas que dá um total de 4.800,00.
    o que a caixa impediria de financiar ? os 30% que não poderão ultrapassar é juntando as duas ?

    1. Sim, o comprometimento de 30% para a renda total do casal. O FGTS abate o valor do imóvel e sobre o saldo a ser financiado é que vai ser avaliada a sua abçscondição

      1. Boa Tarde.
        Por já ter tido nome no Serasa porém já foi regularizados, isso prejudica na hora da liberação do financiamento junto a caixa ? o Uso de cheque especial no mÊs anterior também implica ?

      2. Dependendo da natureza da dívida, principalmente se for de origem bancária, pode sim. O uso do cheque não tem problema, desde que não fique em débito constantemente

      3. Boa Tarde.
        Por já ter tido nome no Serasa porém já foi regularizados, isso prejudica na hora da liberação do financiamento junto a caixa ?

    1. Em virtude do término do vínculo entre os companheiros, extinguindo-se o contrato escrito ou na falta deste, a dissolução da união de fato, cumpre às partes realizarem a partilha dos bens existentes, seguindo uma tradição do direito consuetudinário, que torna a dissolução da sociedade civil ou comercial comum, em patrimônio jurídico.

      Esta partilha ou divisão de bens denomina-se meação e nada mais é do que a parte correspondente a cada um dos conviventes sobre o patrimônio adquirido ao longo da vigência da união, baseado no regime de bens adotado pelo casal.

      Com o advento do novo Código Civil, o art. 1.725 foi taxativo ao disciplinar que o regime de bens a ser adotado na união estável seria o da comunhão parcial de bens, salvo contrato escrito entre os companheiros que regule de forma diversa.
      Abçs

  135. Boa tarde, Quero vender minha casa que está financiada pela CEF, faltando pagar 18 mil, no entanto, o vendedor compraria por carta de crédito da CEF, isso pode ser feito? Posso passar o financiamento? Ou tenho que pagar primeiro o financiamento passar para o meu nome e após vender?Obrigada

    1. Não, você não pode passar o financiamento, mas pode vender ainda que com o saldo devedor.
      O imóvel só será seu quando acabar de pagar, por enquanto a Caixa detém a propriedade do bem.
      O comprador fará o processo de financiamento normalmente, comprovando a renda, procedendo a avaliação do imóvel pela Caixa e, no ato da assinatura do instrumento particular, será abatido do valor a ser depositado na sua conta o saldo devedor.
      Por exemplo, seu imóvel está sendo vendido por 100mil e o cliente vai financiar 80mil dando 20 mil de sinal. O processo segue normalmente e, na hora da Caixa depositar o valor financiado, abaterá os 18mil do saldo devedor, quitando a dívida e depositando 68mil na sua conta.
      Sem problema algum
      Ressaltando que tanto quem vende quanto quem compra não podem ter restrições impeditivas ( SPC, SERASA, Etc)
      Abçs. e bom negócio

  136. boa tarde , acho que este item ja foi comentado , mas agora eu estou vivendo a situação. Estou comprando um imovel valor de R4 760000, já dei 30000 mil de entrada , que foi usado para o vendedor quitar divida do imovel (IPTU) agora apareceu restições no nome dele , processo de combrança o qual esta em jugamento segunda estancia, valor de 164000, a pergunta é tem change de conseguir aprovação de imprestimo que necesito de 255.000 da caixa com esta restrição do vendedor? ou paro o processo e peço a entrada de volta?

    1. Boa tarde,
      O empréstimo você até consegue. O problema vai ser quando for escriturar e aparecer essa restrição no sistema em relação ao vendedor. Pode caracterizar uma fraude ao credor e a transação não ser efetivada. Oriento que busque essa pesquisa com o Gerente da Agência, que terá acesso a toda restrição e consulta ao CPF do vendedor.
      ABçs

  137. ola gostaria de tirar uma duvida meu marido tem um imovel e quer vender financiado mas tenho em meu nome com algumas dividas embora nao conste no spc nem serasa e um processo criminal arquivado a 16 anos a caixa aceita

  138. Boa tarde, gostaria de tirar uma duvida. Estou interessada em adquirir um apartamento e preciso financiar uma parte do pagamento. Porem a proprietária do imóvel possui um processo no nome mas no Serasa não possui restrição. Isso influenciaria em alguma coisa?

    1. Tanto o comprador quando o vendedor devem estar sem restrições. Se o vendedor tiver alguma restrição, pode caracterizar a fraude ao credor, ou seja, como se o proprietário estivesse se desfazendo de bens para fugir de possível penhora no seu imóvel para pagar o credor.

  139. Olá comprei um imóvel já dei a entrada já foi recolhido O fgts ja assinei todos os contrato e levei pra registar ja paguei a primeira parcela . MAIS empresa que eu trabalho vai manda os funcionários todos embora .gostaria de sabe se da algum plobema se eles me dispensa pk até então não passarão O dinheiro pro priatario da casa

    1. Com a demissão, a empresa comunica ao gestor do FGTS, no caso a Caixa, para saque. Se a demissão ocorresse antes da assinatura do contrato você teria problemas. Se já assinou e o contrato já está em fase de registro, o Fundo já foi ressarcido, não vejo problemas quanto ao financiamento. Resta apenas a apresentação do Registro para que o gerente libere o valor na conta do vendedor.
      Abçs

  140. Boa Tarde!
    Gostaria de tirar uma duvida, eu tenho um financiamento pela Caixa Economica e no primeiro ano não tinhamos nenhum cartão de credito da Caixa e nem talão de Cheques, no segundo aniversario da compra veio uma carta dizendo que se não fizessemos essa aquisição do cartão de credito poderia alterar o nosso percentual de juros do financiamento, gostaria de saber se eles podem obrigar isso? pois hoje pago uma anuidade super cara desse cartao e tenho medo de cancelar e sofrer as consequencias.

    1. Boa noite,
      Você não é obrigada. Isso é o que chamamos de “venda casada”, vedada pelo Código de Defesa do Consumidor.
      O que pode ocorrer, mediante aceitação das partes, é a Instituição oferecer valores de descontos para quem já é cliente mas nunca pressionar para adquirir produtos com esse fim. Busque a orientação de profissional da área Jurídica da sua confiança caso ocorram alterações nos valores contratados.
      Açs

  141. Boa tarde, eu e minha noiva estamos financiando um imovel na CEF eu sendo o comprador mais velho, nossa renda se enquadra nos 30% porem ela tem um veiculo financiado no nome dela no Banco do Brasil ai sim comprometeria, não declaramos isso, existe a possibilidade da caixa buscar esse informação pela cpf dela? Obrigado

      1. Sim, e principalmente pelas informações de Imposto de Renda. Se esse veículo estiver declarado você pode ter problemas
        Abçs

  142. Boa tarde
    Foi uma construtora para esclarecer algumas duvidas sobre a compra de apartementos. Só queria fazer uma simulação de quanto pagaria o consultor me pediu todos os documentos q a caixa precisa para avaliar o credito, segundo era necessario para fazer a avaliação. Gostaria de saber se for aprovado e eu não quiser fazer o financiamento isso não me prejudicará e caixa não tem direto de retirar o fgts se eu nao autorizar.

