SERVIÇOS EM MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO

SERVIÇOS DE MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO

PPP – PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
* Documento obrigatório na rescisão contratual do empregado, que visa disciplinar a liberação de benefícios pelo INSS e regulamentar a liberação de aposentadoria especial, o qual integra os trabalhos executados no PCMSO e PPRA do Condomínio. (sem o PPP o(a) funcionário(a) não poderá ser homologado).
 
NR 7 – PCMSO – PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL
* Exames admissionais, demissionais, periódicos, retorno ao trabalho e mudança de função e exames laboratoriais Complementares. * estes procedimentos irão resultar na emissão do ASO – Atestado de Saúde Ocupacional.
* O PCMSO visa a prevenção e o diagnóstico dos riscos à saúde, relacionados ao trabalho e a constatação de doenças profissionais ou danos à saúde dos trabalhadores.
 
NR 9 – PPRA – PROGRAMA DE PREVENÇAO DE RISCOS AMBIENTAIS
* Sua implantação visa preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e do meio ambiente, analisando os agentes físicos, químicos e biológicos no ambiente de Trabalho, detectando, corrigindo e controlando a ocorrência de riscos e acidentes ambientais.
 
LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO
* Atesta as condições do ambiente de trabalho em relação aos riscos físicos, químicos e biológicos caracterizando a exposição que os funcionários estão sujeitos, sua nocividade e a utilização de EPI – Equipamentos de Proteção Individual, prevenindo a ocorrência de acidentes, lesões e danos à saúde.
 
NR 5 – CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

* A comissão será composta por representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o seu dimensionamento.
* Quando a empresa não se enquadrar no Quadro I, (dimensionamento de Cipa), a empresa designará um responsável pelo cumprimento dos objetivos da Norma.
* A comissão tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
 
* A comissão irá identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos e um plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde do trabalhador.
* A comissão irá realizar periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho e identificar situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.
* A cada reunião, deverão analisar o cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas, divulgando aos trabalhadores, informações relativas à segurança e saúde no trabalho.
 
NR 10 – INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
* Laudo de vistoria técnica feita por Engenheiro Elétrico habilitado, o qual examina a situação e a segurança nas instalações e equipamentos elétricos.
 
NR 15 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES
* A inspeção é realizada por Engenheiro de Segurança do Trabalho ou Médico do Trabalho, o qual irá analisar o ambiente e emitirá o Laudo de Inspeção.
* Isto poderá ocorrer com a adoção de medidas ou utilização de equipamentos de proteção individual.
* O exercício de trabalho em condições de insalubridade, assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região.
* Comprovada a insalubridade pelo Laudo Técnico, a Autoridade regional competente é que irá fixar o adicional devido aos empregados expostos.
 
* O percentual deste adicional será calculado com base no grau de risco.
* A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará o fim do pagamento deste adicional.
 
NR 23 – FORMAÇÃO DE BRIGADA DE INCÊNDIO
* Obrigatório por lei, conforme portaria do Ministério do Trabalho Nº 3.214 de 08/06/78, em sua Norma Regulamentar NR 23.
* Norma Brasileira Registrada NBR 14.276, a qual dispõe sobre o tema – Programa de Brigada de Incêndio.
* Destina-se a edificações industriais, comerciais e de serviços, bem como as destinadas a habitação ou de uso misto.
* Para a implantação, deverão ser atendido alguns requisitos; elaboração de memorial descritivo, contendo os  fixa e flutuante, e meios de ajuda externa.
 
* o memorial deverá estar disponível em local visível, próximo a entrada principal da edificação.
* Treinamento para o combate a incêndios, evacuação do local e procedimentos de emergência, visando a proteção do patrimônio, bem como a redução dos danos ao ser humano e ao meio ambiente.
* O treinamento deverá ser anual ou quando houver alteração de 50% dos membros da brigada.
 
INSPEÇÃO PREDIAL
* A vistoria é feita visualmente por Engenheiros habilitado pelo CREA, de acordo com a Lei Federal 5.194 de 21/12/1966.
* Visa determinar as condições técnicas, funcionais e de conservação, direcionando o plano de manutenção preventiva. * check list – estrutura, alvenaria, revestimentos, fissuras, rachaduras, trincas, esquadrias, paisagismo, telefonia, ar condicionado, portões automáticos, churrasqueiras, quadras, playgrounds, piscinas, sauna, sala de jogos, salão de festas, garagens, sistema de gás, porta corta-fogo, mangueiras e hidrantes, extintores, sprinklers, parte hidráulica, parte elétrica, iluminação, luz de emergência, sinalização, elevadores,
 
casa de máquinas, caixa d’agua, bombas, pára-raios, helipontos.
*Um verdadeiro raio x de toda a edificação, onde todos os problemas detectados são fotografados e entregue junto com o laudo de Inspeção.
* No caso de problemas, será indicado o grau de risco, a gravidade e a urgência ou não do reparo / solução.
 
ANÁLISE DE ÁGUA
* Análise microbiológica e físico-químicas, em conformidade com o Código Sanitário Estadual, visando atestar a qualidade e potabilidade da água em questão.
* Piscinas, reservatórios, cisterna, poços artesianos, caixas d’água, etc.
 
 
AUDIOMETRIA
* Exames para estabelecer a capacidade auditiva com relação a função e ao risco.
* Acuidade vocal.
 
PSICOLOGIA / PSICOTÉCNICOS
* Criamos esta área, visando dar suporte ao Depto Pessoal de sua Empresa / Administradora, assessorando-o na tarefa de Seleção e Recrutamento de Pessoal.
* Nossa intenção é oferecer avaliações e Testes Psicotécnicos dentro dos padrões aceitos na área de Recursos Humanos, dando consistência ao processo de escolha do candidato, tais como; Zelador, Porteiro, Faxineiro, Garagista, Ascensorista, Vigia, Serviços de Limpeza e Manutenção, etc.
 
MEDIÇÃO ÔHMICA
* Atendendo as exigências dos Órgãos Municipais e Estaduais do Corpo de Bombeiros.
* Vistoria e avaliação do aterramento do sistema de pára-raios, realizada por Engenheiro Elétrico habilitado.
 
NR 10 – INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
* Laudo de vistoria técnica feita por Engenheiro Elétrico habilitado, o qual examina a situação e a segurança nas instalações e equipamentos elétricos.
 
FICAM – FICHA DE INSCRIÇÃO DE CADASTRO DE MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA
* Para a implantação da FICAM é realizado toda a inspeção da edificação, onde se analisa; extintores, luz de emergência, alarmes e detectores, hidrantes, sinalizações, brigada, pára-raios, portas corta-fogo, rotas de fuga, elevadores, população fixa e flutuante, instalações elétricas, caldeiras, bombas, sistema de gás, etc.
 
AVS – AUTO DE VISTORIA DE SEGURANÇA
* Avalia se o Sistema de Segurança do imóvel está compatível com as Normas do Contru e Corpo de Bombeiros.
* Realizada por um Engenheiro de Segurança do trabalho, o qual analisa as estruturas, instalações elétricas, hidrantes, extintores, brigada de incêndio, alarmes, pára-raios, etc.
* Se tudo estiver de acordo, será emitido o Laudo / Atestado.
 
AVCB – AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS
* Documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, certificando que durante a edificação possui as condições de segurança contra incêndio, previstas pela legislação, estabelecendo um período para sua revalidação, o qual normalmente é válida por dois anos.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s