PLAGIO

CUIDADO COM O PLÁGIO DE WEBSITES E BLOGS:
A QUEM POSSA INTERESSAR:
Estes apropriadores de ideias alheias não levam em consideração que o plágio e a contrafação são crimes previstos pelo legislador e se encontram tipificados pelo artigo 184 do Código Penal.
Se o plágio for sem intuito de lucro, o “custo” penal será de três meses a um ano. Porém, se a violação de direito autoral guardar objetivo de …lucro direto ou indireto (prestígio não colimado pelo reles copiador), o “custo” penal implica em uma pena de dois a quatro anos.
Se perder a primariedade penal não comove os plagiadores e os contrafeitores, certamente a punição pecuniária os abalará.
Além de serem responsabilizados por danos morais, os plagiadores (ou o contrafeitores) terão que arcar com o pagamento de três publicações do artigo original (que foi plagiado ou contrafeito): uma em um jornal de grande circulação no domicílio da vítima do plágio e outra em um jornal de igualmente grande circulação no domicílio do plagiador (ou contrafeitor), esclarecendo que este último furtou o artigo de alguém. E isto custa muito dinheiro.
Será que os plagiadores estão atinando para o risco que correm em termo de honra, liberdade e dinheiro?

Anúncios

2 comentários sobre “PLAGIO

  1. meu caro, o meu caso veja por favor se seria plagio – contratei um webmaster, que fez o site para mim, em coautoria comigo, pois as ideis sempre viriam de mim, quando ele saiu ele entrou no meu servidor aonde estava hospedado, pois ele tinha a senha, baixou o site inteiro e revendeu ele a outra empresa que esta usando, depois que eu reclamei, ele mudou somente algumas cores mais o site ainda e o mesmo – isso seria plagio? o que podera ser feito contra a empresa, que sabia de tudo? e contra o webmaster, que tambem sabia de tudo, ate porque eu pedi para ele nao fazer isso quando ele saiu.?

    1. Entendo que, se o webmaster executou o site se valendo de seus conhecimentos técnicos, toda a estrutura virtual seria de sua autoria, embora em conjunto com suas idéias. O fato de ter utilizado suas idéias em outro site e obter vantagem pode sim caracterizar o plágio mas dependerá da devida comprovação de que as idéias eram suas e não parte integrante da elaboração do site. S estiver no RJ, procure a Delegacia de Crimes em Informática que melhor esclarecerá os fatos.
      Espero ter ajudado
      Abçs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s