    1. Boa tarde
      Para solicitar o ressarcimento do FGTS é necessário a sua autorização mediante assinatura em formulário próprio.
      Você mesma pode fazer a simulação pelo site da Caixa para ter uma noção do que pode ou não financiar.
      A simulação não implica em compromisso. Por esse mesmo motivo, o fato de ter uma simulação favorável não implica em aceitação plena do financiamento
      Abçs

  143. Boa Noite.
    Gostaria de uma ajuda, pretendo comprar um apartamento com meu marido, possuímos União Estável e a maior parte do valor do imóvel, portanto queremos usar o FGTS de nós dois para chegar ao valor total. Isso é possível?
    Ou seja, não vamos pedir financiamento bancário apenas utilizar o FGTS para chegar ao valor total.
    Qual o procedimento, o que é necessário?

    Obrigada pela atenção de sempre!

    1. Boa noite Joyce
      Existem apenas alguns impedimentos para utilização do FGTS nesse caso:
      – Você ou seu companheiro não podem ter utilizado os recursos do FGTS no prazo de 3 anos para aquisição de imóvel
      – Você ou seu companheiro não podem possuir imóvel próprio no Município aonde estão pretendendo adquirir esse novo bem
      Se não for o seu caso, não tem problema algum e você deve fazer um processo junto à Caixa para liberação do FGTS. Esse processo obedece as mesmas regras de um processo de financiamento imobiliário, com apresentação de documentação e avaliação por engenheiro credenciado na Caixa.
      Abçs

      1. Boa Noite!
        Obrigada pela resposta.
        Entrei em contato com s vendedora e ela me informou q o unico problema e que esta em inventario mas que os bemeficiarios estao de acordo com a venda.
        Isso me causa algum problema com a caixa?

      2. A caixa somente irá aceitar o financiamento quando o inventário estiver concluído, mesmo que o Juiz autorize a venda. Isso porque a transmissão da propriedade aos herdeiros de conclui com o Registro de Imóveis, embora a transmissão da propriedade ocorra no ato do falecimento do antigo dono.
        O que você poderia fazer é se habilitar no inventário para o Direito. Porém não conseguira financiar
        Abçs

      3. Obrigada pelas respostas. Fui visitar o apartamento e a advogada do apartamento informou que o apto esta em inventario judicial entre 9 irmaos porque uma das irmas morreu e pediu que o apartamrnto fosse vendido e o valor dividido. À advogada me informou que se fechassemos o negocio ela pediria ao juiz um alvara para realizar a venda pra nós.
        1 – gostaria de saber quais os riscos nessa negociação? Dessa forma o apto e passado para o meu nome ou ainda tenho que ficar aguardando a finalização do inventario?

        2- com relação ao Fgts eu e meu marido precisariamos retirar todo o valor isso e possivel?

      4. Boa noite
        Procure se certificar junto à gerência da Caixa mas entendo que a alienação somente seria possível após a conclusão do inventário. Quanto ao FGTS, você pode utilizar parte dele, sem problemas
        Abçs

      5. Obrigada! Esqueci de comentar farei o maior pagamento em dinheiro e usarei a parte restante com o FGTS.
        Meu receio e entregar o dinheiro e ficar dependente do inventario, sao muitaspessoas envolvidas. Pensei que com esse alvara eu conseguiria a escritura em meu nome sem ter que depender desse ano inventario. Se tiver que ficar presa ao inventario prefiro procurar outro apto.

  144. Boa noite, eu e meu marido vamos passar o cadastro para financiar um apto, usando o FGTS, porém meu marido perdeu a carteira de trabalho, e para fazer uma nova leva 15 dias, para não perdermos esse tempo, tem algum documento que substitua a carteira de trabalho?
    Desde já agradeço.

    1. Boa tarde
      A consulta do FGTS é feita pela própria agência mediante apresentação do CPF e dados do titular da conta.
      O tempo para processo de financiamento demora mais do que 15 dias e ele pode apresentar seus documentos pessoais e a própria agência consulta o extrato para fins de apuração do valor disponível
      Abçs

  145. Bom Dia! Eu e meu noivo iremos financiar uma casa pela Caixa, ele tem empresa, e está com dois meses de impostos atrasados, isto influencia a Caixa nos trancar? Desde já agradeço!

  146. Bom dia,
    Estou financiando um apartamento no valor de 164 Mil, porém tenho um carro financiado pela BV Financeira, com prestações de 517,00 por mês. Segundo a construtora a Caixa já aprovou meu financiamento, e que eu só entraria com o valor da papelada do negócio após a aprovação da Caixa. Então me ligaram da Construtora dizendo que a caixa aprovou e eu realizei o pagamento inicial, e assinei o contrato com a Construtora, e o restante seria dado somente quando eu assinasse com a caixa no prazo de 60 dias. Fiz a simulação Habitacional pelo site da Caixa com meu salário menos a prestação de 517 e dizia que a renda era insuficiente. Quero saber se mesmo assim a caixa aprovaria essa situação mediante de eu ter o carro financiado em meu nome. E se realmente a caixa agora está aprovando o financiamento antes de dar qualquer entrada ao corretor e sua Construtora

    1. Boa tarde
      O Site fornece uma SIMULAÇÃO.
      Como o nome diz, não é garantia de aceitação, que você somente terá quando a agência gerar sua análise de crédito com todas as informações devidamente documentadas e provadas
      A Caixa pode aprovar o seu crédito mesmo sem pagar a comissão e, com esse crédito, você tem seis meses para procurar um imóvel.
      Seria interessante que você solicitasse a carta de crédito aprovada pela Caixa para confirmar essa informação.

  147. Estou financiando um apartamento no valor de 164 Mil, porém tenho um carro financiado pela BV Financeira, com prestações de 517,00 por mês. Segundo a construtora a Caixa já aprovou meu financiamento, e que eu só entraria com o valor da papelada do negócio após a aprovação da Caixa. Então me ligaram da Construtora dizendo que a caixa aprovou e eu realizei o pagamento inicial, e assinei o contrato com a Construtora, e o restante seria dado somente quando eu assinasse com a caixa no prazo de 60 dias. Fiz a simulação Habitacional pelo site da Caixa com meu salário menos a prestação de 517 e dizia que a renda era insuficiente. Quero saber se mesmo assim a caixa aprovaria essa situação mediante de eu ter o carro financiado em meu nome. E se realmente a caixa agora está aprovando o financiamento antes de dar qualquer entrada ao corretor e sua Construtora

  148. Ola Azenil boa tarde.
    Gostaria de tirar umas duvidas contigo.
    A primeira fui a uma agência da caixa, na qual sou correntista para iniciar o processo de financiamento.
    Depois de 3 horas esperando, fui informado que nenhuma agencia da caixa mais faz esse tipo de serviço. Que eu deveria procurar um correspondente bancário.
    Esta informação procede ?
    A segunda duvida e a seguinte, tenho essa conta caixa aberta a 2 meses apenas, não me foi dado nenhuma linha de credito, mesmo assim acha que posso conseguir o financiamento?
    Pois fico pensando, se um simples cartão de credito não me deram, um financiamento de imóvel seria bem mais complicado.
    Agradeço se puder me ajudar

    1. Boa tarde Juliana
      Normalmente as agências trabalham com os Correspondentes credenciados mas o gerente ainda tem autonomia para aprovar o crédito imobiliário.
      Se você comprovar a renda necessária, o fato de ter apenas 3 meses vai implicar em taxas diferenciadas apenas
      Abçs

  149. Sou engenheiro, fiz um projeto estrutural para um cliente, este está me ligando agora falando que precisa de fotocópias do meus documentos para continuar o financiamento. Procede essa informação? Achei muito estranho isso.

    1. Boa tarde Alberto
      Se você fez apenas o projeto estrutural não vejo porquê entregar seus documentos, salvo se fosse uma aprovação na Prefeitura. Para financiamento, o que a Caixa vai exigir é a documentação do Profissional responsável pela execução da obra, com memória descritiva e valor do bem
      Não entendo que esse seja o seu caso
      Abçs

  150. Ola, eu entrei com um processo trabalhista na empresa em que trabalhava, pedi a rescisão indireta mas na minha carteira ainda não foi dado baixa e só será dado após o processo for finalizado. Tenho outro trabalho formal e está tudo certo. Estou em processo de financiamento da caixa(minha casa minha vida) me pediram e ata do processo e uma carta de próprio punho registrado em cartório informando o motivo pelo qual não foi dado baixa na carteira após isso será reavaliado pela caixa. Preciso saber se ha possibilidade da caixa reprovar o financiamento por conta dessa situação.

    1. Olá Cris
      Você somente terá problemas se o somatório das duas rendas forem necessários para comprovar o valor que você está buscando.
      Se o emprego remanescente for suficiente, não vejo problemas
      Abçs

  151. Olá. Sou servidor municipal e gostaria de financiar um imóvel, porém a exigência do banco são 3 últimos contra cheques, porém só possuo 2.
    Isso implica em algo ou é tão somente com os 3?

    1. Boa tarde Julio
      Isso é critério do gerente da agência sendo certo que em alguns casos o gerente pode exigir os seis últimos contra cheques ou outros documentos que comprovem a capacidade econômica
      Abçs

  152. Boa noite
    Parabéns pelo blog.
    Estou fazendo um financiamento de terreno e construção na CEF,terei que gastar um dinheiro com um engenheiro civil para fazer a planta e a planilha de gastos e mais taxa com prefeitura. Se não for aprovado pela caixa terei este prejuízo todo?

    1. Boa noite Bruno.
      O projeto e as planilhas são documentos exigidos pela Caixa para compor o processo e através do cronograma de obras é que o banco libera os recursos para construção. Oriento que, antes de gastar esse valor, solicite ao gerente uma prévia da sua condição de financiamento. Apresente suas comprovações de renda e sua pretensão para não ter surpresas
      Abçs

  153. Boa tarde , me tira uma duvida por gentileza.. estou em processo para financiar um imovel pela CAIXA.. eu e meu noivo, a renda maior sera a minha 5.000,00 e dele 1.500,00 não tenho nenhuma restrição no meu nome , mas descobri que existe uma tal de score.. e o meu esta baixo tanto que nao consigo nem tirar cartão de credito.. ja meu noivo mesmo com a renda mais baixa tem um excelente score.. sera que isso impedira da caixa liberar o financiamento para nos? ja entreguei toda a documentação exigida para a corretora e ja paguei o engenheiro para avaliar o imovel.

    1. Não. Se não tiver restrição em seu nome e no nome do seu noivo não vejo problemas. O que pode ocorrer é na hora de contratar o financiamento o gerente te apresentar uma série de produtos, como por exemplo, seguros de vida, planos de capitalização, etc. Cabe a você decidir se aceita ou não pois pode caracterizar o que chamamos “venda casada”, prática vedada pelo Código de Defesa do Consumidor.
      Abçs

  154. Olá! Parabéns! O melhor site que vi na internet sobre o assunto e que responde as perguntas.
    Pretendo Financiar um imóvel pronto. Tenho uma união estável em cartório e vou fazer com minha renda; minha esposa saiu do emprego. Tinha um veiculo financiado e quitei para não ter problemas (o mesmo fiz com um empréstimo). Minha esposa tinha o nome ”sujo” e pagamos pra limpar duas semanas atrás, consultei nos órgãos de proteção, e tem mais nada de pendência no nome dela. Meu score é excelente (já financiei e quitei moto, e etc). Posso ter algum problema?
    Obrigado!

    1. Boa noite Erison, grato pelas palavras.
      Acredito que não, desde que ela não componha a renda para alcançar o financiamento. Ela estando com o nome limpo agora e não participando da composição de renda não vejo impedimentos.
      O problema seria se fosse utilizada a renda dela para compor o valor desejado pois, mesmo sem restrições atuais, o banco poderia entender que ela não atende ao perfil desejado e negar o financiamento.
      Abçs

  155. Bom tarde, parabens pelo blog. Tenho uma duvida.
    Estou comprando um apartamento na planta no valor de R$:175.000,00 estou dando de entrada um valor de R$:35,000 (somando dinheiro e FGTS).
    Vou ser chamada na caixa no mes de fevereiro de 2017 para levar documentação, Vou financiar no meu nome e no nome do meu namorado, fiz uma certidão de união estável pois a corretora falou que pode facilitar na aprovação.
    Nos últimos messes aconteceram uns imprevistos em referente a dividas, estou pagando o valor minimo nos meus cartões e atrasando alguns dias mais recebendo o decimo salario vou por em dia. A caixa consegue ver que estou pagando em atraso algumas contas conta? E meu namorado não tem nada de contas e nem cartão de credito no nome dele, você aconselharia a movimentar o cpf dele ou não faz diferença?

    Att.

    1. Bom dia.
      Se o seu namorado não tem rende, ele não irá compor nada contigo mas pelo fato de ter união estável declarada ele passa a ter direito a bens adquiridos na constância dessa união. Seria interessante que ele tivesse uma movimentação bancária no nome dele sim, para facilitar a aprovação.
      Quanto a sua situação, o que você não pode nesse momento é aparecer com restrições em SPC/SERASA ou mesmo protesto pois isso prejudicaria a sua avaliação.
      Abçs e obrigado pelas palavras

  156. Boa tarde
    vou compra um imóvel e tenho duvidas
    eu não sou registrada e gostaria de sabe qual o contrato de trabalho que a caixa acerta para comprova renda com posso comprova renda
    sambem gostaria de sabe vou compra um imóvel juntamente com o meu noivo so que também pagamos um consórcio de moves e eletrodoméstico no magazine Luiza sera que esse consorcio pode atrapalha na compra???

    1. Você pode comprovar através de contra cheque ou movimentação bancária. O gerente da habitação irá avaliar sua condição econômica mas o próprio sistema da Caixa também faz uma avaliação levando em conta o histórico do cliente, inadimplências, etc.
      Se o consórcio estiver em dia a a renda que sobrar for suficiente para o contrato imobiliário não vejo problemas
      Abçs

  157. BOA NOITE

    ESTAMOS EU E MEU MARIDOCOM PEDIDO DE FINANCIAMENTO. ACERTEI AS RESTRIÇÕES E NOME LIMPO…. PORÉM COMO A DATA DO MEU CDC NÃO COINCIDE COM MEU PAGTO… ELA SE ENCONTRA EM ATRASO COM A CAIXA…NÃO VOU COMPOR RENDA..ISSO PODE PREJUDICAR A ANÁLISE/

  158. Boa noite!
    Moro a oito anos com meu companheiro nós temos uma declaração de união estável, tenho meu nome limpo sem pendências no CPF, e pretendo financiar uma casa, mas meu companheiro ele pendências no CPF dele, é isso pode me impedir de realizar esse financiamento?

  159. Boa noite gostaria de parabenizá-lo pelo site e explicaçoes .
    meu caso é : minha esposa e eu demos entrada hoje num finaciamento de um apartamento, o mesmo no valor de 160.000
    ocorre que eu tenho um emprestimo consigando com a caixa que esta atrasado, nao por culpa minha e sim por culpa do orgao publico para qual trabalho e sou servidor público assim como minha esposa, na verdade faltam apenas 4 pareclas desse emprestimo para quitare a parcela de novembroo esta atrasada o repasse existe, mas com atraso.
    minha renda junto com a renda da minha esposa chega a 9.000

    minha dúvida é temos chances do nosso credito habitacional ser aprovado?
    o fato de eu ter esse emprestimo consignnado com parcela em atraso pode impedir de conseguirmos o credito habitacional, aprovação?

    somos servidores públicos e levamos nosso contracheque, assim como toda documentação necessária, porem eu sai da agencia com essa pulga atras da orelha.
    desde ja agradeço!!!

    1. Boa tarde,
      O atraso pode comprometer, principalmente pelo fato de ser com a Caixa.
      Recentemente a própria Caixa vinculou na mídia a possibilidade de negociação de valores em atraso em razão da falta de pagamento do Estado.
      Verifique com seu gerente e tente regularizar o quanto antes as pendências.
      Abçs

  160. Olá, boa noite!!!
    Estou em andamento em um financiamento de uma casa, onde ja feita a vistoria do engenheiro da Caixa, porém ele exigiu uma averbação na matrícula do esgoto do imóvel e querendo a averbação na matrícula do vizinho dos fundos autorizando a passagem do cano do esgoto no terreno, sendo assim averbado nas duas matrículas. O problema é que nem a imobiliária e nem os proprietários do imóvel sabem como vão fazer isso, alegam que tal procedimento não existe. O que devo fazer? Estou já com 2 meses aguardando um desembaraço do caso. Deve pedir a rescisão do contrato e exigir a multa? Aguardo retorno, desde já muito obrigado!!!

    1. Boa tarde,
      As normas para aceite de imóvel como garantia estão disponíveis no COT, Caderno de Orientações Técnicas disponíveis no site da Caixa, área de download, credenciamento de terceiros – Engenharia.
      Cada GIHAB, Gerência de Habitação, tem um critério próprio, embora isso não devesse acontecer. Aqui no Rio por exemplo, passaram e exigir o habite-se para todos os imóveis. Depois, dispensaram…. loucura total.
      Verifique a possibilidade de recorrer dessa avaliação junto à GIHAB local, que fiscaliza o engenheiro terceirizado.
      Se houver algum excesso, a GIHAB irá sanar.
      Mas adianto que o imóvel deve ter condições da habitabilidade e o esgotamento regular faz parte dessa condição. Outra opção seria obter junto á concessionária de esgotos local uma declaração ou mesmo a aprovação da instalação para apresentação no processo
      Abçs

  161. Muito bom! Estou fazendo um finciamento de uma casa.esta tudo certo já fizemos tudo que foi solicitado o documento ja esta pronto so que foi informado que não tinha data prevista pra assinar o contrato.ja demos baixa no FGTS.fizemos o seguro obrig.pagamos o engenheiro.a assinatura de Ônus.ja sabemos o valor que vamos pagar e quanto foi liberar so que essa semana fui verificar minha conta bancária e constatei que a caixa fez o bloqueio de R$2.500 qual o motivo desse bloqueio se a asa do documento ainda não tem previsão? Obrig

    1. Boa tarde Daniela. Infelizmente com as informações fornecidas não tenho como saber. Pode ser que seja referente ao valor do FGTS, uma vez que, caso não ocorra a transação, deverá ocorrer o estorno para a conta respectiva. Pode ser também uma garantia para as despesas com as taxas de escritura mas acho o valor um pouco alto.Isso vai depender do valor do imóvel.
      Oriento que busque essa informação direto com o gerente da conta para melhor entendimento.
      Abçs

  162. Prezado Azenil, boa tarde,
    Estou com um problema gigantesco.
    No final de 2016 adquiri um imóvel junto a Caixa, via financiamento. Possuo união civil estável registrada em tabelião de notas e cartório de registro civil. Todas as etapas foram cumpridas, crédito liberado, já registrei o imóvel junto ao cartório e paguei a primeira parcela do financiamento. Contudo, a Caixa está se recusando a aceitar o contrato assinado na própria agência e efetuar o pagamento aos vendedores, alegando que não compus renda com minha companheira e sua inclusão na propriedade do imóvel não poderia ser aceita sem a tal composição. De fato, não compus, pois minha renda era suficiente para o financiamento e ela estava sem renda comprovada naquele momento. Contudo, tudo está dentro da lei, visto que nosso contrato de união estável contempla a comunhão de bens a partir da data de seu registro, o que ocorreu meses antes do processo de financiamento iniciar.

    A gerente da agência já recorreu a diversos departamentos da Caixa, sem resposta. Já tem um mês que devolvi a nova matrícula registrada em meu nome e os contratos registrados no Cartório de Registro de Imóveis para o banco. Já iniciei a reforma do imóvel e tenho receio do vendedor utilizar o contrato particular que assinamos para me processar pelo atraso do pagamento da Caixa.

    Não sei o que fazer. Já viu algo semelhante?

    Muito obrigado pelo seu auxílio.

    1. Boa noite Paulo.
      Não vejo tanto problema assim, até porque pelo seu relato, o Registro de Imóveis, que é o mais exigente, acatou o Instrumento Particular e efetuou o registro. O Estado Civil é ato declaratório e, se ouve alguma omissão no início, deve-se analisar se ocorreu de boa fé, até mesmo porque você deve ter sido entrevistado e era obrigação do gerente perguntar esses detalhes.
      A composição da renda implicará em aumento do seguro e talvez na sua prestação.
      Uma ressalva no contrato poderia resolver mas fica difícil falar algo concreto sem ver documentos.
      Busque saber o fundamento legal para a negativa de forma que possa te orientar melhor.
      Abçs

  163. Boa Noite,
    Sempre acompanho o blog, muito esclarecedor!
    Poderiam me auxiliar, comprei um imóvel pagamento parte a vista e o restante no FGTS, vou pegar o RGI e preciso levar na Caixa economica para liberar o FGTS para o vendedor.
    Minha pergunta: A Caixa falou que preciso levar o RGI original, mas precisarei entregar o RGI ou apenas provar que o imóvel está registrado?

    1. Você pode levar o original e cópia para o funcionário autenticar. O RI serve apenas para esse fim, caso tenha que entregar o original, basta requerer outro mas sua validade é limitada a 30 dias.
      Abçs

  164. Boa tarde Azenil!
    Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo Blog. É o melhor disponível na internet!!
    Veja se pode me ajudar com uma duvida.
    Estou comprando um imóvel financiado. Cerca de 40% à vista e 60% financiado pela Caixa. O valor financiado pela Caixa somente é liberado para pagamento dos vendedores após o registro do Contrato de Financiamento (que tem força de escritura) no cartório de RGI. Ou seja, eu e os compradores vamos à Caixa, assinamos o contrato, depois levamos para registro no cartório de RGI e cerca de 30 dias depois levamos uma nova certidão de ônus reais (já com a anotação do contrato) à Caixa para a liberação do dinheiro ao vendedor.
    Até aqui a informação está correta?
    Bom, eu achei que a Caixa também solicitava/avaliava as certidões negativas dos vendedores (dívida trabalhista, tutela, etc…) mas notei que, no que diz respeito à documento do imóvel e dos vendedores, a Caixa solicitou, basicamente, a certidão de ônus reais com a data do habite-se, e os documentos pessoais dos vendedores (identidade, comprovante de residência, etc). Não solicitou qualquer certidão negativa dos vendedores. Na caixa me disseram que isso só será necessário no cartório quando do registro do contrato (RGI). A pergunta que faço é: se, após assinar o contrato na Caixa, houver algum problema no registro do contrato no cartório de registro de imóveis em função de alguma certidão (afinal, são várias!!), o que deve ser feito? Um cancelamento do contrato? Entendo que nesse caso, vendedores e compradores ficarão em um “limbo”. O comprador não será dono, mas estará preso a um financiamento (vai ter que pagar). O vendedor, por sua vez, não receberá o restante do dinheiro. O que se faz em um caso desses?

    1. Boa tarde Maria. Seu relato no início está perfeito, é assim que funciona.
      Devemos ter o cuidado com a aquisição de imóvel, assim como devemos ter cautela na compra de um carro ou qualquer outro bem. Lembre-se que a Caixa é BANCO! Ela não tem função de fiscalização. As certidões que inicialmente são solicitadas tem por finalidade instruir a avaliação do imóvel, onde um Engenheiro ou Arquiteto contratado irá elaborar Laudo de Avaliação para apurar o valor do imóvel e verificar se existe alguma restrição caso o cliente não pague a dívida e o imóvel tenha que ser leiloado. A única preocupação da Caixa, em tese, é essa… Garantir o valor que está entregando ao vendedor. No ato do Registro, o Cartório irá solicitar certidões para verificar possíveis restrições na transmissão do bem, como por exemplo, dívidas de condomínio, restrições em ações trabalhistas, etc.
      Caso ocorra algum impedimento da venda, poderá, via Judicial, buscar a anulação do contrato, devendo ser apurada a real responsabilidade, danos morais, etc….

  165. Olá bom dia,
    estou querendo financiar um imóvel junto a minha namorada,tenho 4 anos de carteira assinada, só que minha companheira tem apenas 2 meses de carteira, eu consigo a liberação do financiamento com apenas este tempo ? existe outra alternativa que eu poça utilizar somente para a liberação do mesmo?

    1. Nesse caso terá que apresentar somente a sua renda. Caso consiga esperar mais um tempo, é possível viabilizar o financiamento a partir de 3 meses, dependendo do Gerente.
      Se estiver no Rio de Janeiro,podemos auxiliar na obtenção do crédito.
      Abçs

  166. boa noite, estou tentando um financiamento de um imóvel de 99,000 reais assinei o contrato com a construtora e já estou pagando a entrada porem ainda não fechei com o banco pois estou esperando dar mais de 3 meses de carteira assinada. mas minha duvida é seguinte : minha renda na carteira esta de 1600 bruta, o que me garante um bom subsidio do minha casa minha vida. porem tenho um contrato TEMPORARIO de 1 ano com o governo do estado no valor de um salario minimo, gostaria de saber se a caixa vai somar essa renda do contrato com a da carteira assinada, porque assim me prejudicaria no subsidio e no valor das parcelas? obrigada desde ja

    1. Boa tarde. Desculpe a demora em razão de férias. Pelo fato de ser temporário e com prazo para encerramento, provavelmente a Caixa não irá compor essa parcela na sua renda. Abçs

  167. Boa tarde,
    Pode me tirar uma dúvida? Quando entregamos os comprovantes de renda para dar entrada em um financiamento, o 13º salário, férias, e premios são considerados para compor a renda? Não sera correto utilizar a renda bruta normal?
    Muito Obrigada!

  168. Boa tarde Azenil. Eu e meu marido compramos um apt na planta e agora precisamos fazer o financiamento. Temos já um imóvel financiado na caixa, com prestação no valor de 2.400,00, mas que alugamos por 2.400,00 reais e os 30% da nossa renda bruta corresponde a 7.460,00. Com o aluguel, os 30% corresponderia a 8.178,00. Tirando o valor da prestação do financiamento que já temos teríamos condição de assumir uma prestação de 5.778,00, o que é suficiente para cobrir nosso saldo devedor deste apt. Acontece que submetemos os documentos para análise da caixa e ela só disponibilizou uma prestação de 3.300. Não temos mais nenhum empréstimo além deste financiamento de 2.400. Hoje pagamos aluguel de 1.850, mas esta despesa deixará de existir quando recebermos o apt. Será que a Caixa está considerando este aluguel como comprometimento da renda? Questionamos o analista e ele não soube responder. Será que se eu fizer um distrato do aluguel eles aumentariam minha prestação para 5.150? Obrigada.

    1. Boa noite. Para a Caixa considerar esse comprometimento de renda ele deveria ser declarado. É bem provável que esteja sendo abatido o valor do seu financiamento, que nem sempre será o valor exato da sua prestação uma vez que a prestação é decrescente. Assim, é possível que o gerente te informe como foi feita a sua composição de renda para se adequar ao financiamento. Lembrando que de acordo com a renda declarada e o valor do imóvel a Caixa apresenta tabelas diferenciadas de juros. Assim, quem pode mais, paga mais….. quanto maior for a sua renda, maior será a sua taxa de juros e consequentemente, a sua prestação
      Abçs

  169. Gostaria de tirar uma duvida, sou casada em comunhão parcial de bens, meu esposo é assalariado a 6 anos, ira usar o fgts, não temos o nome restrito, eu sou autonoma, a renda vai ser só a dele pra pagarmos poucos juros, mesmo assim tenho que apresentar meus extratos bancarios do bradesco, tenho movimentaçôes baixas e credito pessoal e cartão de credito em dia! abçs.

    1. Boa tarde,
      É bem provável que, ao consultar pelo seu CPF, apareça a sua conta bancária. Se seu nome está em dia, verifique apenas se, sua renda somada com a de seu marido, ultrapassa os limites estabelecidos.
      A omissão pode caracterizar uma possível fraude e prejudicar o contrato futuramente
      Abçs

  170. Boa Noite.
    Estou pensando em comprar um imóvel usado, e foi me passado uma valor além das taxas, registro do imóvel.. as custas um valor absurdo.
    Gostaria de saber se posso fazer todo o tramite diretamente na caixa econômica sem a presença de um agente, isso é possível?
    Obrigada.

    1. Sim, é possível. Se estiver no Rio de Janeiro, pode solicitar todas as certidões na Central de Certidões. Busque uma Caixa Econômica próximo de sua casa e converse com o gerente da habitação.
      Mas seria interessante o acompanhamento profissional caso você não conheça muito de documentos pois o imóvel deve estar regular e em condições de ser aceito pela Caixa como garantia. Infelizmente alguns corretores ainda insistem em colocar imóveis irregulares para venda e acabam causando prejuízos aos clientes quando da negativa da aceitação do imóvel como garantia.
      Abçs

  171. ola boa tarde estou querendo financiar uma casa pela caixa ma so meu nome,porem sou casada com comunhao parcial de bens o vendedor esta pedindo todos os documentos do meu espoco ate contras cheques e obrigatorio passar esses documentos dele?

    1. O regime de comunhão é optativo e serve para que o casal defina as condições de divisão e aquisição de patrimônio a partir do casamento. Com o regime de comunhão parcial de bens, todos os bens adquiridos na constância do casamento se comunicam, ou seja, mesmo que o seu marido não tenha contribuído diretamente com recursos para a aquisição do imóvel, ele, por força do regime de comunhão, terá 50% do valor do bem. Por isso a necessidade de apresentar também toda a documentação dele. Abçs

    1. Boa tarde.
      Além da documentação, o imóvel objeto do financiamento deve estar regularizado e devidamente registrado no Registro de Imóveis. Assim, imóveis em inventário não concluídos, imóveis com acréscimo de área não averbada, imóveis sem o devido Habite-se, em alguns casos também podem ser motivo para negativa da garantia do financiamento.
      Abçs

  172. Olá, boa tarde! Estou em processo de assinatura com a Caixa econômica, até o momento tudo já está aprovado, estou apenas aguardando o agendamento. Estou preocupado pois devido a um problema de saúde precisei me afastar pelo INSS no início do ano e precisei utilizar meu cartão de crédito e limite de conta de um outro banco, precisei parcelar a fatura do cartão e meu limite de conta ainda está comprometido (a conta não é da caixa). Ainda corro o risco da Caixa me negar o financiamento? Só pra informar não estou negativado em nenhum lugar. Obrigado! Abs.

    1. Se demorar muito tempo para assinatura do contrato é possível que o gerente solicite uma nova avaliação e aí você poderia ter alguma restrição pois o afastamento e/ou desligamento da empresa são comunicados para efeito de FGTS.
      Caso assine o contrato, não vejo mais problemas
      Abçs

  173. Boa tarde, gostaria de tirar um duvida. Sou casada e queria saber se é possível pedir um financiamento imobiliário no nome e renda apenas do meu esposo ou obrigatoriamente precisamos fazer o somatório das duas rendas.

    1. Boa tarde
      Se for pelo regime da comunhão parcial de bens, deverá requerer no nome do seu marido e no seu porque os bens adquiridos na constância da união se comunicam.
      É certo que na aprovação do crédito o gerente solicite, entre outros, o comprovante da declaração anual de imposto de renda… Assim, certamente as rendas serão somadas
      Abçs

  174. Boa noite, eu e meu esposo estamos pretendendo financiar uma casa. No nosso contracheque tem o salário-base de R$ 1.200,00 e insalubridade R$ 360,00. Para efeito de renda bruta, considera-se a insalubridade ou não. Obrigada.

    1. Boa noite Patrícia,
      A insalubridade é um adicional temporário pois, cessada a causa ou condição de exposição, o trabalhador deixa de receber. Assim, é bem provável que o gerente, no ato de analisar sua renda, não considere esse valor.
      Abçs

  175. boa tarde, estou financiando um imóvel de 315.000 junto com meu esposo. Optamos pelo financiamento da caixa para servidor público, onde a caixa financia 80% e daremos uma entrada de 63.000 . Nossa renda bruta somada é de 15.000, não temos empréstimos, mas já tenho um apto financiado, onde pago 500,00 de parcela. Pagamos a avaliação e estamos aguardando, mas o corretor que adiantar o contrato de compra e venda. No entanto, ele disse que pode ser que a caixa financie menos de 80% ou que não aprove o credito por qualquer outro motivo e que se isso acontecer teríamos que pagar 10% do valor do imóvel como multa por desistência, ou seja, 31.500,00, a metade da nossa entrada. Isso é legal? não aprovação do crédito configura desistência da compra?

    1. Olá Any…
      O contrato tem por regra a manifestação livre das partes que se obrigam nos termos nele contido. Mas não podem ser consideradas as clausulas abusivas ou ilegais.
      Por exemplo… O Código Civil estabelece que, no caso de desistência, aquele que deu o sinal, perderá… aquele que receber, se desistir, deverá indenizar em dobro….
      O contrato só deve ser assinado quando você tiver a aprovação da Engenharia com o valor pretendido e com a certeza da assinatura do Instrumento Particular que será assinado na Caixa Econômica. Se você der algum sinal e, por circunstâncias provocadas por ti, como por exemplo, se o seu nome ficar negativado nesse período impossibilitando a assinatura do Instrumento, a retenção do sinal será legítima.
      Se ele já avisou que poderá ocorrer financiamento abaixo do valor de 80% (nesse caso você teria que completar o saldo) ou mesmo outro motivo, o ideal é não dar qualquer tipo de sinal, aguardando o resultado favorável do agente financeiro.
      É evidente que o corretor irá colocar pressão total, até para garantir a sua comissão…. Vários entendimentos já apontam que a simples intermediação, ainda que não haja efetivação da venda, já daria ao corretor o direito de sua comissão….. Isso não seria ILEGAL….. mas…. seria MORAL?????
      Bom… cabe a cada um contratar de forma que as duas partes estejam atendidas plenamente.
      Imagine que eu, Engenheiro, sou contratado por ti para fazer um projeto de sua livre vontade, já sabendo que não irei aprovar por algum impedimento legal? Isso seria LEGAL? Sim… claro… trabalhei…. mas seria ÉTICO? MORAL? De que serviria ao cliente um projeto que não estivesse em condições de ser aprovado?
      Entendo que o trabalho do corretor vai muito além da intermediação…. Um bom profissional deve acompanhar cada passo da negociação e até mesmo a pós venda, orientando o cliente no que for do seu alcance…
      Então…. respondendo a sua pergunta… a não aprovação do crédito por motivo originado por ti caracteriza sim desistência da compra…. É legal? Sim, tem previsão no Código Civil…. mas é MORAL????
      Creio já ter respondido com os argumentos acima….
      Abçs e boa sorte

  176. Boa tarde,
    Eu e meu esposo estamos tentado financiar um imóvel da MRV e o banco é a caixa econômica, foi feito a aprovação do crédito faltava somente assinarmos o contrato, como o empreendimento estava passando por um processo de alteração do antigo banco para a caixa econômica, estávamos aguardando a conclusão dessa transferência para que a caixa nos chamasse para assinatura do contrato, como o processo de transferência demorou muito tempo meu esposo foi demitido da empresa em que trabalhava, pois seu chefe vendeu parte de suas ações e com isso teve que ser demitido para ir para outra empresa do mesmo sócio da empresa anterior, com isso a correspondente me falou que temos que aguardar 120 dias para que ele possa apresentar os comprovantes de renda da nova empresa.
    Gostaria de saber se não teria uma outra forma já que ele está trabalhando com o mesmo empregador da empresa anterior só que em uma nova empresa.

    1. Boa tarde,
      Não podemos confundir a personalidade Jurídica com a Pessoa Física.
      Na verdade, pelo seu relato, ele mudou de empregador sim, com outro CNPJ, etc… embora tenha na Sociedade a mesma pessoa anterior.
      Assim, será necessário comprovar um prazo como se fosse “uma estabilidade”, embora a gente tenha conhecimento de que no mercado tradicional isso não exista, cabendo ao empregador a liberdade de demitir e contratar.
      Hoje tudo funciona muito via sistema e, quando seu marido foi demitido, certamente foi feita a comunicação de seu desligamento da empresa anterior ao FGTS e CAGED.
      Abçs e boa sorte

  177. Olá, gostaria de tirar uma dúvida.
    Estou com todos os documentos prontos para entrada.
    Aquela analise de credito inicial aprovada.
    Renda Bruta 14.000,00 eu e meu marido CLT com mais de 10 anos de empresa cada um… Scor do Banco Central bons…
    Tudo estaria perfeito, se não fosse por um Processo Judicial, uma ação de cobrança que esta no nome de meu marido… de forma bem simplória, resumindo… Meu marido entrou com uma ação de cobrança contra uma usina de cana de açúcar cobrando 200.000,00 e a financeira da Usina entrou cobrando 100.000,00 (com juros) valor principal 40.000,00
    são processos independentes, mas na realidade extrajudiocial uma divida compensaria a outra, não é uma execução, e sim ainda uma ação de cobrança? Podemos ter o financiamento negado. A usina quenos deve é anuente da divida cobrada pela financeira, não pagamos porque não recebemos, ambas são empresas do mesmo grupo.
    Em resumo podemos ter o financiamento negado, teremos tempo de fazer as devidas justificativas? estou pleiteando junto ao Banco do Brasil. Em uma instituição privada como o Santander a analise pode ser mais branda?
    Obrigada pelo auxilio!

    1. Boa tarde. O que gera maior impedimento é a restrição em sistemas SPC SERASA e Gravames em certidões do distribuidor. Se as restriçoes já estiverem em fase de execução ou cartório de protesto, certamente irão gerar impedimento. Mas tudo depende das consultas que o gerente irá fazer e da análise de crédito do sistema eletrônico. Cada Banco tem a sua regra para aceite mas entendo se essa ação não tiver gerado nenhum gravame de penhora ou execução, você não terá problema.
      Depois me retorne com o resultado
      Abçs

  178. boa tarde.estou financiando um imóvel pela caixa,porem a corretora que a caixa me indicou pediu alguns documentos registro do imóvel etc…levei eles deram o ok e pediram pra eu pagar a taxa de avaliação do engenheiro paguei,porem agora falaram que eu tinha que pedir o vendedor uma certidão de legalização do imóvel o que e isso .custa carro.o vendedor foi na prefeitura falara em 5 mil,porem a corretora da caixa diz que e uns 50 ou 100 reais.por favor tire essa duvida

    1. Boa noite. Essa documentação deveria ser exigida ANTES de colocar o imóvel à venda uma vez que, sendo financiado, o imóvel que será o objeto do contrato deve ser lícito, ou seja, estar legalizado. O Habite-se ou Certidão de Legalização irá comprovar essa condição.
      Entendo que valores entre 50 e 100 reais somente serão cabíveis no caso, por exemplo, de uma segunda via, situação na qual o imóvel já tenha sido legalizado. Isso porque a legalização implica em elaboração de projeto, assinatura do Engenheiro ou Arquiteto como responsável, pagamento de licença, ISS…. ou seja,… muito mais do que R$ 100,00 reais…
      Abçs

  179. Bom dia. Sou fonoaudiólogo e trabalho por conta própria, ou seja, não tenho vínculo empregatício com nenhuma empresa. No ano de 2016 fiz meu IR como isento.
    Minha renda hoje fica em torno de R$4.000,00 a R$6.000,00, e claro, que na próxima declaração do IR minha situação muda.
    Após apresentar toda a documentação solicitada pelo representante da CEF foi-me solicitado o “CNPJ e o contrato de prestação de serviços da empresa que me contrata!!!”
    E agora?!

    1. Boa tarde. Você pode comprovar sua renda por prolabore emitida por contador mas dependerá do aval do gerente. Apresente sua movimentação bancária, cartões de crédito em dia e outras formas. Convém buscar outra agência para viabilizar seu crédito. Abçs

    1. Bom dia. Com restrições no CPF não será possível obter financiamento. Mesmo que comprove uma renda suficiente, a condição ter não ter restrições é fundamental para aprovação do crédito. Algumas pequenas restrições que não envolvam bancos diretamente à vezes não são consideradas (telefone celular, luz, etc) mas podem ser também motivo de negativa por parte do gerente que vai analisar o crédito.
      Abçs

  180. Bom Dia, Azenil

    Gostaria de tirar uma duvida, após ser aprovado meu financiamento posso trocar de emprego, mesmo antes de assinar o contrato da caixa?

    Att;

  181. Boa noite
    Tem um apartamento, estou querendo vender o corretor me informou que a pessoa ficou interessada, porém uma parte será financiada pela caixa, como funciona eu tenho que assinar alguma documentação antes de receber o dinheiro? Ou assina tudo no mesmo dia que o dn entrar na minha conta ?
    Fico com receio gostaria de uma explicação grata

    1. Boa tarde. O processo para obter financiamento pela Caixa tem algumas particularidades que devem ser observadas. Em especial, o imóvel objeto da venda, ou seja, o bem que vai ser dado como garantia do valor que a Caixa vai te entregar, deve estar legalizado, com habite-se e registrado no cartório do Registro de Imóveis. Se tiver acréscimo de área, deve ser legalizado antes de ser colocado a venda.
      Depois disso, a pessoa que vai comprar também deve ter a renda suficiente para obter o financiamento e ter o nome limpo, sem restrições junto ao SPC, SERASA, etc.
      Oriento que observe esses detalhes iniciais antes de entregar qualquer valor na negociação. Outro fator importante é que, da entrada até a conclusão da negociação, pode haver um tempo em torno de 3 a 4 meses para você efetivamente receber o valor na sua conta.
      Essa condição deve ser aceita logo no início da negociação, ou seja, você concorda que só vai receber o valor total depois desse tempo…
      Abçs e boa sorte

  182. Olá, Azenil. Tudo bem? Excelente seu blog. O mais completo que encontrei até o momento!!!
    Então, como sei que o correspondente bancário é legalizado pela CAIXA? Obrigada

    1. Boa tarde,
      Para ser Correspondente Caixa é necessário cumprir algumas formalidades e dentre elas até mesmo uma prova de conhecimento junto ao Banco Central. Normalmente o Correspondente é vinculado a uma Agência que fica responsável pelo acompanhamento dos serviços. Cada Correspondente tem o seu código de cadastro. No site da Caixa você pode consultar os Correspondentes ativos porém o mais correto entendo ser comparecer em uma agência e consultar diretamente ao gerente.
      Abçs e obrigado pelas palavras

  183. Oi Azenil, boa tarde,
    Estou querendo fazer um financiamento imobiliário MCMV pela Caixa e tenho a seguinte situação:
    1 – Sou casado no papel com minha esposa, ela não trabalha e nunca teve renda, mas pelo fato de ser casado ela entraria obrigatoriamente no contrato certo?
    2 – Tinha algumas dívidas em meu CPF, sendo que liquidei todas a aproximadamente 1 semana, o certo é eu esperar um pouco para dar entrada no financiamento? Pois o banco vai puxar meu histórico e vai constar a inadimplência?
    3 – Estou pagando um consórcio de moto no nome da minha esposa, isso pode afetar na hora do banco verificar o comprometimento de renda para liberação do financiamento? Será que tenho que quitar o consórcio antes de dar entrada no financiamento?
    4 – Ela tem cartões de crédito e temos algumas dívidas também, nenhuma em atraso, são algumas coisas que compramos e estamos pagando as parcelas em dia. Isso também pode afetar na hora da avaliação? O certo é eu quitar essas dívidas antes de tentar o financiamento?
    5 – Dívidas normais de água, luz, internet entram também no cálculo na hora da CEF avaliar o percentual de comprometimento da minha renda?
    6 – Se eu for reprovado na análise da Caixa eu posso tentar financiar pelo MCMV através do Banco do Brasil? Tenho que esperar quanto tempo para solicitar a análise no Banco do Brasil? Vai constar para ele que a CEF me negou o financiamento?

    1. Boa tarde,
      1- Sim
      2- Se já pagou a consulta vai aparecer negativa podendo o Banco consultar o histórico sim, mas não vejo necessidade de esperar.
      3- Não precisa quitar, só vai compor como renda comprometida.
      4- Seria ideal que não constasse dívidas pois o banco pode negar a aprovação do crédito.
      5- Sim
      6- Os bancos não se comunicam assim. Se não for aprovado pela Caixa pode tentar o Banco do Brasil, Itau… alguns estão com taxas até mais em conta.
      Abçs

  184. Olá Azenil,
    Irei adquiri um imóvel e moro com minha namorada já mora comigo há alguns meses. A compra do mesmo será feito de forma individual, onde ela não terá participação monetária na entrada e nem no financiamento. Nossa união estável prevê a separação total de bens. Ela precisa assinar algo no financiamento, seja como anuente ou exercendo qualquer outro papel ?

  185. Boa noite
    Tenho uma dúvida.

    Quando se faz um empréstimo imobiliário para construção é verdade que o valor que a caixa
    financia inclui a obra e o valor do terreno?
    Pois, me informaram dessa maneira, e caso seja verdade, isso quer dizer que a planta da casa
    terá que ser reduzida para descontar o valor do terreno, já que o empréstimo é o valor total (terreno e construção) ?
    Por exemplo: um terreno avaliado em R$ 40.000,00. Um empréstimo total de R$ 95.000,00
    isso que dizer que a planta da casa precisa ser feita com base em R$ 55.000,00 reservando o restante para o valor do terreno?

    1. Não procede.
      Para obter financiamento para construção é necessário apresentar projeto e memorial com valores e cronograma de obra. É processo complexo e depende de empresa credenciada junto à Caixa

  186. Boa tarde Azenil.

    Quero fazer união estável pública com minha noiva para colocar ela no plano de saúde da minha empresa, porém tenho planos para financiar um imóvel pela caixa esse ano ainda. O problema é que ela tem restrição no serasa.
    O financimento seria inteiramente no meu nome. Já sei que colocar ela como parte de renda será problema, minha dúvida é:

    Tem como a caixa descobrir que fiz união estável mesmo eu não informando isso na hora de realizar o financiamento? Por exemplo, essa união sai em diário oficial ou algo do tipo?

    Obrigado.

    1. Bom dia. O estado civil é ato declaratório na lavratura do instrumento. A Caixa vai acatar o que for declarado. Porém, se depois uma falsa declaração vier a ser descoberta, como por exemplo numa separação e disputa de bens, a pessoa que declarou responde criminalmente e pode até ter o contrato anulado. Abçs

  187. olá,
    estou para mandar minha ficha para aprovação na caixa. não tenho nehuma divida negativada no scp e serasa, os 2 está “nada consta” porem paguei uma divida que tinha com outro banco mas meu nome continua no BACEN. vou financiar pelo programa minha casa minha vida, ja tenho relacionamentto com a caixa e inclusive recebo meu salario por ela. um dos gerentes da caixa me disse que a partir do momento que nao aparece nenhuma pendencia no sistema deles, está tudo certo, mas o fato de eu ver que meu nome consta no BACEN, está me tirando o sono

    1. Boa tarde,
      O sistema da Caixa pode sim consultar o BACEN e vai depender do Gerente analisar o seu caso para liberação. Em alguns casos o gerente pode assumir a responsabilidade e liberar o crédito. Em outros, o sistema trava e impede o financiamento, como por exemplo com restrições de SPC e SERASA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